já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Rua 25 de Abril, em Quarteira (3)

pode uma câmara não conhecer a cidade?
Fazemos hoje uma terceira abordagem como consequência da nota oficiosa produzida pela Câmara de Loulé, a propósito da futura (?) requalificação da Rua 25 de Abril.

Ao contrário das duas postagens anteriores, não vamos hoje falar dos aspectos técnicos nem da urgência de tão almejada obra.

Hoje, vimos, apenas, deixar expresso o nosso assombro por comprovar a forma “leviana” como a autarquia municipal trata os assuntos de Quarteira.

Será possível que a Câmara, os seus autarcas e os seus técnicos tenham apenas um conhecimento superficial da cidade de Quarteira?

É!

E isso talvez possa explicar a forma displicente como é encarada hoje, a cidade que, provavelmente dentro de dez anos, irá ultrapassar, em dimensão e população, a cidade sede do concelho.

Vamos aos factos:

Na nota autárquica produzida em 29 do mês de Julho findo, refere a autarquia que a Rua Vasco da Gama tem “três áreas distintas”; e especifica: a nascente (onde se situa o “cemitério ou o futuro quartel dos bombeiros”; a zona central, onde existe “uma frente edificada com grande ocupação comercial ao nível do piso térreo”; e a poente, de ocupação “predominantemente habitacional, de bairro social, onde se encontram zonas de estadia e pequenos espaços verdes”.

Ora qualquer quarteirense sabe que isto é mentira.
Imagem: Placa toponímica no «largo da igreja»
A rua 25 de Abril tem apenas uma orientação: nordeste-sudoeste, com o seu início na rotunda chamada da BP e término no Largo Sª. da Conceição, mais conhecido por «largo da igreja”. Não há uma “zona poente”.

A artéria a que a nota autárquica - com certeza com o conhecimento dos respectivos técnicos - refere como a área “a poente, [onde] a ocupação é predominantemente habitacional, de bairro social, onde se encontram zonas de estadia e pequenos espaços verdes, e também a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição”, não é Rua 25 de Abril. Imagem: Placa toponímica da R. do Sol Posto, à esquina com o Largo Sª. da Conceição
A igreja, como dissemos, tem a frente voltada ao Largo Sª da Conceição; não para a R. 25 de Abril; e, a partir daí, para poente, existe uma rua com as características que a nota refere… mas é a Rua do Sol Posto, cujo início se situa no largo da igreja e termina no entroncamento (hoje rotunda) com a avenida Mota Pinto. Imagem: Placa toponímica da R. do Sol Posto, no entroncamento com a Av. Mota Pinto
Estão lá as placas toponímicas. Foi, com certeza, a Câmara Municipal que lá as colocou… mas ignora-as!

Já quando foi a construção da atrás referida rotunda, tivemos oportunidade e preocupação de chamar a atenção dos responsáveis para o mesmo disparate. Sem resultado.

Não é que, na prática e para o efeito, o caso tenha grandes consequências.

Esta ignorância da toponímia da cidade apenas espelha a leviandade, a roçar a sobranceria (desprezo?), como são tratadas, pela Câmara de Loulé, as coisas de Quarteira.

Os quarteirenses tirarão as suas ilacções.

17 comentários:

Mário disse...

Se calhar, quando era o Vairinhos o presidente, ele tratava melhor Quarteira!
Deixem-se disso. Não há um louletano que goste de Quarteira.
Inveja.

Anónimo disse...

e continuam a votar num louletano que mora em loulé?Pelo menos o Vairinhos mora na freguisia de Quarteira e as grandes obras da nossa terra foram feitas no tem dele.
Temos que continuar a defender quem fez obra por Quarteira

Anónimo disse...

Fui o mesmo anónimo que interpelou neste blog o Zé Carlos por pensar que o mesmo fazia todos os posts da sua autoria a criticar a junta ou a câmara com a expressão dos "óculos cor de rosa".
No entanto, fiquei surpreendido pela positiva neste post, o mesmo consegue fazer uma crítica sintética e eficaz ao que de facto se passa com esse plano para a rua 25 de abril, e de facto concordo com a sua opinião que o formular do mesmo está muito aquém das expectativas para a cidade que é Quarteira.
Tal como critiquei quando julguei que era necessário, e o continuarei a fazer, agora tambem sei louvar a extrema utilidade deste post para os Quarteirenses saberem o que se passa.
E cada vez mais me convenço que eles lá na Câmara, com óculos cor-de-rosa ou laranja, é tudo mais do mesmo para Quarteira.
Não tenha levado aquela dos óculos muito a serio homem, que venham mais posts seus como este para este blog

Gato disse...

Ó anónimo: o vairinhos agora mora na freguesia.... tá bem.
Agora diz-me: quantas vezes o viste nestes 4 anos (para não dizer mais) em Quarteira?
As companhias que ele procura são os vips de Vilamoura, que por acaso até lhe ligam muito pouco.
Vais ver os votos que leva de lá.
E cá vês o homem agora de vez em quando a fazer-se ao voto.

