já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 22 de julho de 2007

"20% DO PAÍS NÃO TEM DONO"

é preciso transparência
no planeamento e ordenamento do território
.
“Quando o governo sair, tem de deixar o sistema de planeamento a funcionar melhor. Se não deixar, falhámos” – afirmou João Ferrão, secretário de Estado do Ordenamento do Território, em entrevista.

Foto: Alberto Frias
[…] o nível de descredibilização [do planeamento] já era tão elevado que seria difícil ainda estar mais. Temos um sistema de planeamento lento, complexo, burocrático e muito pouco transparente. O sistema parece ter sido inventado por alguém que não queria que houvesse planeamento em Portugal.

[…] uma operação de loteamento leva um a dois anos, enquanto um Plano de Pormenor (PP) leva quatro e um Plano Director Municipal (PDM) leva seis ou oito e o autarca é eleito por quatro. São exemplos de uma distorção que importa ultrapassar rapidamente. Somos um dos países da Europa Ocidental com mais figuras de plano e quando os sobrepomos, às vezes chega a ser surpreendente a descoincidência. Há questões técnicas e de procedimentos que convergem para descredibilização do sistema de planeamento. Todos nós nos apercebemos do desordenamento do território que há pelo país. O que está no terreno é muito aquém do desejável.”
inExpresso”, por Carla Tomás e Rui Cardoso, 7/Jul/2007
.

Sem comentários: