já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 8 de março de 2009

Desporto no feminino em Portugal

selecção portuguesa vai bem no mundialito

Foto retirada de «barlavento» online
Se os outros elementos da equipa do ‘Calçadão’ hoje falaram sobre o Dia da Mulher, mal ficaria que eu me excluísse dessa “obrigação”, num dia em que a minha própria consorte decidiu que eu não teria companhia para jantar.

Escolhi um tema diferente e actual: o futebol feminino, cujo «Mundialito» se está a disputar entre nós, com uma boa prestação da equipa verde rubra que, depois de ter derrotado a Polónia e o País de Gales, “aviando” as estrageiras com a mesma receita (2-1), vai amanhã defrontar a Áustria, no Estádio Algarve, para saber qual das duas equipas ganhará o grupo C.

São doze as selecções presentes neste torneio, das quais 5 se encontram consideradas pela FIFA entre as dez melhores do mundo: Estados Unidos (campeã olímpica e n.º1 do ranking da FIFA), Alemanha (actual campeã do Mundo e da Europa e 2.ª no ranking), Suécia, Noruega e Dinamarca.

Este «Mundialito» vai servir como “aquecimento” para o «’Europeu 2009», que se disputa na Finlândia, em Agosto.

E porque escolhi eu falar deste futebol de meninas? É muito simples: a imprensa nacional, sempre pronta a criar hinos às vedetas e aos eventos masculinos, sempre dispostas a comentar os mais pequenos gestos imbecis de directores, árbitros, jogadores e treinadores pagos a peso de ouro… quase nem tem mencionado os feitos das miúdas lusas, que jogam limpo, não se atiram para o chão ao mais pequeno coice de grilo, que não discutem com os árbitros, não exibem namorados e divórcios, nem dão entrevistas imbecilizantes.

Pura e simplesmente, quando os mídia os referem, fazem-no num cantinho despercebido, em duas ou três linhas. Como se o desporto feminino fosse algo sem interesse; como se Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Vanessa Fernandes, Aurora Cunha, Naide Gomes, Susana Feytor, Telma Monteiro e tantas outras nunca tivessem existido para honra e glória do desporto português…

Pois eu estou com a selecção feminina de futebol e desejo que vençam, amanhã, o jogo com as austríacas.

ÚLTIMA HORA: A atleta portuguesa Sara Moreira conquistou hoje a medalha de prata na prova de 3000 metros femininos dos Europeus de pista coberta que estão a decorrer em Turim, Itália.

Uma boa forma de comemorar o Dia da Mulher!

Sem comentários: