já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A catapllana do Allgarve ou...

como lançar a confusão sobre a cozinha tradicional
A cataplana vai ser a estrela do festival gastronómico «Cataplana Experience», uma invenção do prograna «Allgarve» e que se integra num «subprograma» denominado «Allgarve Gourmet».

Como oportunamente referimos, esta «experience» irá realizar-se de 2 a 6 de Setembro, na Marina de Vilamoura etm, como co-respon-sável (evidentemente!) a Câmara de Loulé.

Um «chef» do restaurante La Terraza no Casino de Madrid, será a atracção-mor no primeiro dia do festival, para fazer demonstrações de «show cooking» de cataplana e participar num curso de culinária.

Depois estarão outros «chefs» (esta triste mania de substituirmos as palavras portuguesas por termos importados, cheira a provincianis-mo bacoco, não cheira? – Então, dizíamos nós que outros mestres cozinheiros virão a Vilamoura mostrar as suas habilidades:Albano Lourenço, Augusto Gemelli, Bertilio Gomes, Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Leonel Pereira, Nuno Diniz e René Sandoval, que irão protagonizar outras sessões de… «show cooking» e cursos de culinária.

Como já tínhamos anunciado em 4 de Maio passado, anuncia-se que os «chefs» - digo: cozinheiros - apresentarão cataplanas de frutos, cataplanas de champignons (cogumelos, não?), cataplanas de legumes, cataplanas de sobremesa e cataplanas do que lhes der na bolha - cujas receitas, são recolhidas em livro, a ser lançado no decurso do evento em Vilamoura.

Às vezes temos dificuldade em entender a mentalidade dos nossos políticos! Quando pensaríamos que uma das formas de promover o turismo algarvio seria fazer uma divulgação digna da culinária local e tradicional, eles vêm lançar a confusão, promovendo formas de descaracterização da cozinha regional.

Já estamos a ver, no futuro, quando na ementa de um restaurante algarvio se ofereça aos seus clientes «cataplana (p. 2 px)», o cliente a perguntar ao empregado de mesa:

«Escute: é uma cataplana de crocodilo com ananás, cataplana de maçã e couve, ou cataplana de chocolate com baunilha?»

Podemos estar a ver mal. Podemos ter uma visão retrógrada ou uma fraca ambição. Mas não nos parece que seja inventando - «comidas» novas, porque cozinhadas na tradicional cataplana, se esteja a promover a culinária e os valores tradicionais da região.

Nisto de comidas e identidade local, deixem-nos ser conservadores, por favor.

Sem comentários: