já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

«Dia Europeu sem Carros» perde interesse

loulé concelho alheia-se da iniciativa
Há dois anos ainda eram oito as cidades algarvias que se associa-vam à iniciativa do «Dia Europeu sem Carros». Em 2009, serão apenas quatro: Faro, Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António.

Esta tendência para o alheamento é, aliás, comum ao resto do país, já que a lista de concelhos aderentes, este ano, não ultrapassa as seis dezenas.

Desde o início – e ainda nos lembramos de ver em Lisboa Macário Correia a encabeçar um quase ridículo pelotão de ciclistas – que estas comemorações soarem sempre um bocadinho “a falso”, tão pouco convincentes eram os argumentos e actos oficiais.

A campanha «Na Cidade sem o meu Carro!» teve início em França, em 1998. Mais tarde, a Comissão Europeia adoptou-a através da criação do «Dia Europeu sem Carros», a 22 de Setembro.

Por cá, apesar das trombetas governamentais de Sócrates “apos-tarem nas renováveis”, está mesmo a ver-se que ninguém está disposto a abdicar do seu carrinho, nem que seja apenas por um dia…

3 comentários:

Anónimo disse...

Ir a pé para Faro???????
De bicicleta??????
Pa-lha-ça-da!

Oslo disse...

Primeiro façam caminhos proprios para andar de bicicleta,paralelos à estrada e nao nas bermas e nao nos passeios entupidos de automoveis.Limpem o capim e façam uma via com qualidade para quem quer andar a pé ou de bicicleta.Nos países desenvolvidos europeus,anda-se de bicicleta nao só de verao,mas tambem quer esteja a chover ou a nevar.Em Portugal,quem anda de bicicleta é visto como um coitado que nao tem dinheiro pra comprar carro e nao como alguem que prefere um meio de deslocaçao proprio pra quem gosta de passear sem o stress do transito,pra quem gosta de ar puro e da natureza ou simplesmente de se deslocar para o trabalho sem ter que fazer contas a vida pra pôr gasolina.Criem condicoes para as pessoas poderem usufruir mais um pouco da precária qualidade de vida que existe por exemplo em cidades como Quarteira.

Anónimo disse...

Palhaçadas!
Todos precisam dos carros, deixem-se de fitas!