já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 31 de março de 2009

A IKEA quer instalar-se no concelho

deixem voar o passarinho e depois chorem...
Já tínhamos ouvido uns zun-zuns por aí sobre a futura instalação de uma unidade da IKEA no concelho…

Hoje, os rumores tornam-se realidade, depois de o presidente da Câmara de Loulé ter dito ao «Correio da Manhã» que “o nó do aeroporto da Via do Infante, perto do Parque das Cidades, é apontado como a localização provável”, ainda que reconhecendo que, para tal localização “surgem vozes discordantes, devido a dificuldades no trânsito, quando ali vai nascer um hospital e os acessos ao estádio, em dia de jogo, são complicados”.

Vamos por partes:

O grupo sueco IKEA está a pensar em construir uma loja no Algarve e tenciona fazê-lo no concelho de Loulé. A alternativa não passa por qualquer outra zona do Alagarve.

Trata-se de um investimento da ordem de 200 milhões de euros, que poderá dar empregos directos e indirectos a cerca de três mil trabalhadores. Estamos, pois, a falar de uma coisa “em grande” – nada mais que a maior unidade da multinacional na Península Ibérica.

A empresa parece fazer depender a sua decisão do preço dos terrenos e das contrapartidas que lhe venham a ser exigidas por parte da autarquia louletana. Caso contrário, a alternativa a Loulé deverá passar pela cidade andaluza de Huelva.

Seruca Emídio diz que a eventual localização não está ainda definida, e terá afirmado ter sido realizada apenas uma abordagem. Acrescenta que Loulé terá sido o local escolhido pela sua localização geográfica; aponta “as antigas instalações da Unicer, na saída para Quarteira, como uma solução a considerar”; frisa que “queremos é que o investimento fique no concelho" e espera que "não surjam entraves a inviabilizar o negócio".

E é aqui que começa a porca a torcer o rabo.
Os entraves e os velhos do Restelo já estão a alinhar frente às tribunas:
  • Apolinário, percebendo que a localização em Faro está fora de questão, aponta para a solução a sul do «Parque das Cidades», a meio caminho entre Faro e Loulé. Quer colher alguns benefícios para o seu concelho e até se entende essa posição. Tanto mais o "negócio" permitiria "ajudar nos encargos à empresa que gere o Estádio Algarve".
    .
  • Elidérico Viegas diz que a instalação de uma loja e de um centro comercial do IKEA no Algarve "não traz nenhum valor acrescentado para a região nem para a sua principal actividade, o turismo" e opõe-se à localização perto do nó do aeroporto.
  • .
  • A associação de comércio ACRAL considera que é uma - "péssima notícia. O IKEA não traz nenhuma vantagem para o Algarve e a criação de postos de trabalho é ilusória, pois muitos, no comércio tradicional, vão desaparecer."

É evidente que a localização da unidade da IKEA junto do Parque das Cidades não nos parece uma boa ideia. Neste ponto, somos concordantes com os que defendem que o Parque das Cidades deve ser dotado de equipamentos que sirvam a região e a generalidade dos cidadãos, e não estar ao serviço de outros interesses.

A localização sugerida pelo presidente da Câmara - as antigas instalações da Unicer – parecem uma sugestão correcta. Mas há que ser lestos nas decisões a tomar.

Ou então… vamos todos – o senhor Elidérico e os seus hotéis, inclusive – comprar o mobiliário da IKEA… a Huelva.

14 comentários:

Nuno disse...

Que querem que o Seruca faça diga não ao Ikea para proteger o comercio local, até parece que vai ser por isso que se vão

Anónimo disse...

vai ser o fim do comércio tradicional da 125 e de Almancil. Vão fechar todas as lojas de móveis e decoração.

Helena B. disse...

Estou a espera disso há muito tempo.Tudo o que se diz acerca do comercio tradicional são falsas questões.bemvindos

Consumidor Só disse...

Uma IKEA no Algarve seria muito bom, e é impossível que crie 3000x4=12000 desempregados nas lojas de móveis daqui :-)

Anónimo disse...

Ikea não faz muita concorrência ao comércio do ramo, que vende mais é estilo antigo e piroseiras, essa é a pura verdade!

Realista

João Silva disse...

Ikea não faz muita concorrência ao comércio do ramo, que vende mais é estilo antigo e piroseiras, essa é a pura verdade!

Farense disse...

Óptima localização, central, sem portagens, desmonopolizava a guia e Portimão, é a melhor noticia k já vi para o Algarve

Anónimo disse...

