já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Doença de Alzheimer

para que estes doentes não sejam esquecidos
Por iniciativa da Organização Mundial de Saúde assinala-se hoje, 21 de Setembro, o «Dia da Doença de Alzheimer», uma enfermidade progressiva do cérebro, de causas ainda desconhecidas e incurável até ao momento.

Enquanto prosseguem os estudos científicos no sentido de descobrir a cura para esta doença, resta-nos fazer tudo para que os doentes com Alzheimer não sejam esquecidos nem negligenciados.

Fazemos eco das palavras do governador Civil de Faro: “Que esta doença afecte apenas a memória dos que dela sofrem, e nunca a nossa”.

1 comentário:

Isidro Dinis--AHDPA disse...

Como dirigente da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer com sede na rua da Azinheira em Quarteira, agradeco ao Calçadão a divulgação e informação no dia dos doentes de Alzheimer.
Aproveito esta oportunidade para publicamente divulgar o seguinte: Além de podermos também refletir um pouco neste dia dedicado a todos os que lidam diáriamente com esta doença, doentes e cuidadores..
Quando aparece esta doença em casa o primeiro choque é da familia que depois de informada por médicos e técnicos nessa ária assume a responsabiçidade de cuidar do seu doente geralmente já idoso.
Com a evolução da doença de Alzheimer doença essa do foro cognitivo e progressivo o doente fica cada vez mais dependente de todos os familiares que o rodeiam e aprecebem-se que cada vez o seu ente-querido quer a nivel fisico quer psicológico requer um esforço enorme em cuidados crescentes tais como igiene pessoal medo de fuga portas e janelas encerradas chaves escondidas fogo material elétrico é um perigo arremeço de tudo qunto lhe vem ás mãos etc.
Os familiares assistem impotentes ao declinio mental e fisico até que já não conseguem dialogar perdendo toda a qualidade de vida a que estavam habituados.
Nós na nossa Associação damos toda a informação e formação a todos os familiares que nos procurem temos pessoal técnico expecializado e centro de apoio e covivio de segunda a sexta feira das 1O ás 18 horas nas nossas intalações na rua da Azinheira junto do Banco BANIF telefone 289323131. para quqlquer contcto

AJUDE-NOS PARA QUE POSSAMOA AJUDAR

A.H.D.P.A.

Isidro Dinis
Vic-Presidente