já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

São mais as empresas criadas que as extintas

notícias vindas a lume estavam incorrectas
Na sequência das notícias divulgadas hoje pelo Jornal de Notícias e pela rádio TSF com os títulos “País perdeu 17 mil empresas num ano” e “Portugal perdeu cerca de 17 mil empresas no espaço de um ano”, respectivamente, os Ministérios da Justiça e da Economia e Inovação esclarecem o seguinte:

Estas notícias basearam-se em dados da empresa Informa D&B, conforme é referido nos textos das notícias quer do Jornal de Notícias, quer da TSF e não correspondem à verdade.

Em Portugal, de Agosto de 2008 a Agosto de 2009 foram extintas por iniciativa dos seus sócios e por declaração judicial 17.862 empresas, tendo as restantes 35.053 sido extintas oficiosamente pelos serviços de registo.

A larga maioria destas sociedades extintas oficiosamente correspon-de a empresas que, embora continuassem formalmente existentes, desde há vários anos (muito antes da “crise internacional”) já não exerciam actividade efectiva.

Para corresponder à verdade, a notícia deveria ser:

Entre Agosto de 2008 e o final do mês de Agosto de 2009 extinguiram-se em Portugal por iniciativa dos seus sócios e por declaração judicial 17.862 empresas e foram criadas. 31.192 empresas.

Sendo assim, o saldo entre as empresas criadas e as empresas extintas é claramente positivo, com um ganho total de 13.330 empresas.

Sem comentários: