já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lacustre de Vilamoura na mira da Almargem

um “erro demasiado suspeito e lesivo”
Os ambientalistas da «Almargem» consideram que a construção da Cidade Lucustre de Vilamoura “passa por cima de tudo o que é condicionante ambiental [e vai] inundar parte do que resta dos solos férteis da margem esquerda do troço final da ribeira de Quarteira”.

Segundo um seu comunicado, o estudo de impacte ambiental (EIA) do projecto, ao subdividir-se em dois projectos, constitui um erro que a Almargem começa a considerar “demasiado suspeito e lesivo dos verdadeiros interesses nacionais”.

Ainda de acordo com o texto do comunicado, o EIA alude apenas à construção de três novos lagos e à alteração das alturas do fundo e das margens de um lago e de dois canais existentes, deixando de fora a componente imobiliária do empreendimento, que comportará cerca de três mil camas.

Os ambientalistas consideram, em conclusão, que Vilamoura está “a transformar-se numa mega cidade que ultrapassa já a vizinha Quarteira”, e apontam este caso como “um exemplo do que de pior se fez no Algarve”.

Como se sabe, a Cidade Lacustre irá localizar-se entre o actual núcleo urbano de Vilamoura e a ribeira de Quarteira, a norte da Marina, e foi objecto de reconhecimento de interesse público por despacho do Governo, em 1995, tendo o respectivo plano de urbanização sido aprovado pela Assembleia Municipal de Loulé e ratificado pelo Governo, em 1999.

15 comentários:

Anónimo disse...

ninguem pode fazer nada parapara essa cidade lacustre?
sera que nao se importam com o pouco que restados nossos antepassados?
neste pais ningeum se interessa sobre a sua cultura apenas em ganhar dinheiro!
ealem disso vilamoura nao é uma cidade é um citio como a fonte santa,
fora com os portugueses que so querem destruir a nossa regiao.

Anónimo disse...

chega destas coisas na freguesia de quarteira deixem os quarteirences em paz, diab desta gente

Anónimo disse...

O meu amor ( Vilamoura )virou-se para a nova Veneza do litoral Algarvio, que fica no Loulé Concelho, desculpem quem disse que o Concelho estagnou, está a fazer uma leitura errada á nova realidade.

Anónimo disse...

Tudo é sacrificado em favor do lucro.
Que país este!

Anónimo disse...

Então não foi o VAIRINHOS que aprovou quando era Presidente da Câmara?? FOI O VAIRINHOS!!!!!!!!!E O SÓCRATES MINISTRO DO AMBIENTE, é parecido com o Caso FREEPORT!!!!! AGORA É QUE SE QUIEXAM??!! Ele está novamente de volta, tenham muito cuidado!!!!!! Aprovado e ractificado em 1999!!!! VAIRINHOS, Presidente da Câmara em Loulé!!!!! SÓCRATES, Ministro do Ambiente!!!! Cheira a FREEPORT!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

É um bonito projecto, mas parece-me que cada vez mais estamos a vender o Algarve ao estrangeiro!

Célia disse...

Também se falou em tempos numa ilha para Vale de Lobo. Não estava tudo ligado?

Sérgio disse...

Quem é aquele venenoso das letras grandes? Não tem que ver com um nove de salir?
Tenham vergonha, discutam como pessoas crescidas. Este pode ser um forum para podermos discutir as coisas que interessam a Quarteira, não precisamos de terrorismos aqui.

M.P.R. disse...

Esclareço a Célia: apesar de haver capitais com origem no petróleo num e noutro projecto, nada têm a ver um com o outro.
A ilha de Vale do Lobo foi um projecto que não passou de palavras e uns "bonecos" com que Van Gelder quis sobrevalorizar Vale do Lobo para ver se recebia "mais algum".
A Cidade Lacustre de Vilamoura é um projecto com financiamento e, em princípio, licenciado e aprovado pelos Ministérios da Economia e do Ambiente.

Anónimo disse...

Esse anónimo está louco!!! Foi o Vairinhos que aprovou a cidade lacustre??? Não, não foi. Está enganado. Na altura, o projecto Vilamoura XXI não contemplava cidade lacustre. Isso foi o Seruca! Mas até nem me parece mal. É um projecto bem interessante para o Algarve. Não podemos viver no séc. passado. Obrigado Seruca. Foi a única coisa capaz que conseguiste aprovar (em boa hora)

Anónimo disse...

Esse gajo das letras grandes parece ser aquela pessoa que eu sei, as palavras são sempre as mesmas.
Mas os amigos dele ou seja os da mesma laia compram votos, põem as conta a zero, preperam escutas na escuridão e mais uns milhares de coisas sujas

Anónimo disse...

Quem é o idiota que confunde a cidade lacustre com quarteira XXI????
Quarteira XXI é do Vairinhos. Onde estão as contrapartidas que a Lusotur tinha de pagar? O Seruca perdoou?
A Cidade Lacustre é do Batão!
Falam sem saberem do que dizem e o resultado está à vista!

Anónimo disse...

voces todos quem escreveram comentarios, aprovam isso mas voces nao se preocupam com a opiniao dos verdadeiros quarteirences os que ca nascem a geraçoes e geraçoes eles odeiam isso, e porcausa de pessoas como voces e que quarteira esta como esta.

Anónimo disse...

Gostava que esses SENHORES que me chamam BURRO se dessem ao trabalho de ir à Câmara e à Assembleia Municipal, e pedissem as RESPECTIVAS ACTAS, no sentido de verem com os próprios OLHOS. as DATAS e QUEM EFECTIVAMENTE aprovou todo esse Projecto em VILAMOURA.

Foi o VAIRINHOS e a sua equipe na altura!!!!!!!!!!!!!

Quem não sabe é melhor estar CALADO e não ofender quem sabe!!!

Anónimo disse...

burro? Nããããããããão!!!!!!
Quem confunde Quarteira xxi com cidade lacustre não é nada disso...
É um pouco mais, claro!
intelectuaaaaaaaaal !
Porque a cidade lacustre foi aprovada pelo Dr. Seruca! Já que os "não burros" deviam saber ler as actas! Ou então ver as actas com os próprios olhos doutra pessoa
lolololololololololo !