já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O que devemos pensar?

câmara de loulé lembrou-se do pdm
Quando o partido que constitui o actual executivo da Câmara de Loulé, há oito anos, apresentou o seu programa eleitoral, em lugar de destaque figurava uma necessidade imperiosa para o concelho: a revisão do Plano Director Municipal (PDM).

Oito anos depois, finalmente, a câmara lançou, esta semana, concurso público para… “contratar uma equipa técnica que fará a elaboração de trabalhos no âmbito de processo de Revisão do PDM de Loulé”. Acrescenta que os trabalhos dessa equipa deverão ser executados no prazo de 210 dias.

Muito satisfeita com a proeza, em nota de imprensa, a câmara afirma que “está dado, desta forma, mais um passo com vista à revisão de um instrumento de gestão territorial de primordial importância para o concelho”.

E esclarece: “os trabalhos a apresentar irão passar pelas propostas de revisão do PDM, de relatório ambiental decorrente da Avaliação Ambiental Estratégica, de delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) de Loulé e de delimitação da Reserva Agrícola Nacional (RAN) de Loulé, para três fases distintas – estudo prévio, proposta de plano/conferência de serviços e discussão pública/versão final do plano”.

Sabemos que uma revisão do PDM não é uma tarefa fácil, que envolve a elaboração de diversos e complexos estudos, que há imensas condicionantes: RAN, REN, PNOT, POOC, PROT, PSRN, PROF e sabe-se lá que mais.

Mas foi preciso chegar a menos de dois meses do final do seu segundo mandato, para finalmente lançar um “concurso público para contratar a equipa técnica que fará a elaboração de trabalhos?

Se disséssemos agora que “cheira” a mais uma manobra eleitoral, iríamos ser acusados de estar a fazer política de bota-abaixo.

Por isso limitamo-nos a deixar à consideração dos leitores: o que devemos pensar?

Manuela não vem ao Calçadão

escapou-se ao «chão da lagoa» por via da gripe…
Mais uma vez, em 14 de Agosto, o Calçadão de Quarteira vai servir (em nosso entender, mal) para a realização da… «Festa do Pontal»… de Faro.

O Calçadão tem sido palco de alguns momentos que não merecem ser recordados, tais como a festa em que o então presidente do Partido Social Democrata, Marques Mendes, foi subalternizado, por manobras malabarísticas de Bota, pelo seu preferido Filipe Menezes. Sabe-se o que isso deu.

Este ano, será o vice-presidente do PSD, José Aguiar Branco, o convidado de honra da festa do PSD.

Numa atitude inédita, está anunciado que, no decorrer do evento deste ano, serão chamados ao palco os 116 cabeças de lista do PSD às Assembleias de Freguesia, Assembleias Municipais e Câmaras Municipais do Algarve, e ainda os candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro.

Pelos vistos, só Manuela Ferreira Leite irá primar pela ausência.

Bota respira de alívio. Jardim também respirou.

A propósito da rua 25 de Abril

vista com os óculos que prefiro usar

  • “... mais uma vez o Sr. Zé Carlos a comentar com os óculos cor-de-rosa uma notícia da câmara ou da junta... já parece os comentários do futebol, ás vezes!”
    (um comentário de uma autor anónimo, a propósito do post “Rua 25 de Abril, em Quarteira (1)”

De vez em quando é preciso acordar as pessoas e, hoje, cabe-me fazer alguns esclarecimentos aos leitores. Esclarecimentos que não repetirei.

Um blogue é um espaço criado propositadamente para expor opiniões. É claro que cada opinião vale o que vale, mas vale, particularmente, pela forma como os leitores encarem essas opiniões – que não têm, forçosamente, de ser coincidentes com as opiniões que quem as lê.

O ‘Calçadão de Quarteira’ não pretende ser um oráculo nem um códice legislativo ou científico. E, por isso, não vai abdicar de explanar as suas convicções sobre o mundo que o rodeia, nas suas diversas vertentes, mesmo as mais sensíveis, como as doutrinárias, sociais ou políticas.

Cada um tem a sua forma de encarar os problemas. Os redactores do ‘Calçadão’ não vão alterar a sua forma de exprimir, cada um à sua maneira, a sua opinião - só porque outros entendem que assim deveria ser. A nossa noção de cidadania leva-nos a não abdicar dos nossos direitos, e a nossa liberdade de opinião não tem de ser agrilhoada só porque outros assim o desejariam.

Procuramos estimular o debate e apelar ao alvitre criativo. Não fomentamos a maledicência, mas não a podemos impedir quando alguns leitores comentam de forma pouco sensata, às vezes infantilizada ou leviana e, por vezes, rondando mesmo a grosseria. É pena! Ocupassem o tempo que dedicam a comentar mas deixando sugestões para a resolução dos problemas, para combater a indiferença, a apatia, o erro ou as omissões, e todos nós ficaríamos mais ricos, com as suas concepções positivas, responsáveis, conscientes, democráticas e civicamente válidas.

Quando isso acontecer, ganharemos todos; porque, repito, cada opinião vale o que vale, seja qual for o ângulo de visão de quem a emitir, ou os óculos que tiver. De qualquer cor.

Estou convicto que todos aqueles que defendem a liberdade de expressão e de opinião pensam como eu.

O comentário de autor anónimo acima reproduzido, veio a calhar: a via em causa tem a designação de… 25 de Abril!

GNR prendeu o macaquinho

tirado aos donos depois de 30 anos de convívio
Lê-se e custa a acreditar. Mas todos os jornais de hoje vão falar no caso. Num país onde há tanta coisa para que as autoridades se preocupem, a intervenção das «forças da ordem» é junto de um animal mais que doméstico...

"Aconteceu em Faro: os macacos denunciaram o primata, que foi retirado aos donos e vai deixar de viver na “selva” dos humanos.

Só trinta anos (30) anos depois, o Núcleo de Protecção Ambiental da Guarda Nacional Republicana de Faro, em conjunto com elementos do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade de Lisboa (nomes bonitos), procedeu à captura de um primata, vulgarmente denominado “Macaco Verde”, que habitava num apartamento da cidade de Faro.

Além disso, foi preciso uma denúncia (possivelmente, a costumeira vingança de maldade à portuguesa feita pelos macacos pensantes), para dar a conhecer o caso, recentemente denunciado à GNR.

Sabe-se agora que o primata foi trazido "legalmente" da Guiné-Bissau há cerca de trinta anos (30) pelo seu proprietário, estando desde essa altura confinado à varanda do referido apartamento, no centro da capital algarvia. O que revela a ousada intenção de não esconder o seu amigo primata.

Durante trinta anos (30) ninguém deu por nada, nem os macacos que passavam pela rua, ninguém foi infectado nem mordido, ninguém viu o primata. Só o seu dono, com o qual conviveu durante trinta anos (30), que provavelmente o tratou melhor que alguns dos seus vizinhos macacos o tratam a ele.

A GNR justifica a sua acção (evidente, porque não podia voltar as costas ao costumeiro delator primário...) que, para além da ilegalidade (nas leis de hoje) assente na posse deste tipo de animais, ao abrigo da “convenção Cites”, existe ainda o perigo de os mesmos poderem ser portadores de doenças transmissíveis ao Homem.

Mas, trinta anos depois (30)?...

O animal em causa será agora sujeito a um período de quarentena, (qual gripe suina) sendo posteriormente integrado num parque ecológico (ou zoológico?).

