já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Requalificar é agir; não basta falar

câmara de albufeira requalificou ribª. de quarteira
Imagem: Ribeira de Quarteira - Zona requalificada pela câmara de Albufeira
No passado Sábado, a Câmara de Albufeira organizou uma visita à ribeira de Quarteira e várzea de Paderne, para apresentar oficialmente a obra de requalificação daquela área, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos.

Com o «Projecto de valorização da ribeira de Quarteira e várzea de Paderne», a autarquia albufeirense tratou da limpeza da ribeira, e conseguiu a recuperação dos açudes, a reabilitação do património ecológico e a execução de um percurso pedonal e ciclável.

Com essa “limpeza, desobstrução e reperfilamento do leito e margens da levada e ribeira", tornou-se possível proceder ao escoamento seguro dos caudais da ribeira, conseguindo-se a requalificação ecológica de 3 troços da ribeira de Quarteira e procedeu-se à construção de um sistema de rega, para que os habitats originalmente existentes nas margens deste curso de água pudessem reaparecer. Foram, assim, criados três percursos da Natureza, ao longo da ribeira, tendo como pontos de partida e chegada, o futuro Centro de Interpretação Ambiental de Paderne. Imagem: Foz do Almargem – não há nada a fazer aqui?
Mesmo quando se manifesta algum fundamentalismo ecologista, a protecção da natureza, do ambiente e dos equilíbrios ecológicos deve ser uma preocupação dominante dos tempos que correm. Os trabalhos efectuados na ribeira de Quarteira são a todos os títulos, louváveis.

Uma pergunta (quase) inocente: e, por cá, quando se leva a sério a recuperação do Almargem? Não é tempo de meter mãos à obra, a sério?

12 comentários:

Zé da Moca disse...

Asim se pode ver a diferença de qualidade entre o Seruca e o Desidério !
O que foi feito do lado de Loulé para requalificar a ribeira ? NADA

Na entrada da marina a ribeira está uma vergonha cheia de lixo ! Quarteira não pode servir só para o Seruquinha vir buscar os milhões para fazer parques de estacionamento em Loulé !

Precisamos de um novo actor !

Sérgio disse...

Finalmente, temos o Zé da Moca em vez do "Anónimo" habitual...
Mesmo com a mesma atitude de sempre: só vê para um lado.
Zarolho, como "outros" da... estrutura?
Quem é responsável pela limpeza da ribeira no percurso que atravessa Vilamoura? A inframoura, presumo... Não!
É a Administração Hidrográfica do Algarve, dirigida por um "camarada" seu!!!!!
Às vezes era melhor a gente não se meter nestas coisas...
Pronto, pronto, deixe lá isso: ataque lá o Seruca e veja se ainda é possível convencer alguém de que... o Vairinhos é melhor que ele... (melhor actor... lá isso deve ser. O Seruca é mais natural. Ele mesmo diz que é igual a si mesmo!)

Kopiador disse...

A limpeza e desobstrução das linhas de água é da responsabilidade dos proprietários das respectivas margens, fora dos aglomerados urbanos, e da responsabilidade dos municípos nas áreas urbanas.

As acções de limpeza deverão ter lugar preferencialmente entre os meses de Julho e Setembro, devendo os proprietários informar a ARH do Algarve da sua intenção

Zé da Moca disse...

Então á Camara só compete dar medalhas de ouro ao Pinho e arranjar negócios com o Judice para fazer o IKEA e o hotel no fundo da mina do sal ?
Em Albufeira a camara pode organizar as margens da ribeira em vilamoura isto é africa , já o Seruca não pode fazer nada como com todas as coisas que respeitam a Quarteira ?
Abre os olhos Sergio , o que conta é que resolve os problemas ás pessoas e não a cor partidária !

Anónimo disse...

Rodrigues disse...
Analizando bem tal situação é de dizer que na boa verdade esta Camara que devia bem servir o nosso concelho e um dos trabalhos importantes seria a limpeza da Ribeira desde a nascente a sua vazante, porque na verdade quem leva com toda a porcaria lixos e outros residios sólidos somos nós onde a mesma desagua.
Quanto á Lagoa do Almargem, aquilo pertence na sua totalidade ao presidente do Naval da Figueira da Foz. Ele é que devia mandar limpar e não com o nosso dinheiro.

CRF disse...

Há por aí uns dois anos que não vou para os lados da ribeira da Quarta,presumo que o mato deve de estar mais denso e os caminhos mais intransitáveis do que da última vez, o que é uma pena,visto que há por ali uns açudes de águas límpidas para dar uns mergulhos e umas belas sombras.Para quem não conhece a zona aconselho o passeio e faço votos paras que os senhores da Câmara também lá vão dar uma volta.
Quanto ao Almargem é uma tristeza ver a degradação a que chegou o rio que teve as enguias mais saborosas do Algarve e cujas águas antes de desaguarem no rio accionavam as mós dos dois moinhos(ainda existentes e em ruínas)que moeram muito milho para os dias de inverno e mataram muita fome quando não se podia ir ao mar.Quarteira que se prepare porque o pessoal do betão já anda a rondar o Almargem,(para ser mais exacto a cercar)e não estou a ver essa gente a investir milhões só para pôr umas redes metálicas ali à volta.

Anónimo disse...

Caro Lourenço,

Outro pertinente post como já nos habitou-o. Não só o Almargem não é cuidado como deve de ser, como também agora está a ser perigosamente cercado pela especulação imobiliária. Andei por lá a tirar lindas fotos ao nascer do sol. Alguém deveria interrogar o sr. Emídio sobre o que ele tem projectado para essa zona. Não me parece coisa boa. Mas também não é nada que me surpreenda do "bom" homem.
Um grande abraço.
João Martins

Anónimo disse...

O parque de campismo de Quarteira vai sair dali para que possam construir uns quantos blocos.
Portanto o lado poente da ribeira do Almargem já está destinada.
Do lado nascente vao nascer campos de golfe, hotel e moradias.
A Fonte-Santa já está abandonada há muitos anos. poderia ser um sitio recuperado e um cartão de visita de Quarteira.
A fonte grande de Alte não foi recuperada e agora é um postal ilustrado dessa aldeia?
ENTÃO? oque é que esperam para terem boas ideias para Quarteira?

José Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Carlos disse...

Meu caro João Martins:

Infelizmente, acabo de lhe dar a resposta no post que inseri há momentos "mais um crime ambiental...".
Ao que parece, o "bom homem" tinha o segredo bem guardado...

A pergunta que se põe é: PORQUÊ ?

Um abraço

J.C.S.

Quarteirense Atento disse...

Mas será que alguém ainda acredita que a Câmara de Loulé está interessada na requalificação e uma de uma nova filosofia urbanistica sem recurso ao aumento do betão???... O que lhes interessa é a construção de cada vez vez mais blocos, com o maior número de fogos (estrada da Fonte Santa, Almargem, Cavalo Preto), o que significa mais receita para os cofres da Câmara para ser aplicada em obras de grandes montantes na cidade de Loulé. O resto, o que se faz em Quarteira, é "fogo de vista" (rotundas, pequenos arranjos de algumas ruas) para engodar os parolos de Quarteira. ASSIM NÃO DR. BATÃO

Anónimo disse...

VAI TIM BORA DOUTOR BATÂO EVITAS QUE A MALTA TE META NA RUA È O MELHOR SERVIÇO QUE PRESTAS AO TEU CONCELHO E Á TUA MENINA QUERIDA "CIDADE DE LOULÈ"