já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Autárquicas: PS/Loulé já tem listas - I

habilidade política na lista candidata à câmara
Imagem: Os candidatos - Joaquim Vairinhos (CML) e Jamila Madeira (AML)
Finalmente, na madrugada passada, a Comissão Política do Partido Socialista de Loulé aprovou as suas listas. E, tanto quanto o twitter funcionou bem, não se pode dizer que a proposta do presidente da concelhia tenha sido recebida com grandes surpresas. Particularmente a lista da vereação onde, Victor Faria, o «estratega» da actividade da Comissão Política, não figura.

Como, aliás, igualmente não figura nas listas concorrentes a qualquer órgão municipal, pois o cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal será Jamila Madeira, a que se seguirá Hugo Nunes. Uma decisão que não terá sido fácil pois, tanto quanto à distância se percebeu, nenhum dos elementos propostos se sentiria atraído pela excelência do cargo. A lista concorrente à Câmara Municipal (aprovada por unanimidade e aclamação), como se sabe há muito, é encimada por Joaquim Vairinhos, a que se segue um independente que, nas últimas eleições concorreu contra o Partido Socialista na freguesia de Quarteira: João Felizardo.

Logo a seguir, uma nova surpresa: uma ilustre desconhecida da maioria: Fátima Coelho, ex-funcionária da câmara de Loulé, outra independente.

Em quarto lugar, finalmente, uma «não-surpresa»: João Martins, que já concorrera nas eleições anteriores e que, uma vez mais, apresenta uma dupla candidatura: à Câmara e à Assembleia de Freguesia de Almancil. Uma manobra que, certamente, não passará despercebida aos almancilenses.

Na quinta posição, vem Luís Oliveira, que traz consigo duas credenciais: ser jovem e ser filho do ainda presidente da Junta de Freguesia de São Clemente.

No sexto lugar surge Hortense Morgado, que sobe um lugar relativamente às anteriores eleições. É o que se pode considerar uma manobra estratégica e uma vitória contra a estrutura concelhia, que não tem apreciado muito o voluntarismo e audácia da candidata que, presentemente, é a «vereadora para as faltas», na oposição ao actual executivo municipal.

Na sétima posição, outra mulher: Neusa Gavaia, de Almancil, um elemento fiel da equipa de João Martins.

Em oitavo lugar figura Victor Ferro. É um apelo aos eleitores do barrocal, particularmente aos de Salir.

Fecha a lista dos candidatos efectivos Abílio Sousa, actual presidente da Junta de Freguesia do Ameixial.

A lista de suplentes ficou assim constituída: Isabel Andrade, Ricardo Tomás, Eleonora Correia (JS), Michael Viegas, e Rui, filho de Joaquim Vairinhos.

Ao contrário do que se ouvia dizer serem as intenções dos estrategas da estrutura concelhia, parece (ou é evidente) que, afinal, Joaquim Vairinhos fez valer a sua vontade; e a lista para a câmara reflecte o seu tacto de velha raposa política.

Ressalta, antes de mais, a forma como ficou livre de um «peso incómodo» que seria Victor Faria que, ontem mesmo, se demitiu, presumindo-se que pelo facto de não ter sido incluído nas listas a que se julgaria com direito.

Depois, entende-se que Vairinhos jogou forte nas freguesias mais populosas: Quarteira, São Clemente e Almancil.

Para Quarteira torna-se evidente que a estratégia passou por tentar juntar «sensibilidades»: meteu nas listas um elemento que pertenceu ao IUPQ (Felizardo), outro que pertenceu ao MIC, (o filho do seu amigo Filipe Viegas, Michael) e cativou, para segundo nome feminino, a coordenadora do secretariado (Hortense Morgado) sabendo que esta, mesmo fora do número de elegíveis, arrastará provavelmente o grosso do eleitorado socialista e, possivelmente, fará acalmar o próprio secretariado da Secção, que não se conforma com a forma como foi feita a designação do candidato à Junta.

