já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 4 de julho de 2008

A um passo do abismo…

… vamos continuar em frente!
Já aqui tínhamos feito referência: Indicadores económicos e sociais periodicamente divulgados pela União Europeia (EU) colocam Portugal em níveis de pobreza e injustiça social inadmissíveis para um país que integra, desde 1986, o «clube dos ricos» do continente.

O golpe de misericórdia acaba de ser dado pela avaliação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE): nos próximos anos, Portugal distanciar-se-á ainda mais dos países avançados.

A mais baixa produtividade da UE, a escassa inovação e vitalidade do sector empresarial, educação e formação profissional deficientes, mau uso dos fundos públicos, com gastos excessivos e resultados magros são os dados assinalados pela informação anual sobre Portugal da OCDE, que reúne a 30 países industriais.

Ao contrário de Espanha, Grécia e Irlanda (que também fizeram parte do «grupo dos pobres» da UE), Portugal não soube aproveitar para o seu desenvolvimento, os vultosos fundos comunitários que fluíram sem cessar de Bruxelas durante quase duas décadas – segundo a opinião expressa dos analistas políticos e económicos.

Nos últimos 18 anos, Portugal foi o país que recebeu mais benefícios por habitante, em assistência comunitária. No entanto, após nove anos de aproximação aos níveis da UE, em 1995 começou a cair, e as perspectivas hoje indicam uma distância maior, com tendência a aumentar.

Onde foram parar os fundos comunitários? Ao que tudo indica, o dinheiro engordou a conta bancária dos que já tinham mais, uma vez que os números indicam que Portugal é o país da UE com maior desigualdade social e com os salários mínimos e médios mais baixos do bloco dos 15 países que o constituíam até 1 de Maio; e, no entanto, é também o país da UE em que os administradores de empresas públicas têm os salários mais altos.

Como é possível continuar a falar em Portugal em «justiça social»?
Foto de autor desconhecido, recolhida na Net.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se bem me lembro,a drª. Maria Barroso ha uns anitos atras disse mum comicio e penso que até foi em Loué,"Que dada a conjuntura politica na altura, teriam que meter o Socialismo na gaveta" e foi o que fizeram, meus amigos os socialistas, os ppdes, o que fizeram aos dinheiros que da UE vieram para cá,é hora de darem contas aos portugueses que vivem hoje de corda na garganta:Chega de enganarem o povo que confiou nessa escumalha que nos tem governado mal e porcamente,se quizerem não publiquem este comentário mas ao menos vão ter que o ler, se o publicarem pode até ser que algum desses que dessa escumalha faz parte pense e tenha vergonha, mas acho que nao, vergonha? decencia? e então solidariedade? eles não sabem o que isso é,por este andar não se admirem que comecem a haver mais tiros por aí!...