já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Forte Novo sem nadador-salvador

não há já falta de trabalho no país?
Quem passeie distraída e lentamente pelas avenidas de Quarteira, topa com dezenas senão centenas de avisos afixados nas montras: -«Precisa-se pessoal». Alguns avisos serão retirados no final da época balnear sem que alguém tenha sequer tentado saber pormenores. Outros lugares – poucos - lá vão sendo preenchidos por rapazes e raparigas brasileiros, gente de sorriso fácil e trato delicado.

O antigo hábito do «emprego de férias», esse, já passou de moda. Os paizinhos lá estão para comprar o ipod ou o moderno telemóvel de terceira geração aos meninos, sem que estes nada tenham feito para o merecer. Sinais dos tempos. Os jovens preferem estender-se ao sol o dia inteiro, na praia, deitando o olho aos passantes, fazendo planos para a noitada que aí vem.

Mas o que não passaria pela cabeça de qualquer mortal era que ninguém aceitasse um emprego que… é isso mesmo: - passar o dia ao sol, na praia, lavando os olhos na musculatura e nos biquinis que por lá se exibem.

Pois é o que, segundo relata a agência Lusa, acontece na nossa praia do Forte Novo: o lugar de nadador salvador está vago desde Janeiro, quando começou a procura. O concessionário, que se arrisca a graves penalizações por «crime público» se não tiver ao seu serviço um nadador-salvador, oferece mil euros – duzentos continhos – sem que nenhum dos 5.000 nadadores oficialmente habilitados que existem no país, apareça a candidatar-se ao lugar.

Afinal, existe desemprego em Portugal? Ou o que existe são candidatos ao subsídio de desemprego e ao rendimento mínimo?
::

5 comentários:

João Martins disse...

Caro Lourenço,
Acabei de sair da Praia do Forte Novo e ainda nem sequer tomei banho em casa. Ao sair da praia olho para a placa que refere "Praia sem nadador salvador" e comentei para familiares meus..."como é que uma praia destas não tem nadador salvador?" Calçadão oferece a resposta...bom fim de semana.

Ps: De referir que estamos a falar de uma praia frequentada por gente pobre e remediada...doutro modo isso não aconteceria...mas isso são especulações minhas...

Lourenço Anes disse...

Pois é, meu caro João...

Nas praias da Falésia e de Vilamoura... há nadadores-salvadores.

O curioso é que o concessionário afirma que pediu até ajuda à Câmara e à Junta, mas...
Pronto, hoje é Sábado. Vamos lá estragar a nossa massa cinzenta a perceber estas coisas!...

Um abração, meu caro e boas banhocas, mas cuidado com os ultra-violetas que podem ser fatais e eu já nem posso arriscar, infelizmente.

Anónimo disse...

Ando á procura de trabalho como nadadora salvadora para fazer folgas. Será que esse concessionário teria interesse em contratar-me só 2 dias por semana?Moro em Portimão.
S.M.

Anónimo disse...

o problema de certas concessoes nao terem nadador salvador, ê o facto de essas concessoes terem fama de contractarem os nadadores salvadores para fazerem todo o tipo de trabalhos sem ser vigiar a praia e os banhistas, fazerem de criados os nadadores...

Anónimo disse...

trabalhar 12h para receber 300 a 500€ quem devia de entrar em greve era os nadadores nao os concessionarios..