já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 1 de março de 2011

A tertúlia da «Geração 30»

a diferença entre o que é dito e aquilo que é feito
O tema era: “Abstenção: causas e consequências”. Tratava-se, como aqui se disse, duma tertúlia que decorreu em Faro, organizada pelo PS/Algarve.

Entre as causas dessa abstenção apontou-se a falta de credibilização e responsabilização por parte dos políticos enquanto interventores na sociedade.

Esse é, realmente o ponto-chave da política actual. E não afecta apenas um ou outro partido; percorre todo o espectro político português, onde o que hoje é verdade será amanhã mentira e o que há momentos era mentira é já, de imediato, uma verdade insofismável.

A mentira e a demagogia fazem parte do quotidiano dos nossos políticos. Infelizmente, de todos eles: do Presidente da República ao chefe do Governo, aos lideres partidários ou ao presidente da Junta de Penedos de Baixo.

Que, como se defendeu no debate da «geração 30», seja necessário o recurso a um “discurso de verdade, que transmita uma mensagem simples e directa aos cidadãos, de forma a restabelecer a sua confiança no sistema político”, é fundamental e urgente.

Mas, para que nem tudo fosse coerente no encontro da «geração 30» não bastava que se reconhecesse que “o distanciamento entre cidadãos e políticos resulta da diferença entre aquilo que é dito e aquilo que é feito”; era preciso pô-lo em prática desde o primeiro momento e, para tal, era necessário começar por afastar aqueles que escalam na vida e na política a postular uma coisa e fazer o contrário.

Para bom entendedor, meia palavra deve bastar!
*

3 comentários:

L. Coelho, Faro disse...

Para quem diz que o distanciamento entre cidadãos e políticos resulta da diferença entre aquilo que é dito e aquilo que é feito e foram buscar o M.Freitas só se pode dizer que foram buscar um rico exemlo. LOL LOL LOL

Anónimo disse...

O miguel é da geração dos 30????????????? bem me parcia que ele nunca tinha crescido

Anónimo disse...

Quem é a que está a cantar o fado? Parece-me que conheço essa cara, mas não me lembro de onde.

Fátima