já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A propósito de um banimento

isto não é ameaça; é desencanto
Esta foi a mensagem recebida, de quem foi “definitivamente banido” dos comentários do 'Calçadão':
  • "Antes de mais, aí vão os meus cumprimentos.

    Foi com surpresa que verifiquei que o Calçadão, há dias que me impede de deixar os meus comentários.

    Sendo o Sr. o administrador do blog, não posso impedir esta - “eliminação” nem o opor-me ao seu critério. No entanto, a razão porque o faz impede-me de concordar com a sua decisão.

    Sei que, por vezes, utilizo uma linguagem um bocado pesada, senão mesmo desrespeitadora, umas vezes para com outros comentadores e por vezes mesmo para consigo. Não serve de justificação mas, durante várias semanas tentei desprezar e evitar esse tipo de discurso, sempre que me senti directamente visado. No entanto, a paciência tem limites. Perceba que, quando nos faltam tão frequentemente ao respeito, perdemos a tolerância para com a estupidez alheia, o que nos obriga a ser também estúpidos.

    É claro que isso não vai servir-me como atenuante, mas entendo que não passa de uma gota no oceano o meu afastamento, quando verifico outra linguagem menos própria existente nos comentários que continuam a passar.

    Por isso, lamento que tenha sido eu precisamente a ser o escolhido entre tantos para começar a limpeza na casa, quando os ataques pessoais continuam a ser uma constante no rol de comentários.

    Gostaria que ponderasse sobre o que acabei de dizer e revisse o seu critério, relativamente à minha pessoa, perante o compromisso de, futuramente, “adoçar” o meu estilo e linguagem.

    Se, mesmo assim, o meu pedido não for atendido, resta-me apenas desejar-lhe felicidades e que continue o bom trabalho efectuado em prol de Quarteira e dos Quarteirenses.

    Sem outro assunto,
    (Ass: identificação)".

A nossa caixa de comentários, em vez de servir como um fórum para troca de ideias sobre o que os autores do blogue escrevem, tem-se estado a transformar, como aconteceu há cerca de dois anos, num espaço onde quatro ou cinco leitores se têm dedicado ao mútuo insulto.

Os comentadores preferem, quase sempre, comentar o que outros comentam, aproveitando a oportunidade para darem vazão a uma linguagem de baixo nível, insultando os que, por qualquer razão, não comungam da sua forma de pensar.

Tem-nos sido particularmente difícil tolerar esta situação, sobretudo porque quereríamos que o «Calçadão» funcionasse como um fórum útil aos quarteirenses e, ao contrário, vamos assistindo ao agravamento da linguagem e atitudes disparatadas.

Por mais de uma vez fomos tentados a cortar o espaço para o comentário. Temos a consciência que, fazê-lo nesta altura, a meia dúzia de dias de actos eleitorais, isso poderia ter “outras” interpretações.

Mas a paciência está a esgotar-se.

1 comentário:

Unknown disse...

São decisões difíceis, mas terão que ser tomadas a bem da restante clientela que se vai desinteressando de observar estas atitudes. Bem hajam