já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 12 de setembro de 2009

Legislativas: O combate dos chefes

cada um ficou com a sua e nós... na mesma
Os líderes dos dois maiores partidos portugueses começaram o debate de hoje na SIC, em situação de empate técnico. Saíram de lá exactamente na mesma.

Sócrates esteve sempre ao ataque mas Ferreira Leite nunca o deixou sem resposta. Sócrates atacou em toda a linha: pelas contradições entre posições assumidas no Governo e na Oposição; pelo passado; pelas omissões do programa eleitoral do PSD; pela intolerância em relação a quem tem opiniões diferentes, pela situação na Madeira, pelas portagens nas SCUTs.

Ferreira Leite procurou logo no início deixar clara a sua qualidade de professora universitária mas não conseguiu nunca apanhar Sócrates impreparado para lhe responder.

O que ficou claro é que não haverá entendimento entre o PS e o PSD, liderados pelos actuais candidatos e que ambos ficarão no Parlamen-to, se perderem. Mas, demos as voltas que dermos e as interpreta-ções que quisermos às palavras de ambos os protagonistas, não ficou a saber-se qual será o modelo da governabilidade, em caso de sair um governo minoritário das eleições de dia 27.

Sócrates, interrogado sobre se manteria na pasta da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, apenas respondeu que "será um novo Governo com ministros novos".

O ainda primeiro-ministro disse ter "a vaidade do cidadão médio, porque quero que apreciem o que fiz e orgulho-me de ter melhorado a qualidade da democracia".

Ferreira Leite foi frouxa e difusa quando a moderadora, Clara de Sousa, falou da inclusão de arguidos na lista do PSD. "Não falo de casos de justiça". E tentou pôr ponto final no assunto. Foi o momento em que a líder laranja claudicou.

Sócrates procurou demonstrar que a política proposta pelo PSD é conservadora e anti-social. Ferreira Leite acabaria por responder sempre que a situação do país é economicamente grave, que as soluções do PS são erradas. Quanto à criação do PEC, Ferreira Leite não foi clara. Apenas demonstrou que aprendeu com os frente-a-frente anteriores, deixando perceber que se preparara para os certeiros ataques de Sócrates ao seu programa eleitoral

No fim… empate técnico! Tantos debates e tão pouco sumo! Serviram para quase nada!

44 comentários:

Anónimo disse...

A presidente do PSD acusou hoje o PS de conjuntamente com autarcas de Espanha estar envolvido em manifestações e pressões contra si por causa do TGV e afirmou não gostar "dos espanhóis metidos na política portuguesa".
Conhecem afirmação mais patética?????

Rodrigues disse...

QUE BRONCA!
Esta ficou-lhe mal, muito mal.
Numa época de negociações ibéricas, com tanto intercâmbio entre Portugueses e Espanhóis, com tanto negócio comum...MFLeite sai-se com isto!
A senhora diz que percebe de Economia.
E não percebe que tem de dialogar com Espanha?
Que o mundo mudou e já ninguém está interessado em lutas com Leão, Castela ou Navarra, mas sim em negócios que trazem mais-valias?
Já foi ministra da Educação e nem se apercebeu da quantidade de estudantes de castelhano ?
Oh tempo volta p'ra trás ?
E no melhor estilo de Padeira de Ajubarrota!

Algarvio Marafado disse...

A TAL POLITICA DE VERDADE... Que desilusão esta senhora. Queria TGV, agora não quer, queria privatizar agora não quer, queria portagens nas scuts, agora não quer. MUITO MAIS GRAVE AINDA... Sempre criticou o SNS, mas como não falou nele no seu programa disse: "NÃO QUEREMOS MUDAR O QUE ESTÁ BEM", mas afinal é esta a tal verdade que ontem era e hoje já não é? Eu chamo-lhe "VERDADE AOS TROPEÇÕES"

Anónimo disse...

Lourenço Anes, autor deste artigo, tem de explicar às pessoas onde é que está o empate neste debate... O que vi e li-o em todos os comentários é que Sócrates venceu de longe. Se é tendencioso, não devia ser...
O Calçadão costuma usar maior lucidez e equilíbrio.
Desta vez parece que está a tomar partido.......

