já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Foi a CML que criou as Novas Oportunidades?

câmara de loulé distribui diplomas
Imagem: A distribuição dos diplomas - foto do arquivo da CML
A Câmara de Loulé emitiu um comunicado a informar que procedeu à “entrega dos certificados e diplomas RVCC a cerca de cem funcionários da Câmara Municipal de Loulé, no âmbito do Programa Novas Oportunidades”.

Esclarece a autarquia que “esta iniciativa permitiu identificar, validar e certificar as competências adquiridas ao longo da vida por estes trabalhadores que não possuíam o 4.º, 6.º, 9.º ou o 12.º ano, mediante a apresentação de resultados da sua experiência (de vida, trabalho e resultante de formação não certificadas). No final deste processo foi-lhes entregue um certificado escolar, passado pelo Ministério da Educação".

Depois, continua a nota oficiosa: “Demonstrando uma visível vontade de apostar no aumento da qualificação dos colaboradores da autarquia, a edilidade definiu como uma das suas prioridades abraçar a Iniciativa Novas Oportunidades […]”.

Seguem-se umas quantas descrições banais sobre o processo RVCC, onde 40 trabalhadores autárquicos estão ainda em formação para concluir o processo referente ao 9.º ano, e 180 ao 12.º ano.

A nota prossegue com esta declaração notável de Seruca Emídio, na distribuição dos diplomas: “Deste modo, pretende-se dar uma oportunidade aos nossos colaboradores de verem reconhecidos os conhecimentos e competências que foram adquirindo por via não formal ou informal, em diferentes contextos de vida e trabalho, legitimando e certificando essas competências”.

E conclui: “Investimos numa formação melhor, de funcionários melhor preparados, com melhor formação. A população do concelho olha com muita atenção para aquilo que nós fazemos e inclusive outros municípios também já começam a ver a câmara e o município de Loulé como uma referência em muitas áreas”.

Fantástico!

Ficamos, deste modo, a saber que o programa «Novas Oportunidades» não é uma iniciativa do Ministério da Educação do Governo actual, mas, sim, que se fica a dever a um notável e raro “investimento numa formação melhor” da Câmara de Loulé.

Até os outros municípios têm inveja!

Na ânsia de apresentar “serviço”, a edilidade perdeu o sentido do ridículo.

26 comentários:

M. Graça disse...

A fotografia diz tudo:
O Seruca parece dizer à moça: tas a ver quem é amigo, quem é? Toma lá o diplomazito que se não fosse eu nunca terias.
O Possolo já está pensando: Nunca mais chega o dia 12 de Outubro, a ver se me livro destas palhaçadas.
O Graça entretem-se a mandar umas sms, se calhar para convencer alguma prima a ir ao jantar das mulheres…
O Bernardo olha para aquela espécie de diploma, a pensar: se eu soubesse disto tinha esperado as novas oportunidades em vez de ter andado a perder tempo a fingir que estudava…

Anónimo disse...

Ó Graça, Você tem mesmo Graça,a brincar a brincar diz ai as verdades todas.
O pensamento do possol é mesmo na muge palhaçadas,é mesmo palhaçadas.

nós por cá

Anónimo disse...

É verdade o que o Zé Carlos diz, isto não é uma iniciativa do Seruca mas sim do Governo. Mas caramba, queria o quê, que o Sócrates viesse cá de propósito entregar os diplomas?
Se faz é porque faz, se não fizesse era porque não fazia... eu chamo a isto simplificar processos.
Que cada autarca entregue os diplomas na sua terra, não vejo problema nenhum nisso.

Anónimo disse...

É tão ridiculo chamar a si aquilo que a outros pertence,mas amigos é assim,quando não se é capaz de fazer ou ter ideias servem-se das ideias dos outros para fazer campanha.É preciso ser mesmo vazio de ideias.É tão pouco paraaquilo que o nosso concelho prcisa e estes momentos de crise exigem.

