já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O mar conquistou a arriba

maria luísa – a praia que o mundo ficou a conhecer
Imagem: Os bombeiros tentam encontrar corpos de vítimas, enquanto a maré sobe
Pelos piores motivos, a praia Maria Luísa transformou-se hoje no centro do mundo noticioso, com o deslizamento de uma falésia, o que acabou por matar cinco pessoas, deixando três feridos, dois dos quais, em estado grave.

Por isso, foi ali que afluíram os políticos todos: o Presidente da República, que estava perto, foi o primeiro.

Depois chegaram os outros: Sócrates, o governador civil, o presidente da câmara de Albufeira e as respectivas cortes.

Ainda haveriam de chegar o ministro do Ambiente, que deveria mergulhar hoje a ajudar na recolha de umas redes perdidas no fundo do mar, a ministra da Educação, que ia fazer «charme» com o Plano Tecnológico. O ministro da Administração Interna também foi ao local, um pouco mais tarde.

Infelizmente, a presença de tantas altas individualidades não pode restituir as vidas que a derrocada levou.

Os actos oficiais em Albufeira, onde se previa a presença do primei-ro ministro e da ministra da educação, foram adiados sine-die.

O mesmo aconteceu com o comício do BE marcado para Albufeira.

28 comentários:

Anónimo disse...

Caro Lourenço,

A Associação Almargem explica bem os motivos do "acidente". A ver a notícia do Observatório do Algarve. Não é negligência. É uma espécie de crime público sem culpado. E chamo-lhe crime público porque ao abrigo da lei se continua a construir em cima das arribas.

Cumprimentos e boa continuação do excelente trabalho que o Calçadão está a fazer.

João Martins

Anónimo disse...

Primeiro que tudo as minhas sinceras condolências aos familiares e amigos das vitimas. Por natureza sou um pessoa optimista, mas há que ser realista. A questão não está só em que estava instalado junto à arriba. A principal questão e esse é um dever para a segurança dos veraneantes, ter o local vedado, precisamente por perigo de derrocada. E as crianças que passar por lá na brincadeira (já saberão ler o letreiro?); e os veraneantes que se passeiam na praia? Terão esses também obrigação de olhar para todas as rochas para ver se há algum letreiro? Era importante estes locais estarem vedados, se houver efectivamente perigo de derrocada, por todas as razões de segurança.

Zé d'Almargem disse...

O vice-presidente da Quercus defendeu o lançamento de um inquérito para apurar "quem e porquê" autorizou o acesso dos banhistas à praia Maria Luísa, Albufeira, onde a derrocada causou esta desgraça.

FAU disse...

O mal é dos mentcaptos que ainda vão para o algarve sustentar alarves.

Miúda disse...

Sefossemos governados pela Quercus estaríamos pior do que com o Pinócrates!

Anónimo disse...

E se os gajos da Quercos fossem para a pata que os pôs?

Diabo-a-rir, Inferno (Portugal)

S. Sampayo - Cascais disse...

QUERCUS e outras associações, que são autenticos opturnistas de tragédias e afins, são de facto instituações que bem precisamos de saber quanto custam ao cidadão, só babuseiras sem nexo. que já não existe paciência para esta gentalha toda. Quando o momento é de consternação , aparecem estes sábios de chinelos, com demagogias baratas. Porque é que não dizem que foi o º Ministro que estava a empurrar a rocha. Haja paciência para esta gentalha toda. Aos familiares De quantos faleceram apresento as minhas condolências, e aos que estão internados que possam recuperar com o minímo de sequelas.

MA disse...

AQuercus deveria era opinar quando no início do Verão se fazem cortes nas bases das falésias como é frequente na Praia da Falésia. Ou então chamar à atenção dos concessionários que assistem impávidos e serenos ao estragar das falésias por parte dos pseudo-turistas que as sobem( mesmo com avisos de perigo) para as destruir ou escreverem os seus nomes. Nestas praias o que interessa é haver espaço para pôr mais umas cadeiras e se venderem mais uns gelados e não preservar! é preciso é destruir, destruir e destruir para que num mês toda a natureza e tudo o que efectivamente é bonito não exista. As pessoas são ignorantes e têm que ser chamadas á atenção. No Algarve no mês de Agosto tudo vale e a a destruição é bem evidente. São as pessoas que têm de tomar cuidado e os vigilantes e as autoridades devem actuar e não assistirem impávidas e serenas. Quanta gente deveria ser multada no Algarve com o estacionamento em anárquico junto ás praias? Porque é que as pessoas se acham no direito de levar o carro junto à praia, impedindo muitas vezes a passagem de peões incluindo crianças danificando até a passagem para peões como acontece na Praia da Falésia em Albufeira? Quem é multado? Ninguém!