KOPIADOR disse...

O programa de Manuela Ferreira Leite Éuma espécie de cheque em branco: sem objectivos nem balizas: E, por isso, não é avaliável! Manuela Ferreira Leite deixou-se contagiar por Mário Nogueira, do Sindicato dos Professores: é alérgica à avalição! Até por isso, e como recentemente afirmei, Manuela Ferreira Leite é uma espécie de “bruxa má” da democracia portuguesa, a lembrar os anos 60-70.

Carapau alimado disse...

Manuela Ferreira Leite foi contra o recente aumento do salário mínimo nacional que considerou uma “irresponsabilidade”! E quando foi Ministra das Finanças foi tão “responsável” que até se esqueceu do salário mínimo. Agora, às portas de eleições, põs a máscara de preocupada com os mais necessitados! – como se diz em gíria, é preciso ter “lata” !

Anónimo disse...

Manuela Ferreira Leite voltou a demonstrar que, além de faltar à verdade, é hipócrita! Mente, não é credível, nem inspira confiança. A tal ponto que o programa dela (e do PSD) é deliberadamente tão vago e impreciso que dá para tudo, pois não compromete.

Deixem passar a asneira! disse...

Manuela Ferreira Leite quando foi ministra do governo PSD negociou o TGV com os espanhóis alegando que isso era decisivo e importante para Portugal e agora, às portas de eleições, veio fazer jogo baixo e, de forma aberrantemente populista, insinuou que o TGV já só serve os espanhóis (terá ficado melindrada com os espanhóis por ter deixado de exercer funções de topo num banco espanhol?!).

Euzinha disse...

valha nos deus se a velha ganhar . o que vai ser de nos ? de portugal? nem quero pensar . agora e que o barco vai ao fundo

Anónimo disse...

Sem vencedor? Realmente foi um esmagamento... o PSD saiu pelo caixote do lixo

Ddeixem-me rir! disse...

ANEDOTA DO DIA: O TGV É PARA BENEFICIAR OS ESPANHOIS...

LOL LOL LOL

Mimosa disse...

Claramente Manuela Ferreira Leite ganhou este debate ao arrogante Engenheiro. É claramente a pessoa mais mais séria e dará uma boa primeira ministra.

Decepcionado disse...

Péssimo debate, não deu em nada, infelizmente. A única coisa que se percebeu é que já sabíamos que Sócrates gosta de faltar à verdade e que, afinal, Manuel Azeda Leite mente como ele. Saíu também uma certeza: o país vais ser governado por um menterioso ou por uma mentirosa, infelizmente. Nada mais me resta que não seja anular o meu voto.

Anónimo disse...

Irrita -me a tentativa de Manuela F Leite,querer mostar um ar "Angelico"principalmente quando cruza as mãos,Em Portugal só uma mulher com M grande teve nivel para ser Primeira Ministra. Descansa em Paz Maria de Lurdes Pintassilgo.

Anónimo disse...

O tempo da MFL já passou, ela devia ter pensado no futuro do partido e ter permitido a scenção do Pedro Passos Coelho, doutra forma o PSD será a continuidade do passado que o persegue, e isso foi o que Sócrates usou para enterrar a MFL. Para além da postura que Sócrates tem , que é a de um Politico Moderno

Anónimo disse...

Então existe uma resolução do governo onde a senhora era ministra para se avançar com a Alta Velocidade e agora é que descobriu que foram os espanhóis a meter o bedelho!
Só por estas gafes sucessivas se vê o que vai dentro daquela cabeçinha pensadora!

Esteves disse...

Custa ouvir dizer a verdade, mas esta senhora não tem papas na língua.
Nós não precisamos agora de TGV para nada. Nem temos aliás dinheiro para pagar aquilo.
A nossa economia está doente do coração, não é agora desejável, nem precisa, de operações plásticas, tipo TGV.

MR disse...

Então existe uma resolução do governo onde a senhora era ministra para se avançar com a Alta Velocidade e agora é que descobriu que foram os espanhóis a meter o bedelho!
Só por estas gafes sucessivas se vê o que vai dentro daquela cabeçinha pensadora!

