já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

As árvores e as cidades

defendendo o uso de espécies nativas regionais
Imagens recolhidas do blogue «MAC Loulé» - ------------------------------- Em Maio de 2008 ...
Chega-nos às mãos uma tese de doutoramento cujo tema é - «Trazendo a riqueza arbórea regional para dentro das cidades: possibilidades, limitações e benefícios».

Trata-se de uma apologia ao uso de espécies nativas regionais na silvicultura urbana das cidades.

O estudo parte da premissa de que a conservação da diversidade biológica é hoje reconhecida como uma necessidade mundial, sendo preciso estender as estratégias de conservação para dentro do planeamento das áreas verdes das cidades.

Considera o autor que o uso dessas espécies arbóreas nativas regionais é ainda bastante incipiente, com nítido predomínio de espécies exóticas tanto no número de espécies como, principalmente, no número de árvores utilizadas.

A tese defende que, com a utilização de espécies nativas regionais, se pode "aumentar a permeabilidade da paisagem às demais espé-cies da biota, contribuindo para a conservação biológica regional".

Segundo se conclui, "os administradores dos espaços urbanos devem incentivar a realização de estudos para avaliar o uso das espécies arbóreas de ecossistemas regionais na arborização viária e na implantação de parques”.

E conclui que “atendidos os requisitos mínimos, não há razões para a não utilização dessas espécies, dados os grandes benefícios que podem trazer”. ------------------------------------------------------ ... e em Agosto de 2009

Tal e qual o que se faz nas cidades de Loulé e Quarteira!

E diz o actual vice-presidente do executivo – durante cujo exercício foram arrancadas muitas centenas de árvores nestas cidades – que é… engenheiro silvicultor!...

Sem comentários: