já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 31 de março de 2009

Não é num ano que se faz um candidato

isso só dá tempo para mostrarem o sorriso
Imagem: Foto de Hélder Nunes em montagem de Galiós sobre desenho de Uderzo
Recentemente, Hélder Nunes, director do semanário «barlavento» assinou um editorial de extremo interesse, que deveria ser lido por todos os candidatos ou proto-candidatos às eleições autárquicas e, genericamente, por todos os responsáveis partidários locais, concelhios e regionais.

E o que escreve Hélder Nunes, pode resumir-se numa sua frase lapidar, de lúcida referência: “As eleições não se ganham com grandes jantares entre amigos. E também não é num ano que se consegue preparar um candidato para qualquer autarquia”.

Ou seja, precisamente o contrário do que se passa entre nós, quando os responsáveis políticos preferem estender até ao limite o suspense sobre a designação dos candidatos, e onde estes são escolhidos precisamente, entre as «capelinhas» de jantares e patuscadas, ou como diz Hélder Nunes,os candidatos são designados-mesmo sabendo que são incapazes e não possuem carisma para desempenhar qualquer cargo. O que está em jogo são as regras do seguidismo, dos compromissos pós-eleitorais, do clientelismo, da bajulação. O que se vê, no panorama político-partidário, com as honrosas excepções, é a mediocridade a prevalecer”.

E está (quase) tudo dito. Não é agora, apenas alguns meses antes do acto eleitoral, o momento adequado para os candidatos saltarem para o terreno para se inteirarem dos problemas das terras e das gentes. É curto.

Agora apenas lhes resta pouco mais que afivelarem um sorriso que habitualmente não usam, e darem a impressão de que estão preocupados com o eleitorado.

Quando a maior parte deles apenas se preocupa em trocar por votos, uns sorrisos e uns beijinhos.

4 comentários:

Anónimo disse...

anda por aí um restolho de ratasanas à procura de um buraco onde se enfiarem nas próximas eleições, que não vos digo nada. É o vale tudo vilanagem para conseguirem o poleiro.
Isto escreveu a Vampirete dos Piercings...
E ele tem muitos compadres que lhe contam tudo...

Anónimo disse...

E diz mais a Vampirete: Meus queridos leitores, o que eu vos digo, é que o restolho que vai por aí com as andanças para arranjar tachos nas próximas eleições, é de fazer penar as alminhas mais pecadoras. E sei muito bem o que digo, e o que se passa por aí. O que eles suam para ganhar a vida honradamente, o que nem sempre conseguem, é verdade. Mas adiante...

Augusto Reis disse...

“Há políticos pobres que ao fim de uns anos estão milionários”.
Esta frase é da Drª. Maria José Morgado, vice Procuradora Geral da Republica.
Mas eles andam tão preocupados com o bem-estar do povo, não estão?!!!!
Alguns passam de administradores de bancos que levaram à falência para o cargo de conselheiro de Estado!
Tudo gente de bem!

Anónimo disse...

Aí o avô cantigas parece que se anda a preparar à alguns vinte anos! Vão ver que é desta vez que a Quarteira vai ficar limpinha!!!!

LOL LOL