Só não se sabe se a quarentena é para prevenir o animal do vírus da maldade existente na selva dos humanos, da qual foi testemunha durante trinta anos (30), ou se será puramente para se fazer cumprir trinta anos (30) depois, uma nova lei. Que é cega, e não vê certos macacos que andam por aí... "
In: «ALGARVE REPORTER» , 31/Jul

Publicamos na íntegra, para que se possa apreciar a fina ironia do autor, e reflectir sobre a "justiça à portuguesa"... Dispensamo- -nos de comentar. Nem vale a pena.

A 'sealy season' de Vilamoura, no seu melhor

vermelho e branco até de madrugada
O Nikki Beach, em Vilamoura, nas traseiras do Marinotel, comemora hoje o terceiro aniversário, com uma “Glamourous Champagne Party”.

A partir das 20.30 horas, com um buffet, e com música de vários DJ, a animação prolonga-se até às 06.00 horas, mas para entrar é preciso vestir de vermelho e branco.

Vamos ver se as festas do clube este ano não repetem cenas como algumas do ano passado…

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Legislativas – empate técnico PSD - PS

«indecisos» irão resolver a governabilidade
Imagem: intenção de voto (23 a 28 de Julho)
A elevada percentagem de indecisos (22,8% não sabem ou não res-pondem), a menos de dois meses das eleições, é um sinal preocupan-te para os maiores partidos, mais penalizados com a abstenção.

Esta é uma conclusão do «estudo de opinião» efectuado pela Euroson-dagem, para o Expresso, SIC e R. Renascença, de 23 a 28 de Julho.

A tendência é para o empate técnico entre PS e PSD, agora com valores mais próximos dos verificados em Julho. Desta vez O PS, que lidera as intenções de voto, fica apenas a 1,5% do PSD.

Mas ambos “os grandes” descem nas intenções de voto, ao contrário do CDS/PP (+1,1%) e do BE (+0,4%).

Com este resultado os pequenos partidos com representação parlamentar assumem maior importância numa solução governativa. Se a direita (PSD e CDS/PP) está longe de um resultado que permita formar governo maioritário, também a esquerda não consegue estabilidade parlamentar apenas com um entendimento a dois, seja PS/BE ou PS/CDU.

Só mesmo uma solução a três (PS, BE e CDU), poderia garantir maioria de deputados.

Outra solução seria o bloco central. Mas alguém acredita nisso?

Testemunhas de Jeová em congresso

17.000 em lisboa aguardam fim do mundo
Para o congresso da região da Grande Lisboa a norte do Tejo, que decorre entre a próxima sexta-feira e domingo no estádio do Jamor, prevê-se que se possam juntar 17 000 pessoas no último dia do evento.

«Mantenha-se vigilante!» é o tema do encontro, na expectativa da aproximação do fim do mundo. “Não numa perspectiva de fim do mundo cósmico – segundo os responsáveis - mas sim fim do modo como a sociedade se tem estruturado”.

Esta perspectiva de aproximação do fim do mundo é sustentada pelas interpretações que as Testemunhas de Jeová fazem de profecias bíblicas e pela sua adequação à realidade actual, com a crise financeira mundial e a pandemia da gripe A.

Apesar do nosso cepticismo, a verdade é que, com tanta gente junta, é provável que a pandemia encontra um bom “caldo de cultura”.

Autárquicas: PSD/Lagos apresentou listas

«independentes» são candidatos às juntas
A coligação «Por Lagos, com todos!», formada pelo PSD+CDS-PP, apresentou ontem, em conferência de imprensa, os seus candidatos aos órgãos do município para as eleições Autárquicas de 11 de Outubro.

Para a Câmara Municipal, a lista encabeçada por Nuno Marques fica assim completa: José Reis, Virgínia Silva, António Manuel Santos, Rita Ribeiro, Catarina Viegas (CDS) e Roberto Rosa.

Nuno Serafim é o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, secundado por José Valentim Rosado.

Para as freguesias: Carlos Vieira (Bensafrim), Dina Neto (Odiáxere), que se recandidatam, Marco Silva (Barão de S. João), Manuel do Carmo Matos (Luz), Saul Baptista (Santa Maria) e José Nobre (São Sebastião); todos se apresentam como "independentes".

Autárquicas: Macário apresentou programa

ficou por esclarecer a resolução da horta da areia
O candidato do PSD a Faro nas próximas autárquicas, Macário Correia, apresentou ontem, em conferência de imprensa, as 14 medidas que são a "imagem de referência" do programa da sua candidatura para Faro.

As medidas mais notórias foram, sem dúvida a da criação de uma «estação regional intermodal» e a da criação de uma «entidade regional de transportes».

O líder da coligação «Faro com Macário» disse: "O Governo tem ser sensibilizado pelo Algarve para que seja permitido à região ter uma entidade regional de transportes”; e, mais adiante, afirmou: "O Algarve tem só de juntar à mesma mesa os vários operadores de transportes como a Refer, ANA Aeroportos e a empresa EVA, para que todos se articulem na questão dos horários, percursos ou sistemas intermodais". A constituição dessa entidade regional de transportes e a criação de uma estação regional intermodal, nas Pontes de Marchil, foram as mais assinaláveis das "250 ideias" que a coligação tem no seu programa eleitoral.

Outras das 14 ideias mais marcantes do programa são: a criação de um «plano estratégico» que estruture a capital regional até 2010, a revisão urgente do Plano Director Municipal e elaboração dum plano de ordenamento e expansão da cidade e requalificação, de forma rápida, a frente ribeirinha e o cais comercial.

Assinalem-se ainda: a ideia de integrar Montenegro e Gambelas numa "lógica global de cidade”, os «núcleos de desenvolvimento turístico», criação de parques industriais e reequilíbrio das contas da Câmara Municipal de Faro. ´

Sobre o problema do bairro da Horta da Areia, disse que é contra a criação de um "gueto" em Braciais. Ficou por explicitar a solução.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Rua 25 de Abril, em Quarteira (1)

projecto para a reabilitação urbana
Aquela que, durante centenas de anos, foi a principal via urbana de Quarteira, que, antes de ser Rua Dr. Oliveira Salazar, era apenas “a estrada”, e que agora é Rua 25 de Abril, irá receber obras de “reabi-litação urbana profunda”, o que, no dizer da Câmara de Loulé, constituirá “um passo para o ordenamento da cidade”.

A autarquia louletana diz que, “nesse sentido, foi lançado um concur-so público para contratação de uma equipa de projectistas que fará a elaboração deste projecto (…) que tem em vista dignificar a sua imagem e melhorar as condições de circulação viária e pedonal”.

Segundo a Câmara de Loulé, “a área de intervenção corresponde a 37 000 m², e integra-se em parte na área delimitada como centro histórico de Quarteira, , onde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição”.

Trata-se de uma via urbana onde, por falta de espaço para estacio-namento, os carros estacionam de forma desordenada, obstruindo acessos a habitações e dificultando o trânsito de peões e viaturas.

Para além disso, é ainda no que se diz no comunicado da autarquia,-acresce o mau estado das infra-estruturas; não existe rede de águas pluviais, a iluminação é deficitária e os elementos de mobiliário urbano, quando existentes, não apresentam qualidade”.

É para procurar solucionar estes múltiplos problemas que a Câmara de Loulé abriu concurso público para contratação de uma equipa de projectistas, para que estes executem o projecto no prazo de 255 dias, pelo preço de 148 mil euros.

Proximamente, voltaremos ao assunto.

Temos tempo, já que vai demorar algum tempo até que acabe o prazo do concurso, depois mais um tempo até a autarquia seleccionar o vencedor e, depois, este ainda terá mas 255 dias para acabar o projecto.

Depois se verá quando começarão as obras. Para já se anuncia a intenção. O que não é mau de todo.

Ou não seria… se não estivéssemos a três meses de eleições…

De Monção a Quarteira

volta a portugal em cadeira de rodas
Imagem: José Lima, nas estradas de Portugal, na sua primeira volta a Portugal, em 2007
Cinco cidadãos portugueses portadores de deficiência motora partirão no sábado, de Monção, para a terceira edição da «Volta a Portugal em Cadeira de Rodas», que terá a meta final em Quarteira, em 12 de Agosto, depois de percorridos 850 quilómetros.

A prova será cumprida em 12 etapas, com uma média de 20 a 30 quilómetros diários, o que significa que representa 53 horas e meia a "pedalar com as mãos".

O impulsionador da iniciativa é José Lima, que, em 2007, Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, percorreu sozinho, os 800 quilómetros que separam Viana do Castelo de Faro, na sua cadeira de rodas.

Para além de procurar demonstrar que "os deficientes são capazes de coisas que as pessoas ditas normais nem sequer se atrevem a tentar", o evento visa, sobretudo assumir-se como um "grito de alerta" para demonstrar "a capacidade de trabalho das pessoas portadoras de deficiência” – como afirmou José Lima à agência noticiosa Lusa.

Resolver o estacionamento na cidade…

de loulé, é claro; quarteira não precisa
Imagem: Foto da Avenida tirada em pleno Inverno, quando o problema do estacionamento em Quarteira é menos grave
A Câmara de Loulé lançou um concurso público para contratar uma equipa projectista para elaborar os projectos destinados à construção de um parque de estacionamento subterrâneo, com três pisos abaixo do solo, área total de construção de 7544,45m2 e capacidade para 180 lugares.

O projecto compreenderá acessos viários e pedonais e área envolvente ao convento de Santo António, em Loulé. A área envolvente compreende uma área de 15 153m2, e aproveitando a construção do parque, aproveita-se para proceder à requalificação da área de enquadramento do convento.

O preço base para a adjudicação dos desenhos é de 130 mil euros.

Segundo nota da autarquia louletana, “a criação deste parque reveste-se de especial importância para dar resposta a um dos principais problemas da cidade: o estacionamento” e acrescenta: “simultaneamente, com esta intervenção pretende o executivo municipal melhorar a imagem de uma das zonas importantes de Loulé”.

Aplaudimos. O problema do estacionamento da cidade de Loulé é grave.

Mas temos de perguntar: e Quarteira, onde o problema é gravíssimo?

A Câmara manda arrancar centenas de árvores, manda pintar uns riscos no chão, que complicam o trânsito e onde toda a gente já estacionava ilegalmente, e fica toda a gente muito contentinha?

Não se falou também já em estacionamentos subterrâneos e outros? Onde estão? Quando se lançam concursos para os projectos?

Ah, sim, mas daqui por uns dias, vêm cá pedir os nossos votos. Para tudo ficar… igual a si mesmo!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Feira do Livro e de Artesanato de Quarteira

130 expositores e apoio da biblioteca municipal
Imagem: Foto de arquivo da CML
A partir do dia 7 e até 19 de Agosto, irá decorrer, no Calçadão, mais uma edição da Feira do Livro e do Artesanato de Quarteira.

A Feira do Livro, contará com a presença de mais de 60 editores e livreiros, entre os quais, algumas das mais prestigiadas editoras nacionais como a Europa-América, Presença, Caminho, Verbo e Dom Quixote.

No dia de abertura, com início às 19.00 horas, realizar-se-á o espec-táculo “Venha Espreitar o Livro” que utiliza mímica, malabarismo, monociclismo, andas, escultura de balões, teatro do gesto, apresentado pela empresa “Comix”.

Biblioteca Municipal de Loulé apresentará actividades variadas ao longo dos dias, em torno de leituras, que decorrerão às 22.00 horas, e facultará acesso aos seguintes serviços: leitura de presença, acesso ao catálogo informatizado e leitura de periódicos.

Relativamente ao segmento do artesanato, serão cerca de 70 os expositores, sobretudo oriundos do concelho de Loulé e da região: bonecos de trapo e madeira, produtos de palma, bijutaria em madeira e trapilho, bordados, artes decorativas ou produtos agro-alimentares.

A feira funcionará, de domingo a quinta-feira, das 19.00 às 24.00 horas, e à sexta-feira e sábado, das 19.00 à 01.00 hora.

No jogo dos prós e contras

factos, são factos... e as verdades dizem-se
Na triagem da correspondência que quase diariamente temos de fazer, deparam-se-nos, muitas vezes, situações embaraçosas.

É o caso do e-mail que hoje recebemos, que nos deixou num dilema: publicá-lo, poderia prefigurar uma situação de propaganda partidária; se o não publicássemos, iríamos, ao contrário, ser acusados de descriminar pessoas ou, ainda pior, grupos políticos. Ainda por cima, em período pré-eleitoral.

Por isso, depois de termos podido comprovar os factos descritos pela leitora, optámos pelo que julgamos ser o mal menor: publicar.

"Sou leitora habitual do Blog Calçadão que, a meu ver, é dos blogs mais bem conseguidos do concelho de Loulé.

Apesar dos comentadores nem sempre saberem aproveitar este seu espaço, como se de um "jornal diário" se tratasse. Embora não sendo, acaba por ter essa função, já que aqui são abordados os mais diversos assuntos, de forma séria e com grande sentido de responsabilidade.

Razão que me leva a escrever, informando o que muitas vezes passa ao lado dos cidadãos.

Às vezes, leio neste e em outros blogs, falarem mal do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

Pode até ser verdade que nem sempre tenha sabido gerir bem a freguesia, acredito que sim.

Mas o que não posso deixar passar em branco é o bem que ele tem feito a pessoas carenciadas cá da freguesia.

Ainda recentemente ele pagou a renda de casa ao senhor J**** B****(a), actualmente de baixa médica prolongada porque não tinha forma de pagar os mais de 300,00 € que já devia ao senhorio.

É certo que o Sr. José Mendes não precisa de advogado de defesa, mas acho que é importante também divulgar estas acções de cariz social praticadas pelo nosso presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

Porque não posso deixar em branco tão nobre acção, deixo o meu: "Bem-haja presidente!"

Obrigada também Lourenço Anes pela informação que disponibiliza diariamente aos leitores que, como eu, procuram desta forma saber o que se passa no Concelho e na Região".

M. C. (leitora identificada) ( mcr@sapo.pt )
(a) – Por razões óbvias, não divulgamos o nome da pessoa citada.

Temos sido frequentemente duramente críticos do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira - e continuaremos a sê-lo sempre que entendamos que o devamos ser.

Mas a função que nos propusemos realizar não pode passar apenas por denunciar erros. Aprovar e louvar, não é menos útil. Quando é justo.

Festival Panda em Vilamoura

para jovens dos 2 aos 10 ou aos 80
Será já no dia 2 de Agosto que, a partir das 17.00 horas, se realizará o Festival Panda, em Vilamoura, no The Lake Resort.

Trata-se de uma produção destinada às famílias com crianças entre os 2 e os 10 anos, que compreende espectáculos infantis, música, e jogos, associando estas actividades às personagens do Canal Panda.

As crianças com menos de 3 anos terão entrada gratuita; para todos os outros, o bilhete custará 20 euros, havendo para famílias de 4 pessoas e as receitas de bilheteira revertem a favor de instituições de solidariedade social.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mais um bom concerto… para Loulé

joss stone a trinta euros
Em mais um concerto do Allgarve, a menina querida da soul britânica Joss Stone vai actuar em Loulé (claro) no dia 31 de Julho, no palco montado junto do Monumento Duarte Pacheco. Os bilhetes terão o custo de 25€ e 30€ e as receitas de bilheteira revertem a favor de instituições de solidariedade social da região.

