já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 16 de março de 2011

A entrevista pariu um rato

sócrates tenciona recandidatar-se
Imagem: montagem sobre caricatura de Ana Lourenço, de autor desconhecido, recolhida na Net.
A entrevista desta noite, na Sic, era aguardada com muita ansiedade. Nós que não temos desses aparelhómetros para medir shares e audiências, estamos em crer que teve mais espectadores que um jogo de futebol.

E podia (devia) ter sido esclarecedora. Só não o foi porque alguém impingiu uma pergunta à jornalista Ana Lourenço que, mesmo depois de o primeiro-ministro ter afirmado que se recusava a responder-lhe, ela insistiu, até à exaustão, em repeti-la.

Assim, em vez de termos ouvido explicações, tivemos que escutar banalidades que pouco interessam ao comum dos portugueses, para os quais a boa política é um prato cheio de feijão com dobrada e a má política é o prato vazio.

Tirando tudo o que já se sabia (e desta vez, a culpa não pôde ser assacada a Sócrates) a entrevista teve apenas dois pontos de interesse: a garantia de Sócrates que, se tivermos de ir a novas eleições, ele será candidato (olha que novidade!) e o momento em que a entrevistadora informou o primeiro-ministro de que o acordo com os camionistas tinha sido assinado.

Foi pouco; muito pouco, para o «tanto» que todos esperávamos.

PS: Que será que as universidades ensinnam agora nesses cursos de jornalismo?
*

18 comentários:

P. Aleixo Gomes disse...

Francamente. Nem os líderes dos partidos da oposição percebem a gravidade da situação? Faz todo o sentido que Sócrates se demita se não for aprovado este PEC. Um PM não se pode responsabilizar por um plano de governo que não é o seu numa situação de crise económica. Os comentários da oposição a esta notícia são de uma enorme irresponsabilidade e demagogia...

ERA disse...

No campo de entrevistadores, não há dúvida de que a SIC tem de se reforçar e bastante!
Salvo erro, na última entrevista ao PM, a jornalista foi Clara de Sousa.
Simplesmente, uma "desgraça" !
Desta feita optou-se por Ana Lourenço que só tem a seu favor a SIMPATIA,
Como entrevistadora vale ZERO.
Porque deixaram de fora António José Teixeira ou José Gomes Ferreira , por exemplo ?
Este último, sobretudo, confrontaria o PM com factos de grande interesse para todos nós.
Viu-se isso na análise que fêz na Sic-Notícias a sguir ao termo da entrevista, que se tornou repetitiva, monótona e repleta de contradições.

Anónimo disse...

Sócrates voltou a passar um atestado de "coitadinhos" ao povo português. Por muita paciência que tenhamos, começa a ser escandalosa a sua forma de actuar, agora acenando com desgraças que poderão vir no caso do PEC IV não ser aprovado na Assembleia da República. O problema não está aí, mas sim nas medidas que apresenta a penalizar, mais uma vez, aqueles que não se podem defender. Esquece que foi ele e o seu governo que colocou o país na situação em que está, na miséria, graças à incompetência demonstrada, na ausência de políticas económicas concretas de molde a relançar a economia e aumentar o emprego - apesar de ter feito imensas promessas nesse e noutros sentidos - e agora vem anunciar que poderá haver consequências terríveis? Mais de que aquelas em que nos meteu? Se a política do Governo continua a ser esta, então que venha o FMI, pois esses cortam, mas pelo menos traçam objectivos económicos que têm que ser executados, nem que seja apenas para pagar a dívida. Uma crise política, diz, mas qual crise, se nós já estamos nela? Já era tempo deste PM e o seu Governo respeitar os portugueses e fazer aquilo que já devia ter feito há muito: abandonar os tachos governamentais e dar lugar a outros mais competentes.

Porreiro pá disse...

O inginhero é detestável mas, não é burro!
A pior coisa que lhe podiam fazer, nesta altura, (ele sabe muito bem como as coisas estão, sabe melhor que ninguém!) era deixá-lo no poder!
O Guterres invocou o pântano. Este não tem essa habilidade, não sabe como sair com o seu próprio pé mas, quer sair e rapidamente.

Orlando Martinheira, Faro disse...

Enganam-se aqueles que pensam que o Homem está morto.
O Lourenço não tem razão. A entrevista foi um máximo e com a serenidade de um PM responsavel esclareceu quem não quer ser esclarecido.
De louvar a paciencia que o nosso PM tem para aturar tanto berro, tanto insulto, numa coisa têm de concordar o Homem tem garra, ele não foge como fugiu o Durão, nem vai criar tabus, ele está para ficar e durar capaz por isso escusam de berrar tanto.

Anónimo disse...

De fato Ana Lourenço foi uma verdadeira tristeza fransciscana nesta entrevista. Apática, nada assertiva, sem colocar questões concretas e relevantes, foi uma espécie de "entrevistadora"...foi a tal a incompetência que o engenheiro relativo se deu ao luxo de fazer ele próprio perguntas e responder às perguntas que formolou.
Até parece que a escolha da Ana Lourenço foi propositada. Com "entrevistadoras" deste calibre que nem sequer sabem formular questões concretas de interesse para o país sobre politica económica. sobre o crescimento exponencial da dívida externa de Portugal em seis anos de governo Sócrates, o entrevistado "corta e manda para canto"...verdadeira pobreza franciscana !
Porque não escolheram por exemplo o José Gomes Ferreira, que conhece muito bem o percurso deste "governo" nas áreas de politica económica, para entrevistar o PM ? Será porque não convinha, não era conveniente, não seria politicamente correto ?