Anónimo disse...

se interditassem o acesso a algum lugar eram ditadores, a democracia não funcionava e outras coisas mais. é preciso ter paciência e não atirar sempre a responsabilidade das coisas más que acontecem para os outros. viva portugal

Carlos C. disse...

MAS QUEM É QUE INTERDITA UMA PRAIA NO ALGARVE No dia seguinte se for contratado é despedido se for funcionário tem uma classificação negativa no fim do ano, e vai para a mobilidade, e alguem que ordena de boca ou por papelinho amarelo auto-colante que fica aberta. A nossa administração pública é assim, os pareceres dos técnicos só servem quando são a favor. Mas é do que as pesoas gostam. se dizem não aqui d'El rei que são incompetentes e não fazem nada.

Anónimo disse...

Sei lá! Tem que ser responsabilizado quem não interditou a praia!Prisão imediata!

Anónimo disse...

Cá estão os gajos da Quercus para "aparecer". deviam ter aparecido antes e relembrar às pessoas o perigo.

Anónimo disse...

Na Nazaré "optou-se pela interdição", ou nem tanto - construiu-se uma cerca de madeira para delimitar a zona de risco de derrocadas. Mas basta lá passar para ver que ainda há muito boa gente que se mete deitada a apanhar sol por trás da cerca. É uma irresponsabilidade tamanha, e uma estupidez a toda a prova, mas não são uma nem duas pessoas que a fazem...

Rui Miguel

A. Nunes disse...

Aquelas praias têm todas sinalização indicando para o perigo de derrocadas em diversos sítios. Aliás, basta olhar para aquelas arribas de arenito para ver que não inspiram nenhuma confiança! E o que é que muita gentinha faz? Vai-se meter mesmo encostadinha à arriba! Depois admiram-se que aconteçam desastres destes! Se as autoridades encerracem a praia apareciam logo umas centenas de populares na televisão a fazerem barulho e a dizer que a praia era perfeitamente segura e que desde que eram pequeninos que ali iam e nunca aconteceu nada!

Sardoal disse...

Já fui a praias com aquelas características. Até com vestígios de desabamentos anteriores, e só de olhar para a composição arenosa da arriba para mim foi desencorajador o suficiente para não ficar perto da mesma. Quem já foi ao Meco sabe bem do que falo. Foi um incidente terrível, os meus pensamentos estão com os familiares das vítimas e sobreviventes. Mas na minha opinião cada um é responsável pelos seus actos, é muitas vezes impossível prever estas coisas. Se interditassem as praias pouco seguras mais de metade da população não via sequer o mar, e contruir uma "muralha de Adriano" à volta da costa é inconcebível. A erosão é um processo geológico normal, e é esta erosão que nos fornece a areia da praia e novas paisagens. As pessoas tenham mais cuidado com o espaço que escolhem para estender as toalhas. è melhor nos areais abertos. Mas tambem aí podem ser atingiads por um "tsunami", tambem difíceis de prever. A culpa (desta vez ) não é do engº S.

Hildo disse...

E quando irá acontecer o mesmo na praia do Forte Novo em Quarteira?

Vicente disse...

É um acontecimento extremamente grave, a impor investigação objectiva e imparcial. Salta aos olhos que as inspecções feitas ao local se fizeram por simples rotina, ANTES do sismo. E tudo aponta para que os inspectores não tiveram em conta os efeitos mais que prováveis desse sismo e não se terão deslocado ao local logo após o mesmo - atitude que se impunha, não só por ser essa a sua competência e a sua obrigação profissional, mas também porque a área não é uma arriba deserta, antes se encontrando abruptamente sobre uma praia densamente frequentada, constituindo assim um local de particular melindre, importância e risco. É minha convicção que uma cuidada inspecção a esta arriba teria tido como decisão prudente o atempado encerramento da praia às actividades balneares. E se eu estiver certo, há razões para recear que, em outros locais similares da costa Portuguesa, mais acontecimentos trágicos deste teor venham a ter lugar.

Anónimo disse...