No mesmo dia, actuam em Quarteira, a Banda Fora d´Horas, na Rua Vasco da Gama e o Duo Académico na Marginal…

Uma história de vida

encalhada no centro de emprego de loulé
É frequente recebermos na nossa caixa de correio electrónico mensagens a solicitar publicação, ou, simplesmente, pedindo a nossa intervenção ou ajuda.

Infelizmente, a maior parte das vezes não podemos satisfazer as solicitações, por incapacidade, falta de meios ou de disponibilidades várias. Ou, pura e simplesmente, porque não reconhecemos interesse nos assuntos.

Não é o caso do e-mail que se segue:

Encontrando-me numa situação de desemprego e recebendo o subsídio social de desemprego, único rendimento que possuo, venho contar uma situação que me aconteceu recentemente e que pretendo denunciar.

Recebi do Centro de Emprego de Loulé uma convocatória para me apresentar num dos grandes hotéis na Marina de Vilamoura para ser entrevistado com vista a ocupar um posto de trabalho numa empresa subcontratada que garante um serviço específico nessa unidade hoteleira.

Assim fiz, marquei a entrevista por telefone e compareci no local previamente combinado.

Dirigi-me à recepção e controlo dos trabalhadores do hotel e estranhei, desde logo, a reacção da pessoa que me atendeu, dizendo-me que a entrevista não era naquele local e que não tinha nada a ver com a situação.

Telefonei novamente à pessoa que me ia entrevistar e, afinal, a dita entrevista seria realizada na rua, em plena Marina de Vilamoura, encostados a uma viatura.

Após poucos minutos de conversa, a pessoa que me entrevistava, e que se apresentou como representante dessa empresa subcontratada disse, frontalmente, que as minhas qualificações não eram as requeridas para este tipo de trabalho técnico e que procuravam uma pessoa com bastante experiência, opinião que aceitei normalmente, dado que realmente não tenho nem experiência nem qualificação para o tipo de serviço pretendido.

A pessoa que me entrevistou disse que iria contactar o Centro de Emprego para enviar mais candidatos e que remeteria a convocatória a quem de direito, explicando os motivos da minha não admissão.

Passadas cerca de duas semanas, fiquei estupefacto ao receber uma carta do Centro de Emprego de Loulé, alegando que a entidade entrevistadora lhes tinha comunicado que eu não tinha mostrado qualquer interesse para ser admitido naquele trabalho, o que é totalmente falso, ficando sujeito ao cancelamento do subsídio social de desemprego.

Situações deste tipo têm, infelizmente, ocorrido com alguma regularidade nos Centros de Emprego, e alerto a quem de direito para responsabilizar igualmente este tipo de pessoas que se apresentam como entrevistadores das entidades empregadoras, mas, ao que parece, não se preocupam com a dignidade dos entrevistados, deturpando muitas vezes o que realmente se passa nas entrevistas e pondo em causa a sobrevivência do desempregado".

Luís Teixeira (Quarteira) ( luis_nadkarni@hotmail.com )

O assunto merece reflexão. Particularmente por parte dos responsáveis do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Não se podem tratar levianamente assuntos desta natureza, que podem ter graves repercussões na vida das pessoas.

Concurso para construção do Hospital Central

seleccionados concorrentes para apresentar proposta final
A ministra da Saúde e os ministros das Finanças e da Administração Pública aprovaram, por despacho de 24 de Julho, o relatório de qualificação prévia dos concorrentes para a celebração do «contrato de gestão do edifício do Hospital Central do Algarve».

O consórcio Algarve-Saúde, liderado pela empresa espanhola Ferrovial, e a empresa Teixeira Duarte são os concorrentes seleccionados, através do relatório, para apresentarem uma proposta final e um projecto financeiro para o novo Hospital Central do Algarve, que representa um investimento total directo de 250 milhões de euros.

Futebol de Quarteira

quarteirense já mexe
O Quarteirense já assegurou um plantel de mais de duas dezenas de jogadores para a época 2009/10 e vai apresentar-se aos sócios no dia 5 de Agosto, com um jogo, no Municipal de Quarteira, contra o Olhanense, que este ano ascendeu à primeira divisão.

Mas, antes disso, a equipa irá defrontar, também em jogo de preparação, o Louletano, no Estádio Algarve, logo no primeiro dia de Agosto.

100 milhões de crédito para o turismo

apoio para um sector em dificuldade
Teixeira dos Santos, actual ministro da Economia desde a exoneração de Pinho, afirmou hoje, na Escola de Hotelaria e Turismo, que Portugal vai ter uma linha de crédito de 100 milhões de euros para apoiar o sector do turismo e fazer face à crise económica e financeira mundial.

Teixeira dos Santos acredita que esta linha de crédito “possa vir a ser um apoio importante num sector - o Turismo - que está a atravessar dificuldades um pouco por todo o mundo e, em particular no nosso país e, muito em particular, no Algarve".

Finalmente, ampliam-se os cemitérios

só se cumprem promessas no fim dos mandatos?
Imagem: Desenho do projecto do cemitério de Boliqueime (arquivo da CML)
A Câmara de Loulé está a promover obras de ampliação em três cemitérios do concelho: Almancil, Salir e Boliqueime; um investimento que rondará os 4 milhões de euros.

Particularmente, a ampliação do cemitério de Almancil, uma vez que o actual atingiu o limite da sua capacidade útil, era uma obra há muito aguardada e repetidamente prometida, particularmente nos últimos oito anos.

Agora, que o mandato do executivo chega ao fim, terá chegado, finalmente, o momento?...

Mas porque não há-de haver eleições todos os anos?!

«Verão Mágico» em Loulé

o resto do concelho é paisagem?
A Câmara de Loulé decidiu realizar um conjunto de actividades destinadas a incentivar o convívio entre as crianças e jovens dos bairros sociais de Loulé, que denominou como «Verão Mágico».

Para tal, os serviços da câmara definiram “um leque de actividades de Verão (teatro, contacto com a natureza, e outras actividades lúdico-pedagógicos), destinadas a crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos”, residentes nesses bairros da cidade de Loulé, com as quais se pretende “evitar que as mesmas adoptem, durante os dias de férias, comportamentos desajustados, bem como contribuir para o desenvolvimento de algumas competências nesta população”.

É uma boa iniciativa. Só que a câmara municipal esquece-se, sistematicamente, que nas outras freguesias do concelho também existem crianças e jovens que, durante as férias (e não só) podem adoptar “comportamentos desajustados”…

E que as pessoas – crianças, jovens, adultos e anciãos - têm os mesmos direitos que os da sede do concelho.

domingo, 26 de julho de 2009

Vieira da Silva veio a Loulé

ninguém - nem o ps - divulgou previamente a visita
Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, esteve hoje, em Loulé, para inaugurar as novas instalações do centro de reabilitação profissional da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL).

Na ocasião, o ministro disse que o Estado português, por meio de iniciativas como o «Emprego 2009», vai apoiar as empresas algar-vias a manter os postos de trabalho e a qualificar os trabalhadores.

Reforçando o que Teixeira da Silva veio dizer a Faro, Vieira da Silva disse que “as empresas, por dificuldades de manutenção dos seus postos de trabalho, podem recorrer a um programa especial de qualificação emprego, mantendo para isso apoio do Estado quer para essa manutenção, quer para a qualificação dos trabalhadores”.

Antologia

canção
Hoje venho dizer-te que nevou
no rosto familiar que te esperava.
Não é nada, meu amor, foi um pássaro,
a casca do tempo que caiu,
uma lágrima, um barco, uma palavra.

Foi apenas mais um dia que passou
entre arcos e arcos de solidão;
a curva dos teus olhos que se fechou,
uma gota de orvalho, uma só gota,
secretamente morta na tua mão.