É uma tentativa inteligente de tentar unir a «família socialista».

Para «segurar» Almancil, colocou entre os elegíveis o «dinossauro» almancilense João Martins, não o deixando sair da lista para a Assembleia de Freguesia, obstando assim a uma eventual derrota do delfim deste, que se irá perfilar em segundo lugar na lista da freguesia. Além disso, fez incluir uma já quase «histórica», apesar de ainda jovem almancilense: Neusa.

Jogando forte também na sua própria freguesia de origem, Vairinhos colocou, ainda em lugar elegível, o filho do actual presidente da Junta, obrigando este autarca «acomodado» a um «esforço suplementar» para captar eleitores.

Falta ver agora como o eleitorado louletano vai encarar o peso dos elementos de residentes em Quarteira/Vilamoura na estrutura proposta (o próprio Vairinhos, Felizardo, Fátima, Hortense, Ricardo, Eleonora e Michael).

54 comentários:

Anónimo disse...

É uma lista ganhadora e excelente para Quarteira.

Quarteirense Atento disse...

Uma boa lista com gente bem preparada . Vairinhos sim. Entre Jamila e Patinha Antão, voto em branco.

Anónimo disse...

Podia ser melhor... mas se o Vairinhos acha que o Felizardo pode ser o seu braço direito (medlhor que o dio Farias, é concerteza) então força!
Vamos a eles!

Artur disse...

Parece uma lista iquilibrada mas também não sei se essa Fátima é uma boa aquisição. Deve ter alguma qualidade se não o JV não a escolhia.
A ideia de meter a AQUC e o MIC no processo foi uma boa estratégia. Já meter a Hortense pareceu apenas uma forma de vingança contra Loulé pois nesse lugar ela não será eleita e é pena porque Quarteira merece gente capaz.

Anónimo disse...

A Jamila sabe alguma coisa de Loulé? Só se o pai lhe der umas lições em casa.
Nunca quis saber de Loulé para nada e sabe bem.
Não tem nada melhor lá na casa PS?

Anónimo disse...

Quem percebe muito de Loulé e se interessa muito pela terra é o PROF. Doutor Patinha Antão ! Abre os olhos anónimo não sejas sectário , ainda está a tempo de não estragar o voto .

Anónimo disse...

Escolhas muito apreciáveis, sim senhora. Bem visto isso de unir Quarteira e dar graxa a S.Clemente e Almancil

Anónimo disse...

deixa comparar:
Seruca vs Vairinhos - empate técnico
Graça vs Felizardo - vitória PSD
Teresa - Fátima - vitória PSD e Quarteira......
Estás lixado, Vairinhos!

Anónimo disse...

Boa JV,
Quem sabe , sabe!
És um mestre!
O Concelho precisa de ti e Quarteira ainda mais!

Anónimo disse...

Felicidades, Varinhos. Vai-te a eles!

Anónimo disse...

essa do empate técnico que aquele ali em cima arranjou é de gargalhada!
Demagogia!
Seruca é coerente e consciente.

Anónimo disse...

Vairinhos jogou bem.
Vamos ver se os louletanos percebem a jogada.

Mário disse...

Vairinhos vais preccisar mais do que ter há tua volta gente como o Ezequiel e o Izidoro.
Vai em frente, mas esquece que eles existem ou tás tramado.

Anónimo disse...

Se lhe chamassem Fátima Quirino já não seria uma ilustre desconhecida?

Artur Fialho Correia disse...

A lista do JV é bastante forte. O Joao Felizardo ... A lista do JV é bastante forte. O Joao Felizardo dispensa apresentações... é um filho da terra.
Pessoalmente acho a aquisição da Drª Fátima Coelho (previamente conhecida como Fátima Quirino), uma aquisição extremamente forte. Vejamos: é natural de Boliqueime (uma das freguesias de Loulé), onde é extremamente conhecida. Vive em Vilamoura e nos ultimos 30 anos viveu em Quarteira/Vilamoura. Em termos profissionais, pouca gente fez tanto pelo turismo no Concelho de Loulé como a Doutora, no tempo em que trabalhou na Camara de Loulé (como chefe de divisão). Prova disso é que foi convidada para coordenar o Plano Regional de Turismo do Algarve. Hoje ainda está na RTA.
Pode nao ser conhecida da população quarteirense... mas em termos de capacidade de trabalho nao vejo muita gente melhor.

