já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Comércio e requalificação urbana

a pedonização de artérias pode não ser solução
Imagem: A Rua Vasco da Gama apresenta, normalmente, um aspecto de desolação
A Confederação do Comércio de Portugal considera que a criação de zonas pedonais nas cidades nem sempre teve resultados positivos para o comércio local porque os portugueses se desabituaram de andar a pé e existem constrangimentos de estacionamento – é uma notícia da Lusa.

A confederação entende que “a ordem de intervenção urbano-comercial nos centros das cidades tem de ser invertida: Primeiro temos de (re)ensinar as pessoas a voltar às baixas da cidade, e isso pressupõe um conjunto de intervenções ao nível da política de habitação, transportes, ordenamento comercial, entre outros. E só depois podemos equacionar, em função das situações em concreto, a eficácia das medidas relativas à pedonização de certas artérias".

O que se passa nas ruas de Quarteira, de trânsito exclusivo a peões, é um bom exemplo: apesar da inegável beleza das artérias, nem o comércio da Rua Vasco da Gama e particularmente o da Marginal se podem gabar do seu sucesso.

É que terá faltado a tal “política de habitação, transportes, ordena-mento comercial” de que fala a confederação dos comerciantes.

Por isso, quando se fala agora da requalificação de outras vias urbanas da cidade, é preciso que todos esses factores se ponham em equação.

Queremos uma cidade viva; não um postal ilustrado.

11 comentários:

Anónimo disse...

A Marginal mataram-na quando tiraram a explanada dos bailes.
Pelo mdenos de Verão, aquilo atraía as pessoas.

Anónimo disse...

A pinderiquice em que Quarteira se tornou tem 12 anos e tem responsaveis.

Anónimo disse...

O que falta é acabar a marginal até Vilamoura.Desde que o Seruca chegou á Camara qual foi o Calçadão que fez ZERO ZERO porque não tem dimensão para a nossa freguesia quanto mais para o Concelho

Anónimo disse...

A pinderiquice tem mais de 12 anos, meu caro. Não disfarces... Lá porque pensaste fazer o calçadão, achas que ficamos todos agradecidos? Mataste a Marginal. Acabaste com os bares, os apoios de prais com esplanadas, a esplanada, a vida, a animação.
Hoje, aquilo é uma sombra do que foi.
Tornaste aquilo uma pinderiquice, tens razão. Agora como se restitui a vida a uma rua que só existe durante mês e meio de varão?

não sou anónimo disse...

Esse anónimo aí tem razão e já agora para o outro que quer acabar o ccalçadão até Vilamoura: Para quê???????? Para acontecer o mesmo que acontece do outro lado?
Um calçadão deserto?

Anónimo disse...

O comércio da R. Vasco da Gama é uma lástima. Desde que passou a ser só de peões foi cada vez ficando pior

Anónimo disse...

Tive um estabelecimento na Marginal.
Tive de fechá-lo depois da porcaria da requalificação. As pessoas deixaram de lá ir porque não podiam ir de carro.

V. Santos

Quarteirense Atento disse...

É inconcebível esta visão estreita de desenvolvimento. A requalificação da Marginal de Quarteira no executivo de Vairinhos(PS) e a Av. Sá Carneiro/Mota Pinto, no executivo de José Cavaco(PSD) foram as duas obras mais estruturantes construtídas em Quarteira. Tudo o resto (rotundas, Centro Autárquico), são obras com pouco impacto no desenvolvimento. O parque escolar (PS e PSD) e as piscinas (PSD) também são importantes, embora este equipamento desportivo peque por já não corresponder às necessidades de Quarteira, com a agravante de, no fim de semana ser complementamente ocupado com eventos desportivos de atletas de Loulé, não permitindo que a população de Quarteira as utilize, o que é de lamentar.
As dificuldades do comerércio não têm a ver com o facto das ruas serem pedonais mas com as dificuldades económicas que os quarteirenses vão sentindo (crise nas pescas, crise no turismo).Vá lá não sejamos saudosistas.

Anónimo disse...

Prezados Leitores, Seruca promoveu, com a colaboração da Ordem dos Arquitectos, um concurso de ideias para a frente ribeirinha de Quarteira, entre o mercado e o hotel; entretanto procurou concertar os interesses dos particulares ali interessados, defendendo com garra perante os poderosos argentários as posições dos pescadores, catalizando a disponibilidade daqueles para ajudar na melhoria das condições dos homens do mar; promoveu estudos técnicos com especialistas para solução do gravíssimo problema de salubridade que constitui a Vala Real; arrancou a concordância e disponibilidade informal de Sócrates para contribuir no que necessário fosse no sentido de reabilitar aquela área de Quarteira; deparou-se com as conhecidas resistências das autoridades portuárias … Ficou aberto um caminho notável para resolução daquele cancro que nunca antes, quando os lobbys socialistas espalharam os tentáculos nos paços do município, tinha sido conseguido. Ass: Nove de Salir

CRF disse...

Nós sabemos que há por aí muitos comodistas(uns que já cá estão,outros que nos visitam)que não sabem dar um passo sem ir com o popó,mas isso não pode ser usado como pretexto para que as obras estruturantes de que Quarteira precisa não se façam,e quando digo obras não falo só em estradas e ruas mas também em equipamentos que possam levar pessoas a essas zonas,equipamentos esses concebidos também para a população que cá está durante todo o ano.Há aqui um comentário que diz que o calçadão se encontra deserto no inverno,é verdade e não é de admirar visto que aquela zona no inverno também se encontra deserta,é uma questão de na próxima vez acabarem a zona habitada durante todo o ano e não fazerem caso dos abaixo assinados de alguns comerciantes com mentalidade do século XIX.

Anónimo disse...

Andes bem informado zezinho! Pelo amor á camisola tb andas a mamar, pelo menos já ostentas!Esse concurso deve ser para o lobby Pinto da farmácia filho?Tb, é só mais um , ninguém leva a mal!