já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cavaco promulgou avaliação de professores

e agora? vamos a outra manifestação?
Imagem: "Avaliação dos professores" - publicado em www.expresso.pt
O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou hoje o diploma que estabelece a manutenção do regime simplificado da avaliação de desempenho dos professores no próximo ano lectivo. O diploma já seguiu para publicação em Diário da República e começará a produzir efeitos a partir de Setembro.

O Governo anunciara, em 16 de Julho e o Conselho de Ministros aprovou em 23 de Julho, a prorrogação do regime simplificado da avaliação docente em moldes idênticos ao aplicado no ano lectivo que findou, pelo que os professores serão avaliados tendo em conta a assiduidade, formação contínua, cumprimento do serviço distribuído e participação nas actividades e projectos da escola.

A observação de aulas, para avaliação da componente cientifico-pedagógica, continuará a ser facultativa, excepto no caso dos docentes que queiram aceder às classificações mais elevadas - "muito bom" e "excelente".

Os resultados escolares dos alunos vão continuar fora da avaliação.

Como se sabe, a manutenção do regime simplificado de avaliação de desempenho mereceu duras críticas dos sindicatos de professores, bem como de toda a oposição parlamentar.

22 comentários:

PT - S. Cacém disse...

... vai!!! Mais greves e manifestações e ninguém ganha nada com isso. Alguns professores até pensarão que as férias já estão estragadas.

Anónimo disse...

Acho bem.
Qualquer que seja o governo que saia das próximas eleições não existirá alterações significativas na política educativa seguida neste mandato de José Sócrates. Por duas razões essenciais:
1. era insustentável manter a anterior política focalizada nos interesses sindicais instalados:
2. Porque a implementação da generalidade das medidas introduzidas trazem uma melhor escola pública o que é do interesse dos alunos, pais, sociedade em geral e dos professores!

Cáustico disse...

Então o PR (PSD) não é amiguinho dos professores? que desconsolo ...e eu a pensar que a Manuela F. Leite tinha convencido os professores a dar-lhe a maioria!!!

Fernanda Nobre disse...

O Presidente da República é mais um a trabalhar para ficar sem emprego nas próximas eleições presidenciais: Erra sempre e está sempre cheio de dúvidas.

Pt. de Lima disse...

Enquanto o PS fala de tretas, o PR Cavaco ataca e dá o jeito ao PS dando uma porrada nos profes. Abre assim caminho a MFLeite que caso ganhe as eleições pode mostrar o seu ar simpatico revogando ou alterando o regime

Anónimo disse...

Não percebi a colagem que faz do PSD com o PR!!!!!!!!!
E a Manuela F. Leite vai ser a ministra da educação do 1º Sócrates???
Que já tudo é possível,não há dúvidas!!!

??? disse...

Então o modelo simplificado é pior que o "complicado"???
Cada vez percebemos menos destas avaliações.

Rute disse...

Não sei para que é que precisamos de um presidente da republica. Só para gastar dinheiro e andar com umas birras "a la açores" com o governo? bah.

Anónimo disse...

Não se pense que Cavaco Silva promulgou o diploma da avalição de ânimo leve, ele só o fez porque está convencido que o seu partido - o PSD - vai ser governo, e então melhor será que esta lei já esteja em vigor pelo governo anterior do que ter o PSD o ónus de aplicar outra avaliação. É que o PSD diz-se em muitas coisas em desacordo com aquilo que o governo PS tem feito mas lá no fundo, bate palmas para tal se faça porque assim a má imagem fica com o PS e eles, se fossem governo, já tinham o trabalhinho adiantado.... Ainda há quem pense, quando os ouve estar em desacordo, que isso corresponde à verdade, é só falsidade...

Júlio Mendinhos

Anónimo disse...

Ainda bem que há quem seja pela meritocracia e rejeite o "deixa andar" que temos tido. Saudacoes

Anónimo disse...

Promulgação de uma lei assassina... e mais nada!
Raios os partam!

José Felício disse...

Reparem como é «justa» a avaliação: na minha escola um colega de matemática obteve média de 9 na avaliação, mas por causa da cota estabelecida para o seu Departamento, ficou com a menção de BOM. Na mesma escola, um colega de Educação Física obteve a média de 8 e ficou com MUITO BOM!!! Muito «digna» esta avaliação absurda, inventada pelos xuxas

Anónimo disse...