Artur Fialho Correia disse...

Pessoalmente, fico muito contente em ver a Jamila como cabeça de Lista para a Assembleia Municipal. Está na altura de fazer da Assembleia Municipal um orgao de relevo.

Anónimo disse...

Uma lista bem jogada, com certeza. Dr. Seruca ainda vai a tempo de fazer alterações à sua proposta.
Não basta dar um carro à Teresa para ela se mostrar em Quarteira para que ela reuna capacidades.
Vamos ainda a tempo. Há aí uns quantos professores e técnicos capazes, Dr. Seruca!

Anónimo disse...

A Fátima Quirino? Também não sei quem é.

Anónimo disse...

Lembrei-me de uma coisa: porque não metem as fotografias dos candidatos?

Raul disse...

Força Vairinhos!
Os louletanos confiam nas tuas capacidades. Não precisas de Farias nem de Nunes. Arranja dois ou três amigos de confiança, faz o teu grupo de trabalho e vamos ganhar isto.
Chega de seruquismo!

Teu admirador Álvaro disse...

Tirando aí umas duas ou tres pessoas, parece uma boa lista, sobretudo a lista de efectivos. Já a lista de suplentes não digo o mesmo.
Percebo que meta o filho para não o poderem atacar onde o PSD mais gosta de o fazer: no seu passado familiar.
Até nisto o Vairinhos mostrou que sabe o que faz.
Já o filho do Filipe, sempre metido em negócios escuros, ou o filho do Ezequiel não se entende que utilidade ele pensa que lhe podem trazer. É para o acusarem de fazer uma lista de amigos?
Não bastou a má escolha do Ezequiel para Quarteira?
Acho que ainda vai a tempo pelo menos de tirar o moço que ganha a vida de espedientes.
Mas quem sou eu para dar conselhos?

Anónimo disse...

FORÇA VAIRINHOS! É UMA BOA LISTA.
VAMOS GANHAR

Quem te avisa teu amigo é disse...

O que diz o Teu Admirador Alvaro parece inteligente.
Se o Filipe fosse mesmo amigo do Vairinhos era ele mesmo que dizia ao filho que não aceitasse entrar na lista, ou que pedia ao Vairinhos que não o metesse lá.
Que propaganda vai ser para essa lista se o PSD se lembrar de denunciar à PJ as actividades do Michel?
Se em plena campanha, aparecer a PJ a investigar ou prender o rapaz e a irmã, não será um golpe duro nas pretenções do Vairinhos?
Eu no caso dele procurava resolver isso enquanto é tempo.

Anónimo disse...

A malta da PJ anda entretida com a lista de lisboa do PSD e a brincar com o gesso do respectivo pirata.

Anónimo disse...

Nao começem com acusaçoes parvas.
Se têm provas de alguma coisa, simplesmente apresentem provas... Nao mandem boatos baixos. Isto nao sao as eleições de uma Escola ou de Um Jardim Infantil.

Anónimo disse...

Este Mário é o divorciado e psicopata nunca devia entrar no blog, pois só serve para cortar e destruir as conversas de quem quer que seja.

Anónimo disse...

Vairinhos, as pessoas querem conhecer os candidatos. Onde estão as fotografias? Tens medo de os mostrar?

Anónimo disse...

Em relação a ALMANCIL!...
O candidato à Junta de Freguesia, Sr. João Martins é simultâneamente candidato a Vereador da Câmara Municipal de Loulé (4º lugar). Não devia este senhor ser mais objectivo e definir exactamente o que quer? É a Junta ou a Câmara? Ou esta estratégia é apenas para assegurar o melhor tacho?