Anónimo disse...

Meus caros quando não se tem obras significativas para inaugurar ocupa-se o lugar de outros.Quem deveria de entregar os certificados ou diplomas dia ser a directora do departam,ento da camara que coordenou a formação.

Anónimo disse...

Com esta dimensão de politicos não vamos a lado nenhum o zé carlos diz que é ridiculo é mais do que isso é uma tristeza no seculo xx1 este tipo de comportamentos.Por isso uns concelhos crescem e evoluem e outros perdem a chama que tiveram em tempos passados.

Anónimo disse...

Quando a maior parte das obras que os senhores começaram 8 anos de pois de inciciarem a sua gestão são do Vairinhos e do Aleixo qual é agora o espanto?
Quando é que percebem que o Doutor é um mediocre como presidente e completamente esquecido da ética.
Ladrão de ideias e ladrão do trabalho e iniciativas que são dos outros.
PS de m... que permite o roubo.

José Carlos disse...

Para o penúltimo anónimo:

Parece que não fui capaz de me fazer perceber, meu caro.
Evidentemente que os certificados não teriam de ser entregues pelo Governo e até nem é grande problema que tenha sido o executivo a proceder a essa entrega.
Ainda que pense (mas essa é a minha opinião pessoal) que teria sido mais apropriado que tivessem sido os professores dos cursos a proceder à distribuição.
Não sendo estes, estaria certo que fosse a «Câmara» e não apenas parte da Câmara.
Como pode verificar na «Informação ao munícipe» que o Lourenço nos tem trazido, as decisões da Câmara são em 99,99% dos casos tomadas por UNANIMIDADE. Não se entende por que razão os vereadores da oposição, mas que apoiaram as deliberações são sistematicamente excluídos de actos OFICIAIS.

E é aqui que começa a residir o problema. O acto é propagandístgico e mais: propaganda fraudulenta.
Ora repare, o que eu quis criticar na atitude do executivo foram as palavras de Sderuca Emídio que, como pode ler, assume a iniciativa das Novas Oportunidades como uma coisa sua. Da Câmara de Loulé. Ou melhor, do dexecutivo da Câmara de Loulé!
Isso eu condeno como ridículo e FRAUDELENTO !

Estamos esclarecidos? Cumprimentos.

J.C.S.

Ti Teresa disse...

A situação está a tocar o ridículo. Para Seruca vale tudo: desde usurpar projectos que não são seus até fazer coligaçãoes (camufladas) com o BE para tirar votos ao Vairinhos... Quem é capaz de dar uma nota "Excelente" a um funcionário da Câmara para este concorrer às autárquicas, é capaz de tudo! Será que em quase 2000 funcionários da câmara só havia esse "Excelente"? Parace que sim. Só o Joaquim Mealha, candidato do BE à CML mereceu essa distinção! Que fantochada! Mas os eleitores estão atentos...

Anónimo disse...

Caro José Carlos.

Mas que raio de diplomas são estes?
Os funcionarios já os tinham recebido, e agora fazem uma cerimónia de entrega de diplomas?
Informem-se porque a história tá mal contada.
esta é averdade, os diplomas já os funcinários os tinham, só se estes
são uma segunda via!...
Sinceramente estou mesmo pasmada,istoé o cúmulo do ridículo informe-se bem sr josé carlos e vejam onde,e como os provicianos da cml chegaram, para manter os tachos.
carla m.

Anónimo disse...

Diplomas de mentira.
Eu já o tinha algum tempo.

Anónimo disse...

As listas do ps são de uma pobreza.... Repetição de candidatos pelas assembleias de freguesia e municipal, candidatos a vereadores e a presidentes de junta ao mesmo tempo, se ganhar piram-se e deixam um jotinha inutil e parvalhão em presidente de junta com um bando de beatas apagadas e um coronel sem divisa..., os filhos dos candidatos - oliveiras, tomás, viegas, vairinhos, olival, só falta os filhos do martins - Mas o que é se passa com a lista do ps em almancil???? pensam que os almancilenses são parvos????????????????quem é aquela gente, levit, londot, cade as pessoas com valor de almancil? acho que vamos voltar ao almancilistão. Viva o PSD k nos salve

olho vivo, esse seruca disse...

Ah ah ah ah...
Esta "entrega de diplomas" é o maior embuste que se pode imaginar. Se calhar é isso, Calçadão, o homem quis dar a ideia de que ele é que é o autor dos cursos e os funcionários lhe ficam a dever isso.
Os diplomas já tinham sido dados.
Agora tem mais valor porque foram RE-dados!

Anónimo disse...

Já viram as listas do PSD / Seruca?
Só funcionários na Câmara, nas Freguesias, e na Assemb- Municipal!

Se houvesse uma lei que proíbisse os funcionários serem candidatos, o Seruca não conseguia fazer listas. Até o Bloco de Esquerda tem o primeiro que é funcionário do Seruca.!
Não há vergonha neste LC

Anónimo disse...

constato que á ai um anonimo muito incomudado com as lista do PS será por serem compostas pela primeira vez principalmente por pessoas de Quarteira,Almansil e São Clemente?
Gente humilde,séria,trabalhadora e estes sim iguais a si mesmo?

Anónimo disse...

Quero dar os parabens a quem constitui as listas para a Junta de Quarteira do PS porque meus amigos ter a coragem e o bom senso de juntar aos mais maduros os mais jovens mas com capacidade ainda que sejam filhos é acto de grande inteligencia e de planear o futuro

Xato disse...

Mas o que é que estes parvalhões vem para aqui falar em listas?
O artigo do Calçadão não é porcausa da entrega de diplomas que já tinham sido entregues?
Vê-se logo que são os PSD a quererem desviar as atenções para não se falar nas poucas vergonnhas que esta CML faz.
Falem das listas nos artigos das listas.
Eu se fosse os donos do calçadão não metia nem um comentário que não dissesse respeito aos artigos.
Quem quer saber dessas coisas das listas não vem ler estas coisas...........

Anónimo disse...

Estou consigo XATO.
Tinha imensa piada era saber em que data receberam os funcionários
os ditos diplomas e por quem foram entregues, se houver algum funcionario "sem medo" e que passe por aqui, que o diga, a verdade ão deixa de ser verdade, se realmente já tinham recebido os diplomas!..
Alguém se adiantou ao executivo!..
porra pá, o paposseco estava distraido,mas pelos vistos houve nova reedição, nem mais, euros não faltam,ora essa!...

Não pode ser! disse...

Estive a ler no Blog da candidatura do nosso querido ex e futuro presidente Joaquim Vairinhos, a composição e habilitações dos candidatos. E deve haver algum engano com o Ezequiel. Porque há 15 anos já ele andava a terminar o 12º ano e no blog da candidatura diz:"encontra-se a finalizar o 12º ano".
Será que o homem não acabou AINDA o 12º ano? Não pode ser!

Franco disse...

Eh eh eh eh !
Boa, esta eu não sabia, mas a ser verdade... 15 anos para "ACABAR" o 12º..... já era o 27º que devia ter!
Nem nas Novas oportunidades?
Esta deve ser a resposta às MENTES BRILHANTES que aí noutro post alguem defendia que o Ezequiel tem uma mente mais brilhante que a da Drª Gilberta!
eh eh eh eh

Unknown disse...

Confesso que até hoje tenho sido apenas mera espectadora da "blogosfera"...a apenas ver por fora a opinião dos outros...Hoje pela primeira vez "posto" um comentário dada a minha indignação!!!! Acho uma tremenda injustiça o que aqui é dito...
Em primeiro lugar, terminei o Processo e RECEBI PELA PRIMEIRA VEZ o diploma na cerimónia da semana passada!!!
Em segundo lugar esforcei-me muito para conseguir o diploma que recebi, por isso não admito insinuações de quem não sabe do que fala!!!
Por isso mais respeito por quem está a trabalhar enquanto os "profissionais dos bitaites" tentam destruir tudo o que se mexe.

