já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Foi há setenta anos

mas não será possível esquecer



Operação Fall Weiss – poucos recordarão o que foi; no entanto, foi assim que começou a Segunda Guerra Mundial.

Eram 4.45 horas. Estávamos no dia 1 de Setembro de 1939 e as forças armadas alemãs davam, nesse momento, início à invasão da Polónia. O ataque prolongar-se-ia até que o país foi completamente ocupado, em 6 de Outubro.

O pretexto para a operação Fall Weiss foi a resposta a um suposto ataque polaco a uma estação de rádio fronteiriça, o que se veio a comprovar não ter sido mais que um ataque nazi ardiloso, para dar azo à invasão.

Começara a Guerra Mundial, que resultaria numa das maiores barbáries da História. Em 3 de Setembro, a França e o Reino Unido declaram guerra à Alemanha, como resposta ao ataque alemão. Dias depois, a 17, a União Soviética, aliada à Alemanha nazi pelo Pacto Molotov-Ribbentrop, também declarou guerra a Polónia. Canadá, Nova Zelândia Austrália e outros países da Comunidade das Nações aliam-se à França e ao Reino Unido. Todo o mundo estava em conflito.

Portugal, que vivia sob a ditadura de Salazar, declarou «oficialmen-te» a neutralidade, e assim se manteve até ao fim da guerra.

No final do conflito, em 1945, contavam-se cerca de 20 milhões de mortos, a Europa estava destroçada, as fronteiras estavam alteradas e o mundo não mais voltaria a ser o mesmo: a União Soviética e os Estados Unidos tornaram-se as super potências mundiais, responsáveis pela «guerra-fria», que durou 45 anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

é bom que se relembre... para impedir que se cometam os mesmos erros!

Anónimo disse...

Bom post. Boa síntese histórica.

Abraço
João Martins

Anónimo disse...

É PRECISO NÃO ESQUECER. ESTIVE RECENTEMENTE NA POLÓNIA E AUCHEWITCH NÃO PODE DEIXAR DE NOS LEVAR A QUESTIONAR COMO FOI POSSÍVEL QUE SERES HUMANOS(???), OS NAZIS, FORAM CAPAZES DE, NUMA FORMA METICULOSA, DIREI MESMO MAQUIAVELICAMENTE CIENTIFICA, EXTREMINAR MILHÕES DE SERES HUMANOS INOCENTES.