Anónimo disse...

BOa Vairinhos!
Adeus Seruca

Anónimo disse...

Ninguem de Loulé em lugar elegivel,o 1º de Loulé só aparece em 5º lugar e é tao inexperiente e tão jovem e sem qualquer "cumrriculum", que só me faz pensar que o Vairinhos está mesmo fora da nossa REALIDADE!!! JÁ AGORA O FELIZARDO E A FATINHA NÃO SÃO DE QUARTEIRA, O 1º ELE E A FAMILIA SÃO DE ALBUFEIRA.
A 2ª, A FATINHA É DO PARRAGIL, "MONTANHEIRA"!!!!
Que grande DESGRAÇA, ASSIM NÃO TENS O MEU VOTO VAIRINHOS.

Com esta lista tão FRAQUINHA , MAS TÃO FRAQUINHA, o SERUCA quase nem precisa de fazer CAMPANHA. O Felizardo e a FATINHA, dois EX_TÈCNICOS da Câmara, tão fraquinhos que quando lá estiveram, não deixaram SUADADES a NINGUÉM!!!
Aqui se vê que o "regressado" Vairinhos cada vez está mais SOZINHO!!!

UM FUNCIONÁRIO DA CÂMARA

R P disse...

Também só achei aqui dois deslocados na lista: essa ex-funcionária da CML (que provas deu?) e o filho do Oliveira (que ideia essa!!!. Que trunfos mostra para ser vereador???? - ser filho do Oliveira?

Anónimo disse...

Oh Helder Martins... desde quando é que és "Um funcionario da Câmara"?

Carlos Silva disse...

As pessoas que não nasceram em Loulé ou em Quarteira são menos bons? Esse senhor anónimo menospresa as pessoas do campo? Se essa Fatinha é do Parragil é menos competente por isso? Deixem-se de comentários desse tipo, que em nada contribuem para a razão de ser deste blog

Anónimo disse...

Isto de apresentar uma lista com pessoas conhecedoras das necessidades do concelho e conhecimento das realidades de vários sectores da camara para além de terem instrução académica doi a muita gente. Sejamos justo o Vairinhos teve VISÃO mais uma vez tenho que reconhecer por isso contráriamente á minha côr politica vou votar VAIRINHOS.
ESPERO QUE RECONHEÇAM QUE A ÙNICA OPÇÃO QUE TEMOS PARA QUE LOULÈ VOLTE A SER FALADO E A TER PROTAGONISMO. SOU PSD MAS QUERO È O CRESCIMENTO E DINAMISMO DE QUARTEIRA E COM A LISTA DO VAIRINHOS SINTO QUE VAMOS RECUPERAR PARTE DO QUE PERDEMOS COM SERUCA.
PARABENS VAIRINHOS

Mário disse...

O problema não está em que as pessoas sejam ou não de Quarteira.
O problema está em querer enganar os quarteirenses dizendo que essa pessoas são de Quarteira.

NÃO É VERDADE!
A primeira pessoa da lista que é de Quarteira é a Hortense Morgado e essa aparece em 6º lugar, o que quer dizer que nem mesmo que o PS ganhassse ela NÃO SERÁ ELEITA.

NÃO CHEGA DE QUEREREM FAZEM OS QUARTEIRENSES DE PARVOS?
Vairinhos!!!!......... Assim não vamos lá.
É mais fácil apanhar uma mentira que um coxo.

Mário disse...

Aí para um palerma que disse que eu sou divorciado e nao sei que mais. Só se me vier a divorciar da irmã, da mãe ou de mulher dele. Porque até ao dia de hoje graças a Deus sou solteiro e.... não digo que seja bom rapaz.... mas não sou mau!
Beijinhos!!!!
ah ah ah

Anónimo disse...