Anónimo disse...

Então nas Novas Oportunidades não está incluido os tachos das Infras ? Nesta freguesia o tacho que se criou na Inframoura para o filho do Zeca fala Fina e agora vão asilar o Pessolo não devia ter direito a diploma ?
Tenho uma empresa na zona empresarial de Vilamoura e desde que checou esse aspirina fala fina á Inframoura já subiu 300% o custo da água , pagamos taxas por qualquer placa e a recolha do lixo está completamente esquecido . Para que serve o dinheiro de nós empresários se esse senhor só nos deixa merda em volta das n/ instalações ?
Vem correr com este canalha vairinhos , esta gente não serve !

Anónimo disse...

Ó Marco!!!!!!!!
Então és espectadora??????
Afinal és o aquê? COISO???????

LOL LOL LOL

Lourenço Anes disse...

O Anónimo anterior deu no alvo!

Diz você que o custo da água subiu 300% na sua empresa?
Pois esse aumento tenho eu, igualmente no meu pequeno estabelecimento. Mas… e as alcavalas? E o aumento da água no consumo doméstico? Confesso que ainda não contabilizei de forma comparada; mas se não decuplicaram as minhas despesas nos últimos 7/8 anos, deve andar muito perto.
E a prepotência com que somos tratados pela Inframoura cujo comportamento pratica de modo diferenciado de uns empresários para outros, conforme (julgo eu) as suas simpatias.
Há por aí quem ocupe o espaço de domínio público com um descaramento inconcebível, como se fosse propriedade sua. Veja-se que há grandes espaços de domínio público que estão vedados para ampliar o espaço comercial de alguns. Como é? Há lei ou regulamento que dê cobertura a estes desmandos?

Muitas vezes tenho pensado se valerá a pena insistir em ter a porta aberta em Vilamoura…

Agora quanto a vir o Vairinhos para sacudir esta gentinha... ponho as minhas dúvidas! Não foi ele que criou a Inframoura, dando azo a que estas práticas se tornassem correntes?
O mais certo seria, se houvesse mudança no executivo da Câmara... mudar as moscas!

Anónimo disse...

Bem esta coisa das novas oportunidades é de enaltecer o esforço dos formandos para que possam concluir e obter esta mais valia. Em todo o caso para lhes transmitir que desde sempre estive disponivel para o saber e conhecimento porque estes são pilares da modernidade, logo o meu cvitae é abrangente passando pela contabilidade e gestão financeira, a formação bancária a mediação de seguros, a direcção tecnica de restauração, curso de HACCP, françês e inglês fluente,já frequentei também um curso básico de língua russa e alemã, informática, frequencia universitária em direito e agora em estudos europeus, digamos que o meu investimento pessoal ao longo dos anos tem sido em formação ao longo da vida e é engraçado, não tenho padrinhos, como tal já me disseram na cara que não tenho nada que uma parte da população de Quarteira precise, enfim foi um mero desabafo esperando que um dia possa ser feita justiça e continuem aqueles que desejam enriquecer o seu conhecimento, é bom e não ocupa espaço, bem hajam.

Anónimo disse...

As infras são uma mais valia desde quem bem geridas.Agora se servirem para colocar os compadres,as comadres ,as mulheres,os filhos etc etc daqueles que d~~ao o voto ao Seruca e sacar dinheiro aos proprietários de vilamoura cujo impostos pagam agravadamente comparativamente com qualquer proprietário do concelho e depois para terem os serviços que são devidos pela camara temos que de novo e em valores astronómicos então acabem com as infras.
NÃO SAQUEM MAIS QUE AS PESSOAS JÀ NÃO TÊM.
ESTA GESTÃO DA CAMARA TEM ARRUINADO O CONCELHO