Botelho disse...

Entrevista? Isto não foi uma entrevista, foi um arranjo para Sócrates debitar a demagogia do costume. Aliás foi uma mera repetição do discurso de ontem.

Marques da Cunha disse...

Certeiro e preciso o seu comentário.
Parabéns
cumprimentos

Marco disse...

Amanhã vou comprar um papagaio!...

PCP - Ferragudo disse...

inércia de Passos Coelho - que até ao momento não teve coragem de assumir nada - e o moribundo José Sócrates, desejoso de começar a "travessia do deserto".

Como calha bem uma crise política aos dois!
Um, vai culpar o outro...........

PCP - Ferragudo disse...

inércia de Passos Coelho - que até ao momento não teve coragem de assumir nada - e o moribundo José Sócrates, desejoso de começar a "travessia do deserto".

Como calha bem uma crise política aos dois!
Um, vai culpar o outro...........

Anónimo disse...

Já vi há muito que o Zézito está ansioso por abandonar o barco e vir depois culpar tudo e todos pelo descalabro a que levou o País. Ele quer sair, mas quer arranjar maneira airosa e passar imediatamente à oposição para culpar os poutros partidos do estado lastimoso a que o País chegou nesta meia dúzia de anos.

Anónimo disse...

Mas ainda à quem perca tempo a ouvir este senhor? O Povo está farto de demagogia e de vendedores da banha da cobra.

Anónimo disse...

A gravidade da situação que Portugal está vivendo deriva das políticas servilistas e consumistas que o sócrates impôs desde 2004. Recebeu um defice de 80 milhões e passou-o p+ara 150 milhões. Querem ver que a gravidade da situação deve ao povo. O Aleixo Gomes deve andar na lua. Era o que faltava em democracia vivermos em ditadura. O governo para governar tem que se sujeitar ao parlamento, não será? E as gorduras do Estado porque não são aniquiladas? A despesa aumentou novamente. è preciso mudar, sabendo-se, infelizmente, que o PSD vai fazer o mesmo de outra forma. O sócrates deu a entrevistas e as agências de rating afuindaram o país. Talvez porque o sócrates é muito credível.

Anónimo disse...

A gravidade da situação é; os medicamentos vão baixar, agora já não baixam, este é o plano do governo, matar os reformados e os carenciados. Assim também poupam nas reformas. Enquanto isso, baixa-se o iva no golfe para que o zé coma bolinhas.

Marracho disse...

Claro que o Sócrates se vai recandidatar!Do lado de fora não poderia continuar a ocultar o tamanho do buraco em que realmente estamos metidos,essa é a verdadeira razão porque o homem está tão agarrado ao poder,não há outra explicação!Quanto a mim este governo não tem soluções para este país.Está acabado!!!

Anónimo disse...

Meus caros, ou estamos perante um BOM governo ou um MAU governo.
Não há cá meios termos.
Que estamos perante o governante mais mentiroso e aldrabão dos últimos anos ninguém tenha dúvidas.
Este teria sido um BOM governo se quando pegou no País tivesse diminuido o défice, tivesse aumentado o emprego, etc., enfim tivesse tirado Portugal daquilo em que começava a estar mal.
Como não fez nada disto e antes pelo contrário ainda afundou esta porra mais, então podemos dizer que tem sido um MAU governo.
Deixem-se de demagogias políticas e assumam isso mesmo.
É isso mesmo, um MAU governo que nada tem feito por quem trabalha ou quem procura emprego.
Vejam lá se baixaram os ordenados aos gestores amigos e outras coisas por onde poderiam ter começado.
Querem que estejamos satisfeitos? Claro que não podemos estar.
Ficaremos pior se recorrer-mos à ajuda externa?
Melhor não ficaremos e todos os politicos sabem disso.
Se pudessemos substituir o governo sem ter que gastar dinheiros públicos nas eleições seria o ideal.
Como não é possível então que se gaste esse dinheiro o mais rápido possível porque este GAJO já está lá há tempo demais.
GAJO sim senhor porque já não tenho qualquer respeito por este governante de meia tijela que cada vez que aparece em público é para mentir.
Sem medo de dar a cara e assinando, despeço-me com votos de que melhores dias virão.
José Lúcio Branco

Anónimo disse...

ERA...
a última entrevista do Sócrates na SIC não foi à Clara de Sousa. A Clara moderou e muito bem o debate Sócrates/Ferreira Leite para as legislativas. A última entrevista na SIC e que não correu nada bem foi feita pelo Miguel Sousa Tavares, em plena crise PT/Rui Pedro Soares. E antes dessa, a entrevista anterior tinha sido ainda a Ana Lourenço. À SIC não lhe faltam bons entrevistadores - José Gomes Ferreira, Ricardo Costa, António José Teixeira, Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa. O problema, segundo li, é que o convite ao Sócrates tinha sido feito pela Ana Lourenço, para a SIC Notícias, na sequência das entrevistas aos líderes partidários e a SIC decidiu fazer um simultâneo. Na verdade foi uma entrevista para a SIC Notícias e não para a SIC.