EUGÉNIO DE ANDRADE

José Fontinhas (Póvoa de Atalaia, Fundão, 19 de Janeiro de 1923 - Porto, 13 de Junho de 2005), assinou a sua obra com o pseudónimo de Eugénio de Andrade.
Foi para Lisboa aos dez anos, quando os pais se separaram, e escreveu os seus primeiros poemas e, 1936, publicando - «Narciso» três anos depois. Mudou-se para Coimbra em 1943, onde conviveu com Miguel Torga e Eduardo Lourenço. Muda, depois , para o Porto por deveres profissionais (Inspector Administrativo do Ministério da Saúde). Eugénio de Andrade sempre viveu distanciado da chamada vida social, literária ou mundana, tendo o próprio justificado as suas raras aparições públicas com «essa debilidade do coração que é a amizade».

Centro Autárquico fabrica “misses”

para “valorizar a juventude”
Imagem: Foto recolhida na Net, do «Planetalgarve»
O Centro Autárquico de Quarteira foi o espaço escolhido para a realização de uma oficina onde se ministraram, na semana passada, aulas de postura e de coreografia, tudo para ensinar a caminhar na passerelle.
.
Hoje é «dia de misses». À tarde, as dez candidatas ao título de - «Miss Quarteira», que foram seleccionadas, estiveram «em praça», no Aquashow; e à noite, na Praça do Mar, serão elas as protagonistas do desfile no «Quarteira Fashion 2009», que, segundo a organização do evento, pretenderia “promover e valorizar a juventude de Quarteira, bem como o comércio local”.

É claro que ninguém percebe como é que, à noite, com os estabeleci-mentos encerrados ao público, se pode promover o comércio local. A Junta de Freguesia, que promove o concurso é que deve saber.

Mas mais difícil será perceber se é com concursos deste género que se valoriza a juventude de Quarteira.

Dos jovens que têm êxitos assinaláveis no seu percurso académico, nas artes ou no desporto, ninguém fala. A valorização da juventude de Quarteira é feita através da eleição do rosto mais atraente, do busto mais rijo ou das pernas mais bem torneadas!

Para onde caminham os nossos valores? São estes o entendimento e a função duma Junta de Freguesia?

Turismo algarvio continua em quebra

aeroporto de faro com menos passageiros
Num comunicado da ANA - Aeroportos de Portugal, a empresa infor-ma que entre Janeiro e Junho, o tráfego de passageiros diminuiu 6 por cento em comparação com igual período do ano passado e que caiu 5,2 por cento em Junho face ao mesmo mês de 2008.
m
Pelos aeroportos geridos pela ANA (Lisboa, Porto, Faro e Açores) passaram 4,222 milhões de passageiros em Junho e o aeroporto de Faro registou a maior quebra: o número de passageiros transporta-dos caiu 7,9 por cento em Junho face a mesmo mês de 2008.

sábado, 25 de julho de 2009

Autárquicas: PS/Loulé apresenta queixa

por cartaz vandalizado no barranco do velho
Segundo noticia o semanário «Região Sul», a candidatura do PS à Câmara de Loulé queixou-se ao Ministério Público de “crime eleitoral” contra desconhecidos.
Ainda segundo o semanário, o motivo foi uma ameaça de morte ao candidato Joaquim Vairinhos num cartaz vandalizado no Barranco do Velho.

Para anunciar o facto, Joaquim Vairinhos promoveu, na passada sexta-feira, uma conferência de imprensa sobre o assunto e na qual manifestou a convicção de que o autor “é alguém adversário desta candidatura”.
.
«Morre filho da puta»? Em 35 anos de democracia e muitos actos eleitorais em que participei, não recordo de um cartaz de campanha ser usado para ameaças de morte. Já vi ofensas e brincadeiras. Mas não ameaças de morte...” - disse Vairinhos.

Já há dias, o ‘Calçadão’ condenara este inqualificável acto dos energúmenos. Só não se entende como o Partido Socialista de Loulé tardou cerca de um mês a reagir.

Programa Qualificação-Emprego: divulgado em Faro

resolver situações de excesso de mão-de-obra
O Ministro da Economia Teixeira dos Santos preside, amanhã, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, à sessão de divulgação e esclarecimento do Programa Qualificação-Emprego.

Isto significa: medidas de apoio às empresas da actividade turística do Algarve, pois o programa visa reestruturar e modernizar o tecido produtivo através do emprego e da qualificação, e se destina a empresas atingidas pela crise económica que, nesse contexto, se encontrem em situação temporária de excesso de mão-de-obra.

O programa, permitirá que eventuais reções do período normal de trabalho e suspensões de contratos de trabalho nas empresas sirvam para melhorar os níveis de qualificação dos trabalhadores.

O ministro estará acompanhado pelos secretários de Estado do Turismo e do Emprego e da Formação Profissional.

Legislativas: Lista PS/Algarve está completa

joão soares será o cabeça de lista dos algarvios
Com a excepção de Aveiro, as listas de candidatos a deputados pelo Partido Socialista foram, há alguns minutos, aprovadas, sem votos contra, na reunião da Comissão Política Nacional.

A proposta de Aveiro registou oito votos contra e doze abstenções, devido à não inclusão do secretário-geral adjunto da JS Pedro Vaz.

À lista apresentada pela Federação do Algarve e que, oportunamente divulgámos, a Comissão Política Nacional do PS acrescentou o elemento em falta: o cabeça de lista, João Soares.

  • "As listas foram aprovadas com rapidez e antes tinham sido sujeitas a um intenso debate no PS. Houve debate antes, houve apreciação agora e houve uma votação esmagadora no sentido da aprovação destas listas", declarou João Tiago Silveira, porta.voz do partido.

Portanto, a partir de hoje, os cabeças de lista do PS nas próximas eleições legislativas são os seguintes: Maria de Belém (Aveiro), Luís Pita Ameixa (Beja), António José Seguro (Braga), Mota Andrade (Bragança), José Sócrates (Castelo Branco), Ana Jorge (Coimbra), Carlos Zorrinho (Évora), Francisco Assis (Guarda), Luís Amado (Leiria), Jaime Gama (Lisboa), João Soares (Faro), Miranda Calha (Portalegre), Alberto Martins (Porto), Jorge Lacão (Santarém), Vieira da Silva (Setúbal), Rosalina Martins (Viana do Castelo), Pedro Silva Pereira (Vila Real), José Junqueiro (Viseu), Ricardo Rodrigues (Açores) e Bernardo Trindade (Madeira).

A lista de candidatos a deputados pelo PS/Algarve fica assim constituída, em definitivo: João Soares, Miguel Freitas, Isilda Gomes, Jamila Madeira, Hugo Nunes, Fernando Anastácio, Esmeralda Ramires, Manuel Marreiros (ind.), Maria José Mestre, Ricardo Luz (JS), Sónia Melo, Sara Brito e Rui Lourenço .

Não sabemos que critério levou a Comissão Política Nacional do PS a propor João Soares para a lista algarvia. Por passar férias ou na Manta Rota ou no Alvor, não deve ser…

Autárquicas: Guerra no PSD

psd/leiria pede impugnação de decisão de manuela
Imagem: montagem de Galiós, sobre gravura retirada da Net
A imposição de Isabel Damasceno como candidata à Câmara de Leiria provocou uma guerra jurídica no Partido Social Democrata. A distrital pediu ao Tribunal Constitucional para impugnar a decisão da direcção do partido, segundo noticiou ontem o semanário «Expresso»

A distrital tinha proposto o nome de José António Silva, mas a direcção de Ferreira Leite vetou-o e foi acusada de nunca ter fundamentado o veto. O Conselho de Jurisdição do partido deu, no entanto e à revelia dos Estatutos, razão à direcção nacional.