Anónimo disse...

A velhota ganhou ao Pinóquio. Vai ser primeira ministra e mostrar como de faz

Anónimo disse...

... fica assim mesmo em empate ou com ligeira vitória para a maior robustez física de JSócrates. MFLeite perde, por poucos, no entanto melhorou em muito a sua prestação em relação às anteriores em que foi um fracasso total. Se Sócrates a tivesse apanhado na primeira ronda... ela teria sido certamente siderada!
Bom, ficamos mais ou menos como estávamos antes. Sobretudo porque os programas dos Partidos são publicidade enganosa!

Vou por ela disse...

Creio que MF Leite conseguiu transmitir, melhor do que Sócrates, uma impressão de credibilidade e seriedade (ou sinceridade, se se quiser) e que esse aspecto é o que terá algum potencial para motivar as opções de voto. Maior do que as respectivas posições sobre os temas debatidos.

Anónimo disse...

Contra factos não há argumentos,só Sócrates está preparado e tem a coragem e ambição que o País precisa

Hugo disse...

Por mim escusa de mudar de ministros. Eu não voto em que me enganou. Jamais.

Anónimo disse...

E já que se fala do TGV, algumas palavras.
Obviamente que a ligação Lisboa - Porto (ou outra qualquer que implique ligações nacionais) em TGV é um erro crasso.
A ligação Lisboa - Madrid, em TGV é, principalmente se não privilegiar o transporte de mercadorias, um dilema de difícil decisão.
Agora, com toda a certeza, e é doloroso ouvir alguém que se arvora tão douta afirmar o contrário, tais decisões não podem ser "mudadas" consoante e ao sabor da particular conjuntura económica.
Mais não seja porque passam-se anos entre a fase de projecto e a sua execução.
A não ser que se ande a assinar coisas de tal envergadura com uma tal displicência que é difícil, isso sim , definir do que ter pavor!!!!

Aurélia disse...

Manuela Ferreira Leite ganhou o debate, apesar de eu pensar que foi prejudicada no tempo. Sócrates não foi capaz de defender o modelo de avaliação dos professores! Apenas se desculpou, dizendo que só quem não faz é que comete erros! Mas a questão não é essa, mas sim a insistência nos erros e só se recuar a poder de um imenso mau-estar e de grandes contestações! A verdade é que Sócrates tinha feito desse tema uma das suas maiores bandeiras e FALHOU estrondosamente! Outro momento em que ele ficou visivelmente encavacado, foi quando MFL lhe disse que ele escondia dos portugueses que as pensões daqui por dez anos teriam metade do valor, isto é, nessa altura os pensionistas receberão apenas 50% do salário! Outra questão em que MFL teve toda a razão foi quando disse a Sócrates que ele não sabe distinguir determinadas políticas dos respectivos contextos. Invoca certas medidas do passado, mas omitindo o contexto em que as mesmas foram tomadas. Enfim, três momentos essenciais do debate em que nitidamente Sócrates perdeu em toda a linha!

Ti teresa disse...

Como pode dizer que houve empate num debate em que o Sócrates arrasou a Manuela? Ai ai...esse espírito PSD está a vir ao de cima!!! E eu que o achava tão isento e sensato? Mas pode ter sido apenas um erro de interpretação. Aconselharia a ver o debate de novo.

Anónimo disse...

O TGV é para beneficiar os portugueses, claro que sim, quem diz o contrário não sabe o que diz.
Ir do Lx ao Porto pagando muito mais mas ganhando 30 minutos nessa deslocação só pode benificiar os portugueses e nunca os espanhóis. Só não vê quem não quer!

Anónimo disse...

Fechar as maternidades e os portugueses de Elvas e arredores terem que ir a Badajoz só beneficia os portugueses. Quem pensa que pode beneficiar os espanhois não percebe nada disto.

Anónimo disse...

