já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 8 de julho de 2008

Iva de 5% em toda a restauração?

a «europa» e o socialismo democrático não param de nos surpreender
A Comissão Europeia aprovou ontem uma proposta que permite aos Estados-membros aplicarem a redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), em particular na restauração.

Nas regras actuais, os Estados-membros podem fixar as taxas normais de IVA até um mínimo de 15 por cento e aplicar ainda duas taxas reduzidas, entre cinco e 15 por cento, apenas a uma lista definida de bens e serviços.

A Comissão sugere, agora, o alargamento dessa lista de produtos e serviços sobre os quais os Estados-membros poderão decidir reduzir o IVA: serviços locais, trabalho com mão-de-obra intensiva, restaura-ção e serviços de alojamento e outros serviços habitacionais, segun-do o texto da proposta legislativa hoje apresentada em Bruxelas.

Ou seja: ali na Adega ou na tasca que tem prato do dia a 3 euros, que um pobre e mal pago comensal terá de entrar com 5% de IVA. Até se aceita. E no restaurante do Marinotel ou no do Figo, por exemplo, onde um “jantarinho mixuruca” vale, no mínimo, 40 ou 60 euros por cabeça, sem contar a conta dos vinhos e uísques… também temos de aceitar como justo?
..

Sem comentários: