já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 26 de julho de 2007

HÁ PATOS E PÁTHOS

alguns levantam voo de vilamoura
.
Quando a História da Literatura era um sério objecto de estudo dos alunos do ensino secundário, deu-me um certo gozo um texto do Cavaleiro de Oliveira que, de vez em quando, me vem à memória.

Cavaleiro de Oliveira era orgulhoso dos seus pergaminhos intelectuais e da sua origem nobre. Escreveu ele, numa das suas “Cartas”:

«Fui fazer dez anos à classe e, em menos de dois, assim, pela propensão natural, como pela doçura e particularidade com que me tratava o meu Mestre, saltava por cima dos meus condiscípulos com tanta facilidade e ligeireza como se salta pelas fogueiras de S. João. Aos dez anos de idade sabia, melhor que agora sei, Virgílio, Horácio, Ovídio…”

Há gente assim, vogando por aí, com os seus complexos de superioridade, os seus apregoados atributos morais e os seus pergaminhos, que até convencem o mais desprevenido. Alardeiam conhecimentos e princípios éticos, são até capazes de criticar tudo e todos porque os não têm, e por “propensão natural” exibem as suas capacidades de “saltar por cima” dos outros, dando lições de ética e de moral, qual Virgílio, qual Horácio, qual Ovídio…

Também em Vilamoura temos um vizinho a quem agrada muito esse “jogo”, no qual costuma entrar com artigos escritos com pena de “pato”, de que muito se ufana, camuflado por detrás do fumo mal cheiroso de um charuto ordinário.

Mas a ética e a moral não se compram no supermercado. E, um dia, a casa vem abaixo!

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ó pá, mas toda a gente sabe que esse gajo é um ferrenho do Porto! Que grande admiração

Anónimo disse...

Mas eu nunca o vi ali para os lados da Rua da Gaivota.

Anónimo disse...

Quem tem o nariz muito empinado, corre o risco de o ver cair no chão.

Lourenço Anes disse...

P/ Anónimo, Zé e M. Alice:

Têm direito às vossas opiniões. O autor do pato também. O que não pode (não deve) é mostrar uma "superioridade" que não passará de uma capa de hipocrisia sobre a realidade da menoridade intelectual - se isso vier a ser demonstrado; ou seja, se esses telefonemas forem confirmados...