já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 29 de julho de 2008

Novamente o Centro Cultural

só o projecto vai custar 300 mil euros
O “folhetim” à volta do centro cultural de Quarteira tem vindo a arrastar-se há anos. Primeiro, com discussões e posturas, quase sempre mal conduzidas umas e outras, à volta da posse e destino do terreno onde se irá inserir o equipamento; depois, sobre a valia do- «plano de pormenor» proposto, que, de forma surpreendente, depois de aprovado em Assembleia Municipal, voltou à discussão, na rua, com um abaixo-assinado, supostamente promovido pelo Partido Socialista sob a forma de um «movimento expontâneo de gostar de Quarteira».

Traz-nos agora este partido, no blogue dos seus autarcas, a seguinte notícia:

“Pelo valor de 300.000 €, sem especialidades nem arquitectura paisagista e sem IVA, Souto Moura projectará 13.594,93m² distribuídos no essencial por:
1. Parque de Estacionamento (de acordo com o plano de pormenor) - 7.441,23m²

2. Praça situada na cobertura do estacionamento - 3.953,21m²
3. Centro Cultural Auditório para 300 lugares - 400m²
Os vereadores do PS voltaram a insistir que o dito «plano de pormenor do parque de estacionamento e centro cultural de Quarteira» na realidade mais não é que uma mega operação imobiliária, para viabilizar a construção de mais oito blocos habitacionais, a maioria com cinco pisos, e que é à luz deste enquadramento que a proposta de Souto Moura deve ser apreciada.
Não vale a pena argumentar com a autoridade e valia artística do prestigiado arquitecto, que dificilmente ousaríamos contestar, porque o que está em causa é outra coisa.
O que nos interessa saber é a quem vai a Câmara servir com o plano de pormenor em execução: se os interesses do lobby do betão ou as necessidades de vida cultural, espaços verdes, para o convívio e lazer, que cada vez mais são exigidas pelas pessoas? Na opinião dos vereadores do PS a deliberação camarária enferma de vícios vários que os levou a concluir pela ilegalidade da mesma.”
in blogue «Município de Loulé Autarcas eleitos pelo PS», 24/Jul

Com efeito, não vale a pena pôr em causa o prestígio e autoridade do arquitecto do Estádio Municipal de Braga. A qualidade e a compe-tência não se discutem. Mas que é um bocado de dinheiro…lá isso é.

Não entendemos, portanto, qual é a «deliberação camarária» que os autarcas do PS põem em causa: a contratação de Souto Moura ou o já aprovado «plano de pormenor».

Quanto ao resto, saúda-se o aumento das dimensões do auditório para 300 lugares. Já é qualquer coisa mais que os 180 lugares inicialmente anunciados.

Resta saber como irá Souto Moura descalçar a bota de instalar o equipamento cultural, na área restante; porque, sinceramente, a estar correcta a informação dos socialistas, 400 m2 (um quadra-do de 20 metros de lado) parece mais espaço para instalação de um galinheiro que para um centro cultural…
..

10 comentários:

Anónimo disse...

Mas vocês estão a brincar com a gente?
Toda a gente sabe que isso do Movimento Gostar de Quarteira são coisas do Aleixo que não é capáz de engulir uma derrota nas urnas e tido lhe serve para atacar o Batão.
Ele não fez o Centro Cultural quando foi Presidente da Câmara porquê?
O que é que ele fez por Quarteira durante todo o tempo que foi Presidente da Câmara?
Agora é que o Move Gostar de Quarteira? Deixe lá o Batão fazer o Centro porque mesmo que seja mais pequeno do que aquilo que a gente quere, sempre é maior do que aquele que ele fez que não foi nenhum

Anónimo disse...

deixem-se lá de coisas epensem q não houve ninguém mais prejudicado no meio disto tudo q os donos do terreno q tiveram q mostrar por a A mais B q afinal foram roubados todos estes anos e agora ainda lhes querem tirar a pouca miséria q lhes querem dar.O q vale é q num país de ladrões são esses os q mais valor tÊEM.

Anónimo disse...

E para que é que precisam de um centro cultural? Loulé é assim tão longe? têm lá biblioteca e sala de espectáculos. De resto, você^s têm cinema em Vilamoura, ou não?
Têm exposições na sala da Praqça do Mar. O que precisam mais?

Anónimo disse...

Lol ao contrário de Loulé não temos falta de praia!!

Anónimo disse...

O Aleixo não fez nada por Quarteira em 2 anos?
E o que o Batão fez em 7?
Responda se for capaz?

Anónimo disse...

E tem um Calçadão!!! E quem fez o Calçadão? Mandato Vairinhos/Aleixo!
Parecido só em Portimao , junto ao Rio...Mas querem MAIS, MAIS, MAIS ...ESPECTACULOS E ANIMAÇÃO DE BORLA... Em Loulé pagas (Excepto os compadres...) Passem bem Quarteirenses! Bons Banhos! Olha! Também têm a praia! ... que mais querem...

Anónimo disse...

Quem fez o jardim e amanhou os parques de estacionamento das avenidas novas? Foi o Aleixo? Quem fez as retundas que acabaram com as complicações de transito? Quem fez a fonte que dá as boas vindas na retunda da abertura do Mar? Foi o Aleixo? Quem fez a nova ligação às 4 Estradas? Foi o Aleixo? Quem mandou fazer placas para os nomes das ruas? Foi o Aleixo? Quem fez as piscinas? Foi o Aleixo? Quem mandou fazer a 2ª fase do Porto? Foi o Aleixo? Foi o Aleixo que fez o Centro Cultural? Logo vi. Por isso está ali um lindo Centro Cultural não está? E o mercado do Aleixo, está onde?
Ora deixem-se de tretas. O Dr. Seruca tem feito obra e quando fizer a zona Norte, então é que vocês vão ver.

Anónimo disse...

O Batão não fez nada em sete anos?
Como é isso?
Então para quem tem ele “arranjado” uns quantos (muitos) lugarzinhos na Câmara?
Isso não é trabalho? Arranjar forma de enganar os munícipes pensam que na dá trabalho?
E que dizer dos concursos todos que ele “dá” de mão beijada ao filho do prés da Junta de Freguesia de Quarteira?
Como é possível dizerem que o homem na fez nada? Fez sim, prós amigos, militantes PSD (alguns, claro).
Naquela grande casa que é o LC, uns trabalham, outros dão “graxa”, outros ainda passeiam os cãezinhos em hora de trabalho e ela a gerir(permitir) tudo aquilo.
Vocês, infelizes anónimos, ainda acham que o homem na trabalha?!
Em Quarteira, já deu muitos “dinheiritos” para associações de felizardos. È o que eu digo: muito trabalho, né?
Estou preocupadíssimo com o filho do Prés da Junta de Quarteira, tanto trabalho que o Batão lhe dá. E nós…a vê-los passar ($$$), e a aceitar que nos comam por parvos. Sim porque mesmo assim, eu vou votar PSD – gente trabalhadora á brava.

Anónimo disse...

Ao comentador Ascenso:

Por acaso refere-se ao jardim dos ciganos? Claro só podia ser o Batão. Nós trabalhamos e os ciganos recolhem os louros, ofertas do Batão: apartamentos, jardim e rendimento mínimo. Está-lhe na massa do sangue – dar aos «seus» semelhantes…

Anónimo disse...

Então não era nesse sítio que o Victor Aleixo queria construir o Mercado de Quarteira?
Já desistiram de fazer o mercado?