Fazer uma investigação rigorosa pra que? ninguém vai ser responsabilizado, como vieram os responsáveis falar na tv a área estava sinalizada, as pessoas é que não respeitaram! Infelizmente os acidentes acontecem tenham respeito e os assumam. Se morresse algum turista seria diferente, agora como eram pessoas comuns que estavam a aproveitar um dia em família foi imprudência de quem não respeitou a sinalização que estava BEM VISÍVEL.

Anónimo disse...

Será que os técnicos que inspeccionaram aquilo foram alunos da INDEPENDENTE?????

Anónimo disse...

Amanhã na TVI a Manela vai dizer que a culpa é do Sócrates que já devia ter cimentado toda a costa de Portugal....

Zélia Camacho

Quarteirense disse...

Não querendo alarmar mas apenas chamar a atenção: na praia do Forte Novo, em Quarteira, o perigo tambem espreita. É olhar para a falésia onde existiu o forte e que há muito o mar "comeu" e reaparar nas fendas da mesma.
A falésia pode desmoronar a qualquer momento.

Anónimo disse...

Rodrigues disse...
As rochas do Forte Novo em Quarteira caiem quase sem rachas visíveis, são areosa e frágeis. A Junta e Camara e a própria Marinha sbe disto. É certo que ninguém lá passa antes da época para verificar se existe perigo ou não. A quem devemos atribuir as responsabilidades se acontecer algo?

CR-59 disse...

Nos próximos tempos vamos ouvir falar até à exaustão da tragédia da praia Maria Luísa,de inquéritos de estudos etc.etc.etc.Mas era capaz de apostar que no próximo Verão as coisas vão continuar como estão;ou seja,ninguém vai mexer uma palha,parece que está aceite que não há nada a fazer,mas estão enganados há muito a fazer,podiam começar por fazer parques de estacionamento e proibir as viaturas nas arribas e nas dunas podiam não aprovar projectos que comprometessem a estabilidade das arribas e dunas,podiam construir acessos às praias para todo o ano
e não só para a época balnear porque os locais também gostam de ir à praia na época baixa,podiam plantar vegetação e arvoredo resistente à água salgada para segurar as areias e podem ficar como até aqui a ver o país ir desaparecendo aos poucos.

Anónimo disse...

O sentido etico obriga-nos (algarvios ) a estar calados(principalmente os Albufeirenses)senão,ai,ai estamo fo..... senão mais coisas viriam á luz do dia(principalmente em Albufeira).

Anónimo disse...

O que admira é que estes fenómenos fruto da ireesponsabilidade autarquica de ALBUFEIRA que só se preocupa com dinheiro Tonys CARREIRAS, luxo e outos desmandos que catastrofes como esta não tenham acontecido mais vezes com tanta incuria, desmazelo e total desprezo pelos cidadãos.. Esta é a verdadeira realidade de ALBUFEIRA, e não a plastica que passam para a comunicação social. Às vitimas o meu sentido pesar

Um Albufeirense triste eenvergonhado

Anónimo disse...

quem manda infelizmente nas arribas costeiras no Algarve é a Dª Valentina Calixto presidente do ambiente como se pode ver a bela merda que está a acontecer na praia do Castelo, mas tanbem não desculpo a protecção civil e a autarquia pelo que aconteceu

D'Albufeira disse...

O Desidério foi um atraso de vida para Albufeira. A animaç\ao parece a animação duma aldeia... A cosntrução cada vez mais... E a tal história da casa do Sr Liberto em cima da arriba por cima da Marina? Quem é que licenciou aquilo!? Se fosse ao Estado mandava derrubar tudo como fizeram na Fonte da Telha... E depois a culpa nunca é deles...
Não Sr Desidério. O sr não é culpado de nada. Nós é que demorámos a abrir os olhos.
Não se brinca com a segurança das pessoas

Anónimo disse...

Eu acho que em volta da arriba devia estar vedada,pelo menos três ou quatro metros, o nosso país tem muitos analfabetos pelo menos acima dos cinquenta anos.
E depois todos os que ultrapasassem
aquela zona fossem sansionados,
na estrada é obrigatório o uso do cinto e quem não o usa é multado, dizem que é para nossa segurança.

quando um avião cai tinha sido inspecionado dois ou três dias antes. um barco vai a fundo é igual
um combpoi um autocarro.
e ali também passaram pessoas por lá dos ou três dias antes, segundo minitre muito competentes, pelo menos para receber o dinheiro ao fim do mês.

josé