Eu como vossa amiga sempre disse que era bom serem avaliados pois já ficaria o serviço mais adiantado para no caso do PPD/PSD ser Governo! E agora que lutas vão empreender Senhores Professores? Acabaram as borgas ou vão continuar? Devo lembrar que saíram a ganhar pois continuam com os 4 meses de férias e vão ganhar muito mais devido as escalões terem sido reduzidos, em termo de anos para progressão. SORTUDOS, SAEM SEMPRE A GANHAR!!!!! Oxalá vos ponham a trabalhar mais para justificarem os elevados vencimentos que auferem pois para malandrice já chega.

MARTA

Anónimo disse...

Será que ainda havia dúvida? Estou satisfeito que tenha tomado esta decisão. Espero que "encarrilemos" na exigência e quem não quiser...Mude.

Um pai muito chateado

Anónimo disse...

Então o PR (PSD) não é amiguinho dos professores, que desconsolo ...e eu a pensar que a Manuela F. Leite tinha convencido as professores a dar-lhe a maioria?

A. Almeida (Soure) disse...

Lá teve o sr. PR , o maior representante da Oposição a Sócrates, de engulir uns sapitos. É uma chatice, mas QUEM Governa e para tal foi mandatado pelo povo Português, não foi propriamente o sr. prof. Cavaco...por muita vontade que tivesse por objectiva incompetência dos seus amigos do PSD na AR de o fazer!

Justo disse...

A partir de hoje teremos uma escola mais eficiente e responsável e acima de tudo mais selectiva na questão de educadores.Num estudo em que tive a oportunidade de participar constatei que a escola Portuguesa sobretudo a nível secundário encontra-se num estado lastimável, não pela falta de meios materiais, os quais o ministério disponibiliza a quase 200%, mas a nível humano e sobretudo em pessoas capazes e vocacionadas para o ensino.Na sua grande maioria os pseudo-professores vinham de cursos superiores onde por terem uma nota baixa ou falta de capacidade e ainda por facilitismo decidiram envergar pela carreira docente pelo atractivo monetário,o conforto e desgaste físico e mental muito suave em relação por exemplo a um empregado bancário.Uns malandros.

Finalmente! disse...

Se o PSD for governo teremos 2 novidades: 1. O Sistema de Avaliação de Desempenho será rasgado; 2. Será criado o Sistema de Aquilatação de Desempenho. Esqueci-me de outra novidade: o gesso será promovido como o material mais utilizado para a concessão de atestados médicos para os professores e todos os funcionários do Estado em geral (incluindo os deputados)!

M. F. disse...

Concordo que é preciso mais do que esta versão simplificada, o que não implica, necessariamente, mais papel. Compete a cada um envolver-se no processo de avaliação com a seriedade que entender. Ex: na versão anterior, copiavam-se relatórios, na actual, descarregam-se ficheiros de blogs, não é? Todavia, duvido que essa tendência se mantenha. Além disso, há outros factores: aulas observadas.Pois...apesar de tanta contestação parece que a maioria do pessoal, quando chegou a hora, também quis ser excelente ou m.bom..Até foi giro de ver que os 1ºs a contestar , foram os 1ºs a pedir aulas observadas e até a interpor recurso (na minha escola aconteceu...a vida tem destas coisas). Repito que, em parte, concordo consigo, mas penso que tenderemos para um sistema mais rigoroso e exigente.
M.F.

Assim também eu disse...

este Cavaco sabe la toda! promulga a lei com os profs de ferias! assim nao ha manifs!! será que o Sindicato vai fazer uma manif contra o cavaco em Albufeira ou VilaMoura?? a ministra, se fosse cavaquista começaçava o inicio do ano escolar em 8 de Outubro! como antigamente! Assim esses profs ficavam no Algarve e nem iam votar na oposição! Se o socrates fosse tb cavaquista... ganhava as eleiçoes de caras!!

Anónimo disse...

a melhor sugestão é por o Presidente Seruca a gerir essa area que os problemas acabam-se...a gestão do senhor presidente é o tempo encarregasse de resolver e o tempo passa e nada se resolve.

Anónimo disse...

...que fixe...aprovou o simplex...deve ser para não haver um vazio legislativo...continuamos a fazer de conta que...qualquer cousa...menos nada...valham-nos os senhores directores para fazer cumprir os bons costumes da Maria...bem pagos, claro está...e é para quem gosta...senão...olho da rua...Viva a República do sim senhor dr. com os meus impostos...é preciso ter lata!! "continuainde k'eu cá goste..."