já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Postos de saúde de praia

ou comparações que nos deixam envergonhados
Até 31 de Agosto, estão em funcionamento trinta postos de saúde de praia, em toda a costa algarvia, numa colaboração da Administração Regional de Saúde e da Cruz Vermelha Portuguesa.
O objectivo dos postos de saúde de praia – entre os quais se conta o de Quarteira - é dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no próprio local, diariamente, entre as 10:00 e as 20:00 horas.

Paralelamente, este ano, a ARS procurou implementar a «consulta do turista», nos Centros de Saúde, com o fito de descongestionar os serviços de urgência dos hospitais.

No seguimento desta notícia, o 'Calçadão' encontrou esta outra:

O posto de saúde da Praia de Atlântida Sul está de “cara nova”. (…) A equipa da Operação Verão trabalha diariamente, das 8h às 20 horas. É composta por médicos, dentista, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
O dentista trabalha nas terças, quintas, sábados e domingos nos mesmos horários. No local também há uma ambulância a disposição da comunidade. A operação vai até o dia 04 de março de 2008 e tem por objetivo garantir o bom atendimento em saúde durante a temporada de verão, quando há um aumento da população na praia
”.

Pois é verdade: Atlântida Sul é no Brasil e por isso, a notícia está escrita em «brasilês», que é a nova-futura forma de escrever português.

Mas não é isso que queremos salientar; o que aqui importa é a forma como funciona este posto de praia brasileiro, na época estival.

Vai uma aposta que em Atlântida Sul ninguém fala em «turismo de excelência» ou, tampouco, em «turismo de qualidade»?
No Algarve... fala-se.

..

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora, Calçadão: toda a gente sabe que isto de rulotes é coisa de 3º Mundo. Vivemos no 3º Mundo, temos rulotes. Os brasileiros estão um bocadinho mais há frente, têm direito até a médicos e dentistas na praia.