É impressionante como as pessoas se deixam influenciar pelo Sócrates. Um vigarista bem-falante que quer pôr cá um TGV, gastando para isso o pouco dinheiro que resta nos cofres de Estado. Tudo para ficar bem visto perante os espanhóis, e quiçá ganhar mais uns milhões em segredo. E quem sai a ganhar com os TGVs? Os desempregados? As pessoas que vivem na pobreza e que cada vez são mais, para o caso de não terem reparado. Repugna-me que uma boa imagem associada a uma série de expressões faciais estudadas, e um discurso falso e tendencioso, possam sobrepor-se à seriedade e credibilidade de Manuela Ferreira Leite. Se MFL tem as suas incoerências, só demonstra que ainda não aprendeu a encobri-las como Sócrates. E o tuga aldrabão continua no poder, demite os seus ministros, mas não arreda pé. E já esqueceram todas as aldrabices do seu passado?
Para finalizar gostava apenas de realçar as lindas frases que o Sr. Eng. proferiu no final do debate: "Deixemo-nos de maledicência e de ataques". Que bonito...depois da papelada que levou para tentar denegrir a Dra. Aliás tudo em Sócrates é falso. O meio sorriso, chamar a jornalista pelo nome, a MFL de Sôtora...técnicas de manipulação muito básicas, mas que ainda iludem muita gente.

Fausto disse...

não se pode dizer que os portugueses não tiveram oportunidade de ver e ouvir textualmente, avaliando as grandes diferenças que separam os dois maiores Partidos portugueses. Uma Ferreira Leite de marca conservadora e autoritária, que diz «vou fazer aquilo que eu penso que deve ser feito», e um Sócrates experimentado, bem artilhado de dialogo sereno, que expôs claramente que o País precisa mais de ser governado, do que criticado por mera apologia e opção política.

Al. Xarrama disse...

MFL apoiou no passado quando esteve no Governo o Projecto do TGV. Nessa altura não se preocupou com o interesse dos Espanhóis apesar de saber que de facto aquele projecto era do interesse deles. Digamos que estaria a atraiçoar Portugal como o fez no passado a célebre Leonor Teles!
Mas eis que na oposição MFL resolve denunciar os interesses espanhóis e hastear a bandeira do patriotismo contra os Espanhóis, comportando-se como uma autêntica Padeira de Aljubarrota!
Eu diria antes, se me permitem, que Manuela Ferreira Leite se estará a comportar como uma verdadeira "Bôba da Côrte "

Manuel Castro disse...

É preciso não ter mêdo e denunciar por todos os meios todos os oportunistas.Porque a politica em Portugal tornou-se uma disputa com
golpes baixos para a conquista do poder a qualquer preço. Com alguma comunicação social esforçada a manipular as consciências mais frágeis e a pouca cultura de boa parte da população. Incluo aqui o Expresso on-line. Quanto a Manuela Ferreira Leite considero grande desonestidade intelectual, não será um espirito doentio, porque ela sabe bem o que pretende, ao fazer as afirmações que fez acerca do TGV, apelando aos espiritos mais retrogados e doentios para tentar obter vantagens. É vergonhoso. Se por hipotese ganhar as eleições é mesmo uma vergonha, um País ter essa senhora como primeiro ministro, para já não falar no seu mais próximo cavaco Silva,um simples tecnocrata que representa bem o baixo nivel cultural de boa parte da população em Portugal.

Lá vamos... disse...

José Sócrates defende a construção do TGV baseado nos ensinamentos da história. Durante a crise dos anos 30 nos EU e na Europa, foram as obras públicas que deram impulso à economia e combater efectivamente a crise que se instalara. Foram também as obras públicas que deram grande impulso à economia por cá no tempo de Cavaco Silva. Baseado nesse sentido de combater a crise, seguro do sucesso da medida no passado o PS defende os grandes investimentos. O TGV, aproximando Portugal da Europa e no aeroporto de dimensão intercontinental. No entanto os eleitores olham para estas iniciativas de outra forma. Primeiro desconfiam que se trata de um bom negócio para alguns. Em segundo lugar sentem o país fragilizado económicamente para semelhante aventura e em terceiro lugar não consideram que seja essencial para o seu desenvolvimento ao contrário da mentalidade dos anos 80 e 90 que consideravam as auto-estradas e outras infra-estruturas absolutamente essenciais para o desenvolvimento do país. É contra esta mentalidade que o PS está a tentar combater. O cepticismo nos eleitores é uma certeza. Privados de alguns direitos que usufruiam anterior a JS, como o aumento do direito à reforma dos funcionários públicos, o aumento dos impostos directos e indirectos ampliado com o corte em vários serviços de saúde, o eleitor olha com desconfiança para estas propostas. Agora com a frase populista de MFL sobre os espanhóis transmite ao «zé povinho» uma ideia de defesa da nação. Está difícil a vida de JS.

