já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 19 de março de 2009

Escola da Fonte-Santa, sim ou não?

estaremos perante uma grande golpada?
Imagens do arquivo da CML - desenho de projecto da futura (?) escola da Fonte-Santa
A novidade chegou através de um comentário com um nome fictício, mas causou entre nós grande espanto e curiosidade. O ‘Calçadão’ procurou, de imediato, averiguar o que se passa realmente com a escola anunciada para ser construída junto da urbanização da Alsakia.

O ‘Calçadão’ tentou saber; bateu a várias portas. Mas o ‘Calçadão’ deparou-se com um muro de silêncio.

Assim, e porque sabemos que a leitura do ‘Calçadão de Quarteira’ é muito frequente e… apreciada na autarquia de Loulé, aqui fica o repto, para que quem de direito dê a resposta que se impõe.
"Querem lá ver? Então não é que a escola que foi projectada e aprovada para a Fonte Santa, mas que, por vontade e bi(u)rrice do senhor chefe de divisão da Urbanística e proprietário do mega loteamento, não foi avante, após terem sido gastos milhares de euros?! Sendo dobrada a despesa com o novo projecto que é tipo Santa Engrácia. A Câmara paga !!!...

Ops...

Quem terá ido mexer neste assunto, acordar o fantasma que depois de publicitado, na maioria dos jornais e exposições, como uma das maiores obras deste executivo, por artes cénicas e magias do individuo acima referido, com conivência do executivo, é abafado?!!!

Consta também que o terreno onde inicialmente foi prevista a localização deste projecto, se encontra agora novamente loteado e é pertença do senhor chefe de divisão que (re)loteou, será verdade!??

Poderá um lote de cedência com um uso definido, registado a favor do município, ser entregue a um privado para lotear com um fim diferente ao aprovado e registado no respectivo alvará ?

Não há necessidade de concurso público para um particular vender à câmara um projecto de 150 mil euros???...


Sendo tornado público que o processo se encontrava na fase de adjudicação da empreitada de construção, quem irá indemnizar as empresas que vierem a ser colocadas do 1º ao 4 lugar? Ou quais serão as contrapartidas oferecidas, para se manterem calmas????

Provavelmente não será como atrás expus e nunca terei resposta ás questões colocadas! Se assim não for, as minhas sinceras desculpas, desde já.

O que me espanta, são coisas como estas que ninguém vê. Ou não querem ver?! Deve ser da dimensão das golpadas; são demasiado grandes; ofuscam o olhar dos comuns mortais!

O problema é que os perdedores, são vários: os munícipes, a Câmara, a cidade, as crianças. O ganhador é só um o senhor chefe de divisão já citado…"
A não ser devidamente esclarecido o que aqui se narra, não há dúvidas de que estaremos perante uma situação que classificamos, no mínimo, de muito… estranha – e que não se coaduna com a “gestão rigorosa” dos dinheiros da autarquia, como o Dr. Seruca Emídio gosta de propalar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sou moradora em Quarteira, mais contritamente no Semino, tenho seguido com interesse este folhetim da escola da Fonte Santa, há tempos foi neste blog lançado um post a noticiar que o Executivo da Câmara Municipal de Loulé, tinha o projecto da nova Escola da Fonte Santa concluído e aprovado e iria começar a construção da mesma escola no Alsakia, apresentando a mesma imagem do blog e em tudo o que são jornais regionais, avançando prazos e valores da obra.
Agora, no mesmo blog, sai um novo post, a publicitar o lançamento da 1ª pedra do Quartel de Bombeiros, com a mesma e velha imagem da Escola:

Afinal o que se está a passar, Sr´s Presidente, e Vereadores, ou alguém que me esclareça das manobras “GOLPADAS”que estão a ser executadas?:

1-A escola é para ser ou não construída?

2-Há ou não dois projectos para a mesma escola?

3-Quem paga o novo projecto?

4-O projecto “velho”, não prestava?

5-Há interesses imobiliários do sr. chefe urbanístico?

6-Há conluio com o executivo da câmara e o chefe?

7-O lote camarário está a ser loteado para outros fins ou está a ser utilizado por particulares?

Como contribuinte “pagador”, meço

Anónimo disse...

é bom ver o nosso dinheiro bem empregue....
só é pena a impunidade com que certos "malandros" se deparam!!!

Lourenço Anes disse...

Ao anónimo(a) contribuinte pagador:

Já tive oportunidade de me penitenciar por um erro cuja responsabilidade se ficou a dever exclusivamente a mim, quando, por engano, publiquei uma foto errada no post sobre a "proxima" (agora passada) inauguração dos Bombeiros.
O erro foi corrigido e, trocada a imagem, "reposta a normalidade".
Quanto à construção da escola... esperamos que os sefrviços da autaraquia esclareçam o que se passa...

Cumprimentos
Lourenço

Anónimo disse...

Como é que acham que se finaciam as campanhas dos partidos politicos?
O urbanismo serve essencialmente para isso.
Primeiro financiam-se os candidatos, depois deles ganharem alteram-se os projectos. É tudo legal. Pode não ser muito moral, mas a moral tambem não dá de comer a ninguem.Para saber a verdade é só consultar o processo. É público

Anónimo disse...

Eu acho graça: fala-se num assunto qualquer que às vezes nem tem nada que ver com Quarteira e toda a gente dá palpites e manda comentários.
Fala-se em coisas importantes e as vezes tão graves como esta que aqui se fala e poucos comentam.
É a consciência civica que temos? Os quarteirenses não se interessam por as coisas da sua terra?

Anónimo disse...

PORRA! Ninguém esclarece isto???
E a porcaria dos vereadores da oposição não questionam o executivo?
Podia ao menos o PS no blog dos Vereadores dizer qualquwer coisa, esclarecer, questionar, protestar...

Anónimo disse...

Pois,era bom que esses jornais
regionais, agora possam pedir esclarecimentos,sobre uma obra aprovada,com projecto concluido,julgo que elaborado por tecnicos da autarquia.Penso que é grave, o que se está a passar, não só sobre este projecto!... ou será que já não vai ser este o projecto
da escola? não haverá outro encomendado!... a alguém que até já foi func. da cml?
Haja decencia sr. presidente e menino chefinho,olhem se quem sabe do assunto abrir a boca? como é?
A oposição tem se deixado papar!...
J.V. vai em frente, força os func.
estão contigo, FORÇA AMIGO.

Anónimo disse...

É pena que assuntos como este que merecem a atenção de todos, são dinheiro públicos, atirados á rua.Quem de direito, que deveria dar explicação, fecha-se em copas e nada se sabe!! E assim vai este concelho!!Sem qualquer tipo de oposição que exija exclarecimentos, sobre as questões! Há um facto que também em nada contribui para a mensagem passe, que é a volatilidade com que os post´s são introduzidos!Sr´s autores, não terão afinal a pretenção de transformar este blog que até tinha interesse por ser local, em jornal diário de tiragem nacional????Se assim for perderão certamente quem os vizita....
Cumprimentos. Luis Semião