O PSD/Leiria considera "jurídica, política e eticamente muito censurável" o acórdão do Conselho de Jurisdição do PSD que avalizou a imposição de Isabel Damasceno pela direcção nacional do partido e enviou o pedido de impugnação ao Tribunal Constitucional, para anular o acórdão do órgão jurisdicional do PSD.

Assinale-se que, no Algarve, apesar das profundas diferenças de pontos de vista existentes nas hostes, a legalidade respeita-se e a coesão mantém-se.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

IKEA: Loulé? Sim… Não… Talvez.

muitas histórias para contar
O on-line «Observatório do Algarve», na sua edição de hoje, dá conta de que “há duas localizações na mesa para a instalação do IKEA em Loulé”.

Tendo ouvido Seruca Emídio, este órgão informativo esclarece que o presidente da autarquia louletana adiantou que a escolha será “só depois das eleições” e implica a alteração do Plano Director Municipal.

Mas o autarca revela que, no entanto, está já feito o projecto para o alargamento da via entre o sitio da Alfarrobeira, a Goncinha e Loulé, próximo do qual, uma sociedade, de que são sócios cinco dos advogados do escritório de Miguel Júdice, anda a comprar terrenos… com cláusulas de sigilo.

Ora é aqui que bate o ponto. Porque isto é só revelar uma ponta de uma já complexa história que tem muitas pontas soltas, muitos segredos para desvendar. Vamos ver se conseguimos contar algumas coisas que não couberam na notícia do «Observatório do Algarve».

Mal se soube de «eventual» intenção do gigante sueco se instalar no sul da Península, apontando-se duas localizações prováveis (Huelva e Loulé), logo Reinaldo Teixeira, empresário sedeado em Quarteira, pressentiu a sua grande oportunidade. Numa sociedade com outro empresário amigo, J. Apolónia, e, ao que se diz (e nem sempre tudo o que se diz corresponde a toda a verdade) com o «apoio moral» de José Graça, vice-presidente da Câmara de Loulé e seu conterrâneo de Salir, Teixeira desatou a adquirir os terrenos das antigas instalações da fábrica de cerveja, na Franqueada, e nas áreas envolventes da mesma. Fala-se que as aquisições se alargaram até próximo da futura área de implantação do aeródromo de Loulé.

Quem não terá gostado nada da «gracinha», terá sido Seruca Emídio, ultrapassado nesta questão pelo seu “vice”. Tanto mais que, entretanto, Seruca se teria comprometido com o seu confrade, o advogado social-democrata Miguel Júdice, apontando para a área a norte do Parque das Cidades, junto ao nó da Via do Infante que liga Loulé a Faro.

Sabe-se que o “escritório” do advogado, apesar de a quase totalidade dos terrenos se situar dentro da actual Reserva Agrícola Nacional, já terá adquirido, com cláusulas de sigilo, mais de 30 hectares de prédios rústicos, nesse local, desde Dezembro de 2008, ou seja, na altura em que foi anunciado o projecto de turismo mineiro, na mina de sal-gema de Loulé, e foi assinado um “protocolo de intenções” (palavras de Seruca Emídio) que seria o ponto de partida para um foco de interesse e atracção turística.

Júdice sempre presente neste «ponto de partida»…

A verdade é que, neste momento, a especulação cresce, no nó da Via do Infante que liga Loulé a Faro, apesar de a instalação da IKEA no concelho de Loulé ainda não estar em fase de compromisso.

É ainda o «Observatório do Algarve» que revela, por exemplo, que um prédio rústico no sítio da Alfarrobeira, de seis hectares, foi comprado, em Abril, pelos advogados, por 1,8 milhões de euros.

Sabe-se (e compreende-se) que o presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, pretenderia que as eventuais (?) futuras instalações da IKEA se situassem na envolvência do Parque das Cidades, sim, mas a sul, mais próximo do nó do aeroporto. É uma pretensão (seria uma terceira hipótese de localização) que parece cada vez mais afastada.

Quanto aos terrenos adquiridos por Reinaldo Teixeira, cria-se-lhe agora uma nova esperança: a eventual e muito pouco provável instalação de um projecto, apresentado pelo Grupo Auchan, para instalação de um centro comercial, que necessitaria de uma área de 40 hectares, importaria em cerca de 400 milhões de euros e que poderia vir a ser implantado, ou na zona sugerida pelo autarca de Faro, ou, mais provavelmente, nos terrenos de Teixeira.

As «más-línguas», porém, dizem que esta eventualidade… é apenas para manter o empresário quarteirense «quieto e calado». Será?

Vai ainda correr muita água por baixo das pontes até se saberem os meandros das maquinações entre o ex-bastonário dos advogados e a Câmara de Loulé…

Fed Ex Golf Challenge, em Vila Sol

português venceu com 7 pancadas abaixo do par
Imagem: Gomes Barroso, vencedor do torneio nacional. Foto retirada da Net
Foi jogada hoje, no campo de golfe de Vila Sol, a final nacional do FedEx Golf Challenge, de que saiu vencedor José Gomes Barroso, que garantiu, deste modo, a presença no “santuário do golfe”, o campo de 36 buracos de Pebble Beach, nos Estados Unidos, de 15 a 18 de Outubro.

Barroso, que completou o percurso com 65 pancadas, 7 abaixo do par, levou a melhor sobre os 54 apurados nas duas etapas de qualificação do torneio, que decorreram em 25 de Junho, em Sintra, e em 10 de Julho, na Póvoa de Varzim.

Em Pebble Beach, ao lado do português jogarão os finalistas das edições do torneio nos EUA, Reino Unido, África do Sul, México e Emirados Árabes Unidos.

Autárquicas: PSD/Silves já tem candidatos

mulheres: órgãos municipais, homens: freguesias
O PSD de Silves realizou um jantar para a apresentação de Isabel Soares como cabeça de lista à Câmara de Silves, que registou mais de mil convivas.

No decurso do serão, foram também anunciados os restantes cabeças de lista aos diferentes órgãos autárquicos do concelho, sendo Maria José Encarnação a escolhida para liderar a Assembleia Municipal, caso o PSD vença as eleições.

Para as Assembleias de Freguesia, os candidatos são: Luís Reis (Silves), Joaquim Gonçalves (São Bartolomeu de Messines), Fernando Santiago (Armação de Pêra), Sérgio Antão (Algoz), José Cebola (Tunes) e Luís Cabrita (São Marcos da Serra).

Jazz em Loulé

dois concertos ao ar livre
Imagem: Duo Chick Corea e Gary Burton
Dois concertos de jazz vão animar as noites deste fim-de-semana na cidade de Loulé.
O 15º Festival Internacional de Jazz de Loulé recebeu, este ano, o «reforço» da iniciativa do ex-ministro Pinho: o Allgarve Jazz’09.

Amanhã, sábado, 25 de Julho, irá actuar o conjunto Al di Meola World Sinfonia e no domingo, será o duo de Chick Corea e Gary Burton que subirá ao palco instalado junto ao monumento ao Engenheiro Duarte Pacheco. Os bilhetes para cada concerto importam em 20 euros.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Legislativas: PS, à partida, já sai ferido

deputada aldemira pinho empurrada e magoada
Aldemira Pinho, que foi, ao longo da legislatura que está prestes a findar, a coordenadora dos deputados eleitos pelo Partido Socialista do Algarve, não faz parte da lista proposta por Miguel Freitas para as próximas eleições.

A ainda deputada algarvia não aceitou o 6º lugar que o presidente da federação socialista do Algarve apresentou à comissão política que reuniu no passado sábado, conforme demos notícia oportunamente.

Aldemira enviou agora aos militantes algarvios do seu partido uma carta de despedida onde considera que “não é oportuno fazer aqui a justificação da minha decisão de não integrar a lista e esperando que a decisão tomada venha a ter resultados positivos para o Partido Socialista”, o que deixa transparecer a compreensível mágoa pela «ingratidão» que lhe foi demonstrada.

Diz a deputada que sai “com a convicção do dever cumprido; com a convicção de que contribuí, com orgulho, lealdade e dignidade, para a concretização do programa eleitoral para o Algarve” e acrescenta, à guisa de despedida, dirigindo-se, particularmente, às «Mulheres Socialistas», e “militantes que estiveram mais perto de mim e com quem fiz trabalho político responsável e transparente”, um agradecimento aos “que colaboraram e ajudaram-me a cumprir, com dignidade e responsabilidade, o mandato de Deputada”.

Um queixume dorido e sofrido que reflecte o mundo das injustiças e falta de transparência e lealdade que se praticam entre políticos que, em princípio, deveriam ser o exemplo.
O arrivismo é assim que procede: usa e deita fora…

Autárquicas: CDU/Faro apresentou lista

mendonça: verdadeiramente alternativo
A CDU /Faro apresentou ontem, no decurso de um jantar que reuniu cerca de cem militantes, os cabeças-de-lista aos órgãos autárquicos do concelho.

Foram entã0 designados: para a Câmara Municipal – António Mendonça, quadro da PT; Assembleia Municipal – Francisco Agulhas, empresário; Freguesia da Sé – Luís Mendes, engenheiro agrónomo; São Pedro – João Mendonça, engenheiro técnico; Montenegro – Lígia Faria, administrativa; Conceição – João Luz, estudante da Ualg; Estoi – Norberto Martins, técnico electricista; Santa Bárbara de Nexe – Leonardo Abreu, advogado.

Numa proclamação igualmente apresentada no jantar, a CDU afirma-se aos farenses “como a única força verdadeiramente alternativa que, pelo seu projecto e pela sua dedicação à causa dos trabalhadores e das populações, pode pôr fim à alternância de duas forças que praticam a mesma política e produzem os mesmos efeitos nocivos para o país, para a região algarvia e para o concelho de Faro".

Exposição filatélica em Quarteira

incluída no projecto «loulé cidade educadora»
De 1 a 31 de Agosto, entre as 16.h00 às 23.00 horas, irá estar patente, na Galeria de Arte da Praça do Mar, uma mostra filatélica que tem como tema principal o mar.

A exposição constitui a terceira fase de um projecto, iniciado há meses, denominado “Um selo para a cidade educadora”, uma parceria entre o Núcleo de Filatelia de Faro e a Câmara de Loulé.

Nesta terceira fase, vai ser usado um carimbo dos CTT, cujo tema é “A filatelia é gira — Loulé Cidade Educadora”.
A exposição incluirá, além da exibição de selos alusivos ao mar, os desenhos das crianças que participaram num concurso em que lhes foi proposto desenharem um selo.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Que Democracia é esta?

vandalismo? infantilidade? estupidez natural?
A notícia e a imagem foram recolhidas no on-line «Planetalgarve» de ontem. Entristece qualquer verdadeiro democrata, qualquer cidadão bem formado:
  • A democracia e o pluralismo no seu melhor. Cartazes de campanha do candidato do PS à Câmara Municipal de Loulé, Joaquim Vairinhos, apareçeram vandalizados e com ameaças de morte ao candidato.

Se vandalizar cartazes é mau sinal e denota a índole anti-democrá-tica de quem o fez, de quem não percebe quanto é salutar a troca de ideias, de quem não percebe que é da discussão que nasce a luz, muito pior são as ameaças. Ameaças de morte!

São crimes punidos por lei e com entrada directa para a cadeia.

Se quem realizou a façanha, pretendeu fazer campanha pela oposição, designadamente pelo PSD, escolheu a forma mais vil, na qual nenhum partido certamente se revê e que pode virar o “feitiço contra o feiticeiro”.

Escolham participar e discutir o concelho mas com debates de ideias. Isso é que é importante e facilitará a escolha em 11 de Outubro.

Agora desta forma?! Com ameaças?! É uma vergonha para a Democracia.

Ao contrário do que alguns esperariam, não vamos acusar o PSD. Estamos certos de que os verdadeiros sociais-democratas não se revêem nestas acções de vandalismo inqualificável.

Petição de Bota em discussão

parlamento debate amanhã regionalização

A regionalização como uma das prioridades políticas nacionais na próxima legislativa é o que defendem os 7.781 subscritores da petição que apela aos partidos para que assumam "nos seus programas eleitorais a apresentar ao povo português, nas eleições legislativas de 2009, o compromisso de concretizar, na próxima legislatura, a criação e a instituição das cinco Regiões Administrativas”.

Os deputados vão debater amanhã a petição, que foi promovida pelo presidente da distrital social-democrata do Algarve, Mendes Bota.

Trata-se de homologar, ou não, "a obrigatoriedade da criação simultânea das Regiões Administrativas" e a "exigência de que o número de votantes [no referendo] seja superior a metade dos eleitores inscritos no recenseamento".

Legislativas: CDS já tem lista

integralmente constituída por algarvios
A Comissão Política Distrital do CDS-PP Algarve aprovou, por unanimidade e aclamação, a lista de candidatos às Legislativas de 27 de Setembro, que será encabeçada por Artur Rêgo, advogado de Lagos.

Seguem-se-lhe: Ester Coelho, médica, de Portimão; Rui Costa, licenciado em Gestão, de Olhão; Filomena Carrilho, enfermeira, de Loulé; João Patrick, técnico de telecomunicações, de Tavira; Mónica Lemos, estudante do ensino superior, de Faro; Luís Afonso, empresário de Albufeira, e Kristina Ferreira, de Lagoa.

Pela primeira vez, o CDS apresenta uma lista totalmente preenchida por militantes do Algarve.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Informação ao munícipe

assuntos directamente relacionados com quarteira
Na reunião da Câmara Municipal de Loulé, do passado dia 8 de Julho, foram tratados os seguintes assuntos, tendo todas as deliberações sido tomadas por unanimidade:
  • Foi deliberada a atribuição de subsídios a:
    ♣ - Clube de Basket de Quarteira “Os Tubarões”, no montan-te de 1.500 €;
    ♣ - Centro Paroquial de Quarteira, no montante de 500 €, de forma a apoiar as despesas inerentes á realização das comemorações do Patrono da Igreja de S. Pedro do Mar.
  • Foi decidido celebrar o contrato programa de desenvolvimen-to desportivo, para o ano de 2009, entre a Câmara e o Clube de Golfe de Vilamoura, no montante de 14.138 €.
  • Foi aprovada a transferência de verba para a Junta de Freguesia de Quarteira relativa ao contrato programa de 2009, relativo a obras e de acordo com documentos apresentados, no montante de 8.619,75 €.
  • Foi deliberado proceder à nomeação de comissão de vistoria para efeitos de recepção provisória da empreitada de: “Conservação e recuperação de fogos de habitação social – Quarteira Social – Quarteira Bloco 1 (r/c Dt.º e 2.º Esq.) e Bloco 2 (2.º Esq. e 3.º Esq.) na Abelheira”, adjudicada a A.M. Barriga - Engenharia e Construção, Lda.
  • Foi deliberado dar autorização de utilização temporária de zonas verdes em Vilamoura, ao requerente: José Manuel Cruz Braz, Ld.ª.
  • Foi autorizada a renovação de utilização temporária de zonas verdes em Vilamoura, ao requerente Jorge Rabaça Correia Cordeiro.
  • Foi deliberado aprovar a realização das reuniões de Câmara nos dias 5 e 19 de Agosto, sendo esta última a «pública mensal»;
  • Foi deliberado aprovar a alteração da data da realização da reunião pública do mês de Setembro para o dia 23 de Setembro de 2009.
  • Foi deliberado atribuir a emissão de licença especial de ruído, requerida por
    ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e a Centroloulé, para realização de II Feira de Stock Out em Quarteira;
  • Foi deliberado ratificar a licença especial de ruído, requerida por:
    ♣ - “Circo Chen” – Chen & Silva, Lda, para realização de espectáculo de Circo em Quarteira;
    ♣ - João Carlos Justino, para a realização de música ao vivo na pastelaria 3 Palmeiras em Quarteira;
    ♣ - Miguel Simões Godinho, para realização de karaoke no “Snack-Bar Pato Feliz” em Quarteira;
    ♣ - Blazing Piano’s Hotelaria, para realização de música ao vivo na loja 40 do Centro Comercial Marina de Vilamoura;
    ♣ - Brihome Gestão Imobiliária Lda, para realização de música ao vivo no restaurante bar “Old Navy” na Marina de Vilamoura;
    ♣ - Barrie Christopher Sinnot, para realização de música karaoke no “Snack-Bar Baz e Minnie’s”, em Quarteira.
  • Foi deliberado aprovar a rectificação do horário no “Rui’s Bar”, em Páteo da Marina, loja 7, em Vilamoura.

