Como oportunamente referimos, esta «experience» irá realizar-se de 2 a 6 de Setembro, na Marina de Vilamoura etm, como co-respon-sável (evidentemente!) a Câmara de Loulé.
Um «chef» do restaurante La Terraza no Casino de Madrid, será a atracção-mor no primeiro dia do festival, para fazer demonstrações de «show cooking» de cataplana e participar num curso de culinária.
Depois estarão outros «chefs» (esta triste mania de substituirmos as palavras portuguesas por termos importados, cheira a provincianis-mo bacoco, não cheira? – Então, dizíamos nós que outros mestres cozinheiros virão a Vilamoura mostrar as suas habilidades:Albano Lourenço, Augusto Gemelli, Bertilio Gomes, Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Leonel Pereira, Nuno Diniz e René Sandoval, que irão protagonizar outras sessões de… «show cooking» e cursos de culinária.
Como já tínhamos anunciado em 4 de Maio passado, anuncia-se que os «chefs» - digo: cozinheiros - apresentarão cataplanas de frutos, cataplanas de champignons (cogumelos, não?), cataplanas de legumes, cataplanas de sobremesa e cataplanas do que lhes der na bolha - cujas receitas, são recolhidas em livro, a ser lançado no decurso do evento em Vilamoura.
Às vezes temos dificuldade em entender a mentalidade dos nossos políticos! Quando pensaríamos que uma das formas de promover o turismo algarvio seria fazer uma divulgação digna da culinária local e tradicional, eles vêm lançar a confusão, promovendo formas de descaracterização da cozinha regional.
Já estamos a ver, no futuro, quando na ementa de um restaurante algarvio se ofereça aos seus clientes «cataplana (p. 2 px)», o cliente a perguntar ao empregado de mesa:
«Escute: é uma cataplana de crocodilo com ananás, cataplana de maçã e couve, ou cataplana de chocolate com baunilha?»
Podemos estar a ver mal. Podemos ter uma visão retrógrada ou uma fraca ambição. Mas não nos parece que seja inventando - «comidas» novas, porque cozinhadas na tradicional cataplana, se esteja a promover a culinária e os valores tradicionais da região.
Nisto de comidas e identidade local, deixem-nos ser conservadores, por favor.
Sem comentários:
Enviar um comentário