T.T. disse...

Quando o Sr. Durão Barroso ascendeu ao poder e ao longo do seu curto mandato à frente dos destinos do país, antes de ter abandonado o país à sua sorte por livre e espontânea vontade, este senhor fez questão de bradar aos 4 ventos que o país se encontrava numa situação económica muito difícil, dando origem ao tão badalado e tristemente conhecido “Discurso da Tanga”. Curioso reparar que já nesta altura o maior partido que se encontra agora na oposição se pautava por um discurso cinzento e pessimista.

Não obstante o discurso miserabilista apresentado pelo Primeiro-ministro da altura a Sr.ª Leite, que desempenhava funções de Ministra de Estado e das Finanças, não se coibiu de assinar um acordo de principio com representantes espanhois em que se comprometia avançar com a construção de 4 linhas de alta velocidade.

A Sr.ª Leite experimenta agora desresponsabilizar-se e menosprezar as decisões por si tomadas neste contexto enquanto governante do executivo do Sr. Barroso e afirma de forma incoerente e não sustentada a suspensão do projecto de alta velocidade.

Está a faltar à sua palavra e aos seus compromissos. Que credibilidade pode ter uma pessoa que muda de opiniões e discurso de forma recorrente e abismal? O que é que os Portugueses ou os parceiros económicos do nosso País podem esperar de uma pessoa que afirma uma coisa hoje mas amanhã “rasga” as suas próprias afirmações sem qualquer problema de consciência?

PER-Plexo disse...

Eu compreendo que Ferreira Leite esteja desgastada com o que diz ser a pressão dos Espanhóis. Afinal de contas foi no governo de que ela era figura grada, que por pressão Espanhola se alterou o traçado por Portugal preferido do TGV em T para o em L (em Pi para ser exacto, mas pelos vistos a linha deitada Porto-Espanha era para Inglês ver e o Porto, mais longe agora de Madrid, não reclamar... tal foi a velocidade com que foi esquecida). Mas deixem-me ver se percebo, é ela que assume um compromisso de estado com os Espanhóis, e quando Sócrates respeita esse compromisso, é "ele" que se está a vergar à Espanha? Como é que pode haver tanta falta de carácter?

Anónimo disse...

Para ter uma opinião formada acerca deste assunto melindroso, teria de ter conhecimento das contas públicas de Portugal neste momento.
Á que ter em consideração, apois financeiros da UE receitas e despesas do estado, mas isso não está ão meu alcance como leigo na matéria.
O TGV não deixa de ser uma alternativa boa, mas tambem penso que não seja prioritário neste momento se as contas públicas estiverem debilitadas.

CândRosa disse...

Todos os governos, sem excepção, tem dado o seu contributo decisivo para a falta de ar que afecta a nossa democracia e por isso apetece confrontar os responsáveis políticos do Partido Social Democrata, com a situação vivida na Madeira e com sua governação. O medo de falar é generalizado e não são as excepções que retiram algo a esta triste realidade, não é Belmiro ou Soares dos Santos que mudam o panorama, são apenas dois cidadãos cujo poder económico lhes permite, sem consequências, afirmar o que lhes vai na alma e, mesmo no caso do homem da Sonae a sua intervenção critíca teve uma causa, precisamente a dor de cotovelo gerada pela OPA sobre a PT,se outra tivesse sido a atitude do poder político, o seu discurso seria de agradecimento. Enfim, são os negócios e as dores que geram. Mas falarmos de dois portugueses, apetece perguantar onde estão os outros nove milhões, novecentos e noventa e oito mil, que se confronta diariamente com os asfixiantes apadrinhamentos, com a pressão das ameaças de perder o emprego, não ter qualquer hipótese de progredir numa carreira, se não são cordatos e bajuladores, se não fazem o favor ao chefe. Os raros, que tem a coragem de dizer não, são votados ao esquecimento, perseguidos, maltratados e injustiçados pela máquina que os tritura. No nosso país, "quem não tem padrinhos morre mouro" e os infiéis são atirados borda fora, quando os responsáveis começam "simpaticamente" a dizer "LÁ ESTÁ VOCÊ COM AS SUAS COISAS". Segue-se a luta solitária e o fim.