Ele até sabe latim…

uma surpresa chamada seruca
A campanha que aí está não pára de nos surpreender! Para além de uma série de outdoors mais ou menos indecifráveis espalhados por esse Algarve, os candidatos recorrem agora às novas tecnologias, à informática, aos sites, aos portais, aos blogues, aos twitters, aos facebooks, aos hi5, aos flickr e a mais umas coisas esquisitas e que são sobretudo usadas por putos a fugir aos trabalhos de casa.

Já nada parece surpreender. Parece – disse eu. Porque, afinal, os candidatos têm sempre na mão um trunfo para jogar.

Veja-se este fenómeno que Seruca Emídio oferece aos putativos eleitores.

Latim, meus amigos, Latim!... E há quem diga que com o Zé Povinho não vale a pena gastar o Latim…

Autárquicas: Listas e «mistérios»

está a acabar o prazo para o “suspense”
Imagem: Montagem © de Galiós
Já vai sendo tempo de que as listas para os próximos actos eleitorais comecem a consubstanciar-se em nomes de pessoas.

Sabe-se que só no próximo fim-de-semana os principais partidos deverão assentar em definitivo na constituição das respectivas listas para as eleições para o Parlamento.

Entretanto, mais ou menos por toda a parte já vão sendo conhecidos os candidatos a autarcas. Em Faro, ao que parece, dos três principais concorrentes, só a lista independente de José Vitorino ainda apresenta algumas lacunas.

O PSD (Faro com Macário) até divulgou ontem a distribuição dos principais pelouros pelos vereadores, caso a coligação vença. A lista fica formada por Macário Correia, Rogério Bacalhau, Teresa Correia, Alexandra Gonçalves e Paulo Santos; uma lista elaborada “em função dos méritos técnicos dos escolhidos”.

O PS recandidata José Apolinário à presidência da Câmara Municipal, mas vai renovar grande parte da sua actual vereação. Cristina Ferreira, independente, e Dulce Diogo serão colocadas nos lugares cimeiros, anunciando-se a saída de Beatriz Cabrita, João Marques e Augusto Miranda, o actual “vice”, o que parece confirmar os rumores que entre este e Apolinário as relações têm esfriado bastante, de há meses a esta parte.

O Bloco de Esquerda vai apresentar João Brandão, como cabeça-de-lista. Não divulgou ainda a composição dos restantes elementos; apenas anunciou José Moreira, como cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal. Só no dia 23 serão anunciados os restantes nomes.

Também em Lagoa o PS apresentou a lista definitiva para as autárquicas: Aurélio Marcos, Hugo Silva, Susana Ferreira, Carlos Pereira, Licínia Lourenço, Miguel Conduto, Susana Grade, Eunice Reis, Valério Natal, Sofia Espada e Tomás Santos.

No PSD, José Inácio tarda em divulgar quem o deverá acompanhar no próximo mandato, o que está a constituir motivo de desagrado nas hostes laranja.

E em Loulé? – Só rumores mal entendidos, a tentarem prolongar uma espécie de espectáculo, já que as estruturas locais preferem que sejam “os outros” a divulgar em primeiro lugar. Como se não fosse já sabido que a maior “surpresa” de Joaquim Vairinhos seja a de apresentar João Martins em segundo lugar, uma vez liberto do “fardo” de ter de apresentar na sua lista o nome de Hugo Nunes, mantendo da actual vereação a independente Helena Baptista, e que, pelo lado de Seruca Emídio, as “surpresas” sejam as dos nomes das quarteirenses Teresa Gravata e Brígida Cavaco, e do almancilense Aníbal Moreno que lançarão por terra Possolo Viegas e Paulo Bernardo, actuais vereadores.

Enfim, o prazo para este espectáculo de fingimentos está a acabar...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Legislativas: PS/Algarve já formou a lista

afastamento de aldemira pinho gera mal-estar
Imagem: Miguel Freitas, o rosto do PS/Algarve
No passado Sábado, reuniu a comissão política da Federação do PS/Algarve para aprovar a lista de candidatos às legislativas.

A entrada na lista de Jamila Madeira veio complicar um bocado as perspectivas iniciais. Consensual, tanto quanto foi possível apurar, apenas o primeiro nome: Miguel Freitas, o actual presidente do PS/Algarve.

A primeira surpresa, na lista que acabou por ser aprovada, foi o segundo lugar de Isilda Gomes, a governadora civil de Faro.

Jamila Madeira, que perdeu o lugar de eurodeputada, é apenas o terceiro nome da lista que, presumimos apenas por uma questão de quotas, apresenta Hugo Nunes, presidente da concelhia de Loulé em quarto lugar, seguido de Fernando Anastácio, de Albufeira.

São estes os cinco primeiros nomes que, em princípio, terão a eleição assegurada pois se presume que o nome que venha a ser indicado pela Comissão Política Nacional venha a constituir-se como cabeça de lista.

A ainda deputada Esmeralda Ramires e o independente Manuel Marreiros, ex-presidente da Câmara de Aljezur, poderão ainda sonhar com a eleição. Mas os nomes que se seguem – Maria José Mestre, Ricardo Luz (JS), Sónia Melo, Sara Brito e Rui Lourenço – terão de se contentar com a «menção honrosa» que constitui a sua presença na lista de candidatos a deputados. Imagem: Aldemira Pinho - a mal-amada?
A grande surpresa foi a eliminação de Aldemira Pinho, actual deputada e líder das Mulheres Socialistas. O facto está a provocar um grande desconforto nas estruturas dos socialistas algarvios, não sendo consensuais a presença de Hugo Nunes na 4ª. posição, nem o décimo lugar de Sónia Melo, nem o facto de a estrutura de Loulé dar três nomes para a lista, quando Faro, por exemplo, apresenta apenas um.

Impensável era também, até há poucos dias, o afastamento de Jovita Ladeira, David Martins; mas as respectivas candidaturas à presidência das câmaras dos seus concelhos ditaram o veredicto.

Resta aguardar que José Sócrates apenas apresente uma «figura nacional» para integrar a lista algarvia. E, por via da «lei das quotas» muita coisa pode ainda acontecer.