Mairinho ..Mairinho... dizer mentiras faz mal á saúde, como você não está bom dos neurónios, sente-se ofendido e chama palerma aos outros, note que até hoje ainda não disse nada que se aproveitasse a bem da politica da terra e dos Quarteirenses. Por acaso tem alguma ideia para apresentar a bem deste povo? apresente-a se tem capacidades, senão dê lugar a outros que ainda dizem algo que se aproveite. Rodrigues disse...

Carlos Guilherme disse...

Os Seruquistas estão nervosos Nao vi ninguem mentir em relação à zona onde os candidatos da lista do PS mora. Factos sao factos... de tudo o que li o maximo que vi foi isto: Vairinhos vive em Quarteira (Na verdade vive em Vilamoura, mas vejo grande diferença.. a freguesia é a mesma) Joao Felizardo é filho da terra. Li por aí que nasceu em Albufeira. E se tiver nascido? Eu nasci no Hospital de Faro, como diz o meu B.I (Freguesia da Sé). Isso faz de mim menos quarteirense? Moro cá desde que saí do hospital. Foi meu professor na Laura Ayres e creio que tem imenso orgulho em cá estar. Da Fátima Coelho apenas sei o que foi dito aqui: vive em Vilamoura. E está na zona de Quarteira há 30 anos (deve ser verdade visto, se for quem eu penso, eu sido colega do filho dela na escola). Deve ser porque gosta de cá morar. Ou será por masuquismo?? Se querem arranjar desculpas para nao votar no Vairinhos, arranjem outras desculpas... ELES SENTEM A NOSSA TERRA!! Deixemo-nos de comentários mesquinhos. Todos eles adoptaram a nossa linda cidade como local de eleição. São Quarteirenses.. quer os Seruquistas queiram, quer nao!! Força Vairinhos, vamos relançar o concelho de Loulé!

Anónimo disse...

Viva Salir.
Viva o Barranco do Velho.
Viva SERUCA.

Anónimo disse...

Seruca 0 - Vairinhos 2

Anónimo disse...

Parece a lista para a camara de quarteira...
com pessoas que nem sabem gerir a sua propria casa, quanto mais uma camara...estamos cada vez pior...talvez emigrar seja a solução.
Vejam bem quem é esta canalha!procurem saber quem são estes homens e mulheres no seu dia a dia, são pessoas sem valores, sem etica, sem vergonha,são nada...

Anónimo disse...

Essas pessoas sentem tanto a NOSSA TERRA, que qua... Essas pessoas sentem tanto a NOSSA TERRA, que quando estiveram na CÂMARA DURANTE OS 12 ANOS de mandantoS SOCIALISTAS, ( VAIRINHOS E ALEIXO),que não ficou nada para fazer em QUARTEIRA,FIZERAM TUDO, TUDO, TUDO !!!!!! Chega de PASSADO, apostem em pessoas novas e dinamicas!!! Esses, VAIRINHOS, FELIZARDOS E FATINHAS, SÃO O PASSADO!!!!! ABRAM OS OLHOS QUARTEIRENSES NÃO SE DEIXEM ENGANAR!!! Já chega de MONTANHEIROS a MANDAR em NÓS!!!

Anónimo disse...

É uma lista ganhadora. Podia ser melhor, com certeza, mas se levasse o tal Faria era bem pior.
Mas há que trabalhar.

Ruth disse...

FATINHA????????
Essa que trabalhava cá na CML e fi para a RTA???????
Que interesse tem e que vê o Vairinhos em tal pessoa? Simpatias por cá não deixou......
O que vale é que, como nao vai ganhar, isso não interessa nada.

Anónimo disse...

Jamila é uma promessa de futuro. Gostaria de a ver em primeiro ou segundo lugar da lista para a Câmara.

Sebas disse...

Respondendo a um anónimo ali em cima que pergunta se os louletanos percebem a jogada.
Eu percebo e não gosto. A maior parte das pessoas são de Quarteira. Ele pensa que porque mora em Vilamoura vai ter os votos de Quarteira? Ainda por cima com um candidato que já perdeu duas vezes!
Vairinhos, os louletanos não vao gostar aque os mandes para trás!