Agora presta atenção: o tal que mora em Loulé, trabalhou muitos anos em Quarteira, No C. Saúde. Ganhou a estima e a consideração de muita gente.

Deixa-te disso! Discute mas é os problemas de Quarteira que é disso que este post do Calçadão fala.

Anónimo disse...

K ganda moka, meu! A CML a posar agua p tods os lads!!!!
Boa, meu. Eles n konhexem Qtra!

M. Rafael disse...

Esta foi muito boa! Parabéns, José Carlos!
Eu cá vou tirando as minhas ilacções.

Catarina disse...

Também gostei.

Anónimo disse...

Há uma coisa interessante e que ninguém quer saber, pelos vistos nem os que representam a Assembleia do municipio, lugar onde se discute e se aprova certos interesses de todo o concelho.
Mas na verdade a maioria para não ofender com a tal chamada de atenção a sra. camara, entram mudos e saiem calados, são assim os verdadeiros politicos a que nós demos o tal voto de confiança.
Então é assim: se pensar em vender a sua casa e se ela estiver situada na Av. Sá Carneiro e ou C. M. Pinto e ou Av. de Ceuta etc.etc. Você terá que pedir na Camara a Licenca de Habitabilidade e aì vem a data em que foi construida e o nome da Rua ainda é o antigo. Quer dizer que o nome de tal Rua ou Av. está desactualizado mas na sua Certidão de >Registo está actualizada e também na sua caderneta predial. Isto não dá e a Notária não aceita. Se eles fossem mais inteligentes actualizavam isto na base de dados e saía o documento já com uma nota em roda-pé da alteração de nome e não era nesseçário pedir uma certidão a justificar tal alteração e termos que gastar dinheiro por esse erro. Continuarão assim a designar as Ruas por aquilo que actualmente não são.

Raul Meireles disse...

Eles de Quarteira conhecem pouco... nem a praia eles vem só vem quando há festa ou inaugurações para eles isto éd uma aldeia de cafres

Anónimo disse...

Não há um vereador quarteirense? O Pessolo? Ele não é de cá e não mora cá?

O problema não é morarem cá ou lá. O problema é que a maioria destes politicos são incompetentes e só procuram o tacho, o poder de influencia e adquirir os conhecimentos pessoais necessários para se manterem quando o tacho acabar.

Anónimo disse...

Grandes obras em quarteira no tempo do vairinhos? Quais?

Tovar disse...

Isto quer dizer que o Vairinhos era melhor para Quarteira????
Safa!
Fez mais que o Bota e o Zé Cavaco?
Chega de chulos a querer viver à custa da gente.

Anónimo disse...

O Melhor para Quarteira é o Vairinhos!
Os Quarteirenses sabem bem!
O resto são conversas de fanáticos

Anónimo disse...

1234Tenham calma e contenção meus meninos psds, Saber perder tambem é uma vitória. Afinal qual é o vosso problema? Se não conseguem uma consulta, digam ao vosso presidente da camara para voltar a dar consultas e deixe a politica e esses famosos e tão interessantes tachos para os que vivem da politica. Você também é daqueles que se peocupa com as obras que fez e não fez o vairinhos? Fez muitas sim e uma delas é o calçadão em que você se tivesse vergonha não o pisava. seu psd ingrato.

João Fernando Santos disse...

Estes idiotas que só pensam em promover candidatos mais v alia que pensassem no que se lhes pede: olhar para Quarteira!
Sugerir o que é melhor para Quarteira.
O que deve ser feito em Quarteira - neste caso, na rua 25 de Abril.
O medlhor para Quarteira é vocês estarem calados se não têm mais nada para dizer senão que o Seruca não presta e o que Quarteira precisa é do Vairinhos.
É mentira. Não queremos nem um nem outro, mas entre o Dr. Seruca e o Vairinhos, mais vale o que já lá está.
Eu se fosse o Calçadão nao deixava passar comentários que não tivessem a ver com os posts. Nem este meu, evidentemente.
Desculpem o desabafo.

Alda disse...

Não conhecem nem querem conhecer!
Nem estes nem outros.
Perguntem lá ao Vairinhos se sabe onde é a rua da Mónica, ou a Rua Gago Coutinho...
São todos os mesmos. Querem é usar de nós.
Fora com essa corja toda: Emídios e Vairinhos, Mendes e Ezequieis. Chupistas.

Anónimo disse...

O VAIRINHOS mora agora em Vilamoura numa Vivenda que a LUSOTOR lhe deu "indirectamente", para ele fazer passar o FAMOSO PROJECTO VILAMOURA XXI!!!!!!
E não só mas tambem, lhe ofereceram um lugarinho no PARLAMENTO EUROPEU!
Não sei se estão a ver: Partido Socialita no Governo, mais Sócrates no Min. do Ambiente, mais Vairinhos na Câmara!!!!
Quem sabe percebe num ISTANTE!!!

Eu não estou esquecido!!!!!