O melhor projecto da década surgiu, talvez a melhor oportunidade de salvar o Algarve está na ordem do dia, se faz favor aproveitem os suecos ou então está tudo tramado; deixem de pedir opiniões ao turismo, ao comercio, aos verdes e hajam com rapidez e seriedade.
A localização é importante, sem duvida que é, mas sejam coerentes, os suecos não têm paciência para o empurra praqui e prali. Unicer? Onde é isso? Lá no meio das moitas? A caminho de que? Onde mesmo? oh senhor Seruca, eu sei que quer agarrar com força o projecto no seu concelho, mas na unicer? Acha mesmo? Porque não em Querença? Ou no Alto-Fica? Coerência sr. presidente, você não se desgrace. Please... hajam com eficiência, com certeza que a melhor localização será na zona do parque das cidades, perto do nó de ligação ao aeroporto, visto estar á saída da A22 e a artéria principal para a capital e o aeroporto, servindo o sotavento e o barlavento e os nuestros hermanos.
A meu ver a sul do estádio seria o mais indicado nos terrenos que sirvam ao mesmo tempo Faro e Loulé, acessos? Por amor de Deus ainda querem melhor? Vejam o exemplo da Guia com o Shopping, o Retail Park,os Lanka Park I e II, Makro, Aldi, Leroy-Merlin entre outros.
Ao comercio local, apostem nos shoppings, comprem catálogos actualizados e modernos, sejam competitivos e dinamicos. Há espaço para todos, as coisas mudam, há-que dançar ao som da musica, actualizem-se.
Bem vindos ao desenvolvimento, deixem-se de historias, aproveitem em quanto é tempo.

Anónimo disse...

Depois venham pedir votos aos comerciantes que nós ca estamos para os receber. Os politicos são os verdadeiros culpados de tudo o que está a acontecer neste concelho de Loulé no Algarve e no País com estas cedencias aos grandes grupos puzeram-nos a nós pequenos Empresários a morrer de fome e a não poder-mos manter os nossos empregados. O que vai ser dos nossos filhos e dos nossos netos só a imigração os pode salvar porque aqui é tudo uma cambada de vendidos.
Zei Meia Sola.

Álvaro C. disse...

As pessoas admitem que as grandes unidades matam o comércio tradicional. Os comerciantes tradicionais esquecem-se que também eles já mataram outro comércio tradicional... O comércio do inicio do século anterior não se parecia nada com o actual. As lojas vendiam de tudo desde os pregos e parafusos ao bacalhau, ao sabão, às peugas`, às fazendas e às linhas de aque se faziam os fatos antigamente.
O pronto a vestir também matou as costureiras e os alfaiates, as sapatarias mataram os sapateiros. Mas os comerciantes hoje esquecem-se disso. Quer dizer que o que está a acontecer é apenas uma transformação natural, perante as circunstancias.
O comentador anterior diz que a IKEA vem matar o comercio tradicional. Esquece-se que os produtos que a IKEA comercializa só afecta muito poucos e nem sequer prejudica os vendedores de mobiliário porque o que a IKEA vende não são BOAS mobílias com bons acabamentos e isso.
De resto deve saber que muitos algarvios já vão fazer as compras a Sevilha onde há também um centro comercial IKEA. Os tempos mudam e destro de anos o que é hoje comercio tradicional será comércio antiquado, só frequentado por quem precisa pouca coisa, com urgência ou...... fiado...
Nas zonas dos centros comerciais os antigos lojistas acabam sempre por instalar as suas lojas também em centros comerciais, onde toda a gente vai e não é só para comprar mas também para matar o tempo e acaba por comprar.
Eu gostava que o leitor que comentou antes de mim visse nas minhas palavras não um adversário que não sou, mas apenas uma pessoa realista que procurar trazer conforto aos que pensam como ele e explicar também que as grandes superficies podem servir de ancora para uma reciclagem dos comerciantes tradicionais que merecem o meu respeito e o meu carinho.
Um abraço.

Anónimo disse...

Há aí alguma coisa mal-contada? Parece que há aí uma imobiliária que queria vender uns terrenos juntos da UNICER!!!!!
Os interesses pessoais lixam sempre tudo em Loul+e e arredores...
Informem-se!

Anónimo disse...

A ligação da Zona industrial de Loulé à Estação e às Quatro estradas e nó da Via do Infante vai ser decidido pelos "outros " que decidem o que se faz em Loulé.
Seruca não percebe nada do que anda a fazer há oito anos. Loulé morre dia a dia...e são os gabinetes de advogados de Lisboa- talvez Júdice e Payinha Antão, que mandam no futuro de Loulé.
Porra , nunca mais chega Outubro para corrermos com estes incompetentes

Anónimo disse...

Falando desse nome Júdice... Isso diz-me qualquer coisa...
Será sobre um hotel subterrâneo?
Será sobre uns terrenos ali para os lados do parque das Cidades???
Parece-me que conheço o nome.
Podem dizer-me donde é?????

Anónimo disse...

Pois, anónimo... Júdice/hotel da mina de sal/Parque das Cidades diz-te qualquer coisa....
e, por acaso, Reinaldo/Unicer/zona industrial.... não te diz nada?
ou diz-te que os PSD's parecem abutres com a história do terreno para o IKEA????
Chamem o nome às coisas, porra!
Vamos ver... está em leilão... quem dá mais??????????
E já agora, quem recebe...