O.B. disse...

O Vairinhos é que sabe..... mas o felizardo como vice-presidente da câmara parece-me um tiro nos pés.

Euzinho disse...

Vairinhos, aconselho-te a estar atento.... O Faria tem discípulos em Loulé e Quarteira.
Não deixes que te sabotem o caminho.

Anónimo disse...

Vairinhos, essa do João Martins com uma dupla candidatura é um tiro nos pés.
As pessoas não são parvas!

Anónimo disse...

A LISTA DO PS NÂO PODERIA SER MELHORE AO CONTRARIO QUE UM FULANO FALA DO PROF FELIZARDO É UMA EXCELENTE PESSOA E SEI QUE VAI FAZER MUINTO POR QUARTEIRA ,PSD NÂO SEJAM MÁS LINGUAS, ESPEREM DEPOIS LOGO FALAM QUANDO PERDEREM SILVA

Ricardo Costa disse...

Vamos a factos:
No tempo do Vairinhos, o Concelho de Loulé era o centro do Algarve. Tudo acontecia em Loulé.
No tempo do Seruca, perdemos o autodromo, perdemos actividades turisticas de relevo.
Perdemos relevância!!!!
Loulé já nao é o centro do Algarve.
Tudo acontece em Portimão.
É mentira isto?? Isto é mentira??
Custa... mas é verdade.
Será possivel que nao vejam o que está à frente dos olhos? Será que o Laranja cega assim tanto??
É que, acreditem ou nao, tambem eu sou Laranja.
Ricardo Costa (Post 1 de 3)

Ricardo Costa disse...

Rotundas... foi tudo o que o Seruca fez nestes ultimos 8 anos.
Entretanto até surgiu uma grande "inovação". A Rotunda "Cemitério".
Para os mais distraidos, encontra-se entre Vilamoura e Quarteira, perto do Estádio do Quarteirense. Se a virem, percebem o que digo.
Curiosamente aparece um Cartaz publicitario do Seruca "igual a ele mesmo" Emidio lá.
Será um presságio para uma derrota?
Entretanto a umas meras semanas das eleiçoes, resolve reparar os esgotos. Resolve fazer obras à pressa.
Ricardo Costa (Post 2 de 3)

Ricardo Costa disse...

O Vairinhos é bom naquilo que faz. Naquilo que sabe fazer - liderar, coordenar e agir.
O Seruca Emidio também é bom na sua vocação.
O problema é o Seruca tentar mudar a sua vocação.
Precisamos de bons médicos.
Precisamos de bons Presidentes de Câmara.
O unico merito que o Seruca tem enquanto Presidente de Camara, é que passa despercebido. É low profile. Mas será que nao agir é bom para o concelho no Longo-Prazo?
Reflitam...
O Passado, presente e futuro?
Se continuarmos assim, o Futuro será pior que o Presente.
Continuaremos a perder protagonismo.
Se para melhorar o Futuro precisamos de figuras que no Passado melhoraram o nosso Futuro, entao assim seja!!
Regressemos ao passado... em que Loulé progredia!!
Ricardo Costa (Post 3 de 3)

EU IDENTIFICO-ME, não me escondo atrás de anonimatos que só sabem criticar e ofender!!

Quarteirense Atento disse...

João Felizardo é natural e residente em Quarteira, frequentou a escola primária em Quarteira e é filho de quarteirenses e mesmo que não fosse era o melhor elemento para o lugar que ocupa na lista de Joaquim Vairinhos pelas suas elevadas qualidades profissionais e pessoais e também muito considerado em Loulé, incomoaravelmente superior ao elemento de quarteira (uma senhora) que Seruca escolheu para o terceiro lugar da sua lista. Melhor para os quarteirenses o Vairinhos não podia escolher, por isso os quarteirenses não podem perder esta oportunidade de ter um quarteirense, João Felizardo, como Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loulé, o que nunca aconteceu.