já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Comércio de Portimão: realidade e mudança

em quarteira, onde estão os actos e os resultados?
Frequentemente se ouve e se lê que Portimão tem excesso e desregramento no que concerne a grandes superfícies comerciais. Com efeito, é, de longe, a cidade algarvia onde elas mais têm proliferado e, no entanto, o comércio dito tradicional tem sobrevivido, tem bastantes características de modernidade e, graças (também) a ele, a cidade tem crescido em importância.

Agora, a Associação Comercial de Portimão (ACP), em conjunto com a ACRAL e a Câmara, criaram a «Unidade de Acompanhamento e Coordenação» e o «Gabinete de Apoio ao Comerciante», com o objectivo de revitalizar o comércio portimonense.

Para tal, estas unidades vão estudar e proceder ao ajuste de horários, à formação de empresários e funcionários, e instituir programas de fidelização de clientes.

Paralelamente, a zona urbana e comercial da cidade será reabilitada, sendo ainda promovidas novas actividades que pretendem dar vida à zona antiga da cidade, onde se situa o grosso do comércio tradicional

Por outro lado, vão ser revistos o ordenamento da venda ambulante e a segurança pública, dois dos principais problemas para quem exerce actividade comercial no centro de Portimão.

O projecto foi apresentado na passada segunda-feira, com aplauso generalizado dos comerciantes.

E cá por Quarteira, como vão as coisas? Lembram-se que, teorica-mente foi criado e subsidiado pela Câmara, há meses, um progra-ma semelhante, mas de «forma abstracta»,ou seja, sem que nada nem ninguém tenha, publicamente, «descido ao pormenor»?

É altura de perguntar: onde estão os projectos? Que foi feito? Onde estão os resultados? Quem lucrou com ele – os comerciantes? os consumidores? a cidade? Como? Onde?

Certamente, o projecto tem-se esgotado na gaveta dos subsídios malbaratados e das ideias esquecidas, como foi, há mais de um ano, o projecto de modernização do funcionamento e equipamento das esplanadas da Marginal.

Ah, sim, por cá a Associação de Empresários... é melhor nem falar nisso; o presidente da Câmara de Portimão chama-se Luz, não é Emídio; e a presidente da Junta é Ana Figueiredo, não é José Mendes. Compreende-se…

::

1 comentário:

Anónimo disse...

Compreende-se!!!!!!!!!!!!!!