já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 29 de julho de 2007

MAIS OUTRA FESTA FOI AO AR

não vai haver festival da sardinha!
.
Confirmou-se o que o ‘Calçadão de Quarteira’ aqui dissera há dias: alguém, na Junta de Freguesia de Quarteira pretendeu, este ano, realizar o Festival da Sardinha 2007, no Largo 1º de Maio, Rua da Gaivota e Rua das Laranjeiras.


Parece mentira? Pois parece impossível que tenha passado pela cabeça de alguém meter um festival, que costuma atrair milhares e milhares de pessoas, desta vez, em ruas estreitas (e pouco fácil acesso) da cidade velha, onde nem existem sequer condições de salubridade e higiene para o viabilizar.

Já tinham contratado artistas para animar a festa e até um grupo folclórico. Já tinham mesmo “alugado” um quintalão, com o intuito de o adaptar a parque de estacionamento, para ser usado somente nesse dia. Tudo feito à medida dessas “cabecinhas pensadoras”!

Enfim, os moradores é que não gostaram de semelhante sandice e mobilizaram-se para protestar, com os restaurantes da zona a encabeçar o movimento. Não queriam os odores e os fumos que se colam, por semanas, às ruas, às casas e às roupas, não queriam a algazarra a entrar-lhes às escâncaras pelas janelas necessariamente fechadas, não queriam aturar as bebedeiras e os seus efeitos…

Lá foram à Junta, na passada 3ª feira. Desta vez, a autarquia teve de ceder. Restavam-lhe poucos caminhos alternativos!

E pronto! Este ano, a sardinha não tem festa, a grelha para as assar que mereceu designação no Guiness Book, fica a descansar.

Depois da anulação, há semanas, da Festa dos Pescadores, por temor à ASAE, chega a anulação do Festival da Sardinha, por ausência de lugar adequado para o realizar!

E não houve tempo para estudar alternativas? Parece que não; as nossas autarquias têm estado muito activas a criar tantas estruturas e melhoramentos para a cidade... não acham?

Vamos de mal a pior!

.

14 comentários:

Anónimo disse...

Como é possível que pessoas com este tipo de "ideias" estejam a gerir os destinos de Quarteira?
Querer transferir a sardinhada, que tradicionalmente é feita, no mês de Agosto,em espaço aberto no forte novo, para o interior de Quarteira é no mímino caricato. Oh Sr Presidente da Junta, experimente junto à sua loja ou mesmo junto à sua vivenda e vai entender porque não querem os maoradores a festa ao pé da porta. Experimente!

Anónimo disse...

Mas que merda de autarcas há em Quarteira? Não sou dos que dizem que os Quarteirenses não têm massa cinzenta. Só posso dizer que lhes falta a massa cinzenta no dia... em que há eleições para as autarquias.
Com autarcas desses, não vão a parte nenhuma.
Há quatro ou cinco anos que o meu cunhado costuma vir a Quarteira no dia da festa da sardinha, só porque acha piada aquilo.
Este ano, também virá. Não há problema: vou perguntar em que dia é o festival da sardinha em Portimão!
Ora bolas, amigos!

Anónimo disse...

Isso mesmo! Vão ao Festival da Sardinha Assada em Portimão. Ali as coisas são bem organizadas e os tipos da junta de Quarteira deviam ir lá para perceberem porque é que a câmara tirou a festa do antigo cais, debaixo da ponte velha e o levou para um sítio próprio.
Isso se esses senhores da nossa junta quizerem aprender alguma coisa e fazer as coisas para as pessoas em vez de as fazerem para se promoverem a si próprios

Anónimo disse...

Louletano e Teresa, vocês acham que o Pres. da Junta de Quarteira quer aprender alguma coisa?
o homem acha-se o máximo.
A festa do pescador...foi-se. A festa da sardinha....já era!
Comp na tem poder de criatividade, em vez de arranjar um lugar verdadeiramente alternativo, preferiu o mesmo lugar em que o barco do Abilinho oferece as sardinhas ao restaurante. Como o homem do restaurante disse não, o Zé Mendes preferiu ...não fazer! Dá trabalho pensar noutra soulução. Pensar custa!!!!
O homem quer lá saber dos quarteirenses, para alguma coisa!!!
Como quer ele desenvolver esta terra, se vai acabando com tudo o que traz dinamismo a Quarteira?
Este é só o começo, que acabará a seguir?

Anónimo disse...

A festa do pescador foi-se e a festa da sardinha vai-se, os bailes populares foram-se, e qualquer dia até é capaz de se irem as marchas. Sim, porque o Carnaval que cá fazem be podiam acabar com aquela "mascarada" de carnaval... Que raio a lingua portuguesa é uma chatice. Queria eu dizer que é uma caricatura de carnaval.
E sabem porque se vai acabando tudo? Porque a Junta de Freguesia de Quarteira tem estado entregue a Filipes Viegas e a Josés Mendes, uns incompetentes, sem visão, sem saber, sem imaginação e, sobretudo, sem inteligência.

Anónimo disse...

Porra, vocês nunca estão satisfeitos! Nao gostam dos socialistas nem dos sosiais democratas, querem o quê? Querem a AQUC a governar?
Havia de ser bonito com essa Dona Gilberta que só se importou com Quarteira quando voltou para cá e que dizia que veio só para arraznjar terabalho para a irmã. Agora que já está reformada, anda armada em quem gosta muito de Quarteira e gosta muito das velhotas. Está visto que queria era uma posição mas nem acredito que quizesse ir para a Junta. A vontade dela de Quarteira a concelho era para ser presidenta de uma Câmara.
Portanto, vejam lá se vocês se organizam aí: se o Filipa não presta e o Mendes também não, vejam lá porra, não há aí ninguem competente? Não acredito!
Eu custa-me ir sabendo que as coisas não estão nada bem.Leio nos jornais de todo o concelho e leio os blogues e sites daí e não chega aqui nem uma notícia boa.
Sei que as estradas estão boas agora na ligação a Loulé e que há um jardim novo. Porra, é só isso?
Quarteira é uma cidade já, não é uma aldeia como Alte ou Benafim mas tenho melhores notícias de Alte. Gostava quando voltasse, para o ano, se Deus quizer, que a minha terra estivesse em progresso. Mas sai daí já fez 7 anos, e, por exemplo, já estava pronto o projecto das piscinas e outro dia vi uma foto das obras e está tudo atrazado! Um abraço para todos.
Álvaro

Anónimo disse...

Mas o que é isto, Nossa ASenhora? Então, uns criam eventos e depois vêm outros deixá-los cair?
É caso para perguntar porquê. Porque foram inventados por outros doutra côr?
Estamos lixados!

Anónimo disse...

Um bom sitio para a sardinhada é o terreno na Fonte Santa. O tal terreno destinado ao mercado municipal.
Com a fonte sante por perto até dá para ir lavar as mãos.

Anónimo disse...

Ainda têm duas semanas para emendar a mão. Se podem dar ordem para o circo ser montado ao pé da vala real e tudo, porque não fazem isso ali, por exemplo?
Não se entende esta gente.

Anónimo disse...

Esse maurílio não deve regular bem da cabeça! Aqui nesta terra quando se erra, procura justificação para o erro, ou desculpas atirando para cima dos outros, nunca se procurra emendar a mão ou corrigir o erro!

Anónimo disse...

E para que é que vocês precisam de festas e festivais? Vão mas é trabalhar em vez de se inscreverem no desemprego.

Anónimo disse...

Comam as sardinhas em casa!

Lourenço Anes disse...

P/ Carlinhos :

Bom, pelos vistos, você concorda comigo. E olhe que essa sugestão de fazer a mega-sardinhada ao pé da porta do nosso amigo José Mendes não era de todo descabida… Pelo menos, o homem ficava a saber alguma coisa sobre os inconvenientes de uma sardinhada dessas ao pé da porta!


P/ Louletano de gema :

Meu caro, são os autarcas que nós escolhemos… Então, temos de lhes aturar tudo: o bom e o mau…
E bom proveito na sardinhada de Portimão… Pelo menos o cartaz é aliciante. E sardinhas… claro, são sempre!


P/ Teresa :

É verdade, minha amiga. Tem toda a razão. Pelos vistos, não sou eu a delirar…


P/ Carlos Gonçalves :

Estava a precisar disto: de quem me dê uma mãozinha nas respostas aos comentários. Mal sabia eu, quando comecei, em que alhada me estava a meter. Agora, tenho todos os dias dezenas de e-mail para responder, coisas a apontar e… o tempo começa a faltar-me.
Por isso, uma ajudazinha, vem mesmo a calhar . Até porque, como você disse, “pensar custa”!
Tenho de concordar em absoluto com o que você afirma: se não se criam atractivos e se deixam morrer as iniciativas já alicerçadas… não vejo como lançar esta terra no rumo do desenvolvimento.


P/ Zé - Pereiras de Quarteira :

Homem… você está um alarmista! Não, criatura, a gente não os deixa acabar com tudo. Apanhamo-los aí a um canto, metêmo-los num saco e… despachamo-los para Marrocos!
Mas diga-me só uma coisda: se a “Junta de Freguesia de Quarteira tem estado entregue a Filipes Viegas e a