Anónimo disse...

A falta de ar é preocupante, mas não parece que a anunciada asfixia seja uma realidade, só porque a administração de um canal de televisão resolveu acabar com um programa. A decisão pode ser ilegal e atenta contra a liberdade e não dá jeito nenhum aos partidos da oposição que gritaram aqui D' El Rei, a democracia está em perigo.

Asfixiado

Não sou só eu... disse...

Aqui fica um comentário num Jornal Espanhol...
Ferreira Leite, muy bien, una política demagoga y atrincherada en el pasado ahora quiere creerse que oponiéndose a todo lo que toque con España va a ser más portuguesa que el gallo de Barcelos. Una tía que decía que "habría que suspender durante seis meses la democracia para hacer las reformas necesarias" ya no sabe qué inventarse para conseguir que la voten, solo agitar la bandera del miedo a España.

Anónimo disse...

ESCLARECIMENTO:

Portugal vai receber 330 milhões se ligar o TGV a Espanha já que Bruxelas privilegia as ligações transfronteiriças do projecto de alta velocidade. Espanha também ganha fundos comunitários se fizer a ligação a Portugal.

A verba a que Ferreira Leite se referia existe, mas diz apenas respeito a dois curtos percursos do TGV que ficam entre as duas últimas cidades de ambos os países até à fronteira - os que vão de Caia a Badajoz e de Valença a Tui - considerados transfronteiriços pela União Europeia. E Portugal também recebe essas verbas europeias, não é só Espanha. No caso, para Portugal vem uma verba de 330 milhões de euros. O valor referente a Espanha será semelhante.

Português em Bruxelas

Anónimo disse...

"Se for preciso fazer alguma coisa com Sócrates, fá-lo-ei", garante Manuel Alegre, que deixou de ser candidato a deputado pelo PS.

"Se acharem que posso ser útil, estou disponível para dar um sinal. Se for preciso fazer alguma coisa com José Sócrates, fá-lo-ei", declarou Manuel Alegre.

"Se participar na campanha, vou fazê-lo pelo PS e não pelos meus amigos. Não vou fazer campanha como se fosse candidato a deputado pelo PS, mas estou disponível para dar alguns sinais", frisou o ex-candidato presidencial.

ALEGRE! ALEGRE! ALEGRE!
Alegre a Presidente - JÁ!

Anónimo disse...

Está aqui um comentário muito ao jeito, dum senhor que comentava aqui à tempos que era de uma ass. quaquer
mas agora está como anónimo.
chama vigarista ao josé Socrates e secalhar tem razão.
Diz que os cofres estão vazios, mas não diz que os Banqueiros que toda a sabe quem são, e a que partido pertencem os ajudaram a vazar preocupa-se com o dinheiro no TGV
mas não diz nada sobre o dinheiro robado, então devia estar calado e não chamar ignorantes aqueles que não são do psd

Anónimo disse...

Já ninguem se lembra das vigarices que Socrates fez para obter o diploma de licenciado em engenharia numa universidade nao reconhecida pela ordem dos engenheiros. Já ninguem se lembra do fulano aldrabar a sua ficha da assembleia da republica e depois riscar a asneira que fez.
E as aldrabices que fez no Free Port? Será que é mesmo inocente? Que foi beneficiado, ninguem me convece do contrario.
Alguem que aldraba nestas coisas é bem capaz de aldrabar toda a gente.
zeze

António Zarro disse...

Socrates visão de futuro para um desenvolvimento do País, Dra. Manuela a Sra. já está mais que fora da onda, a onda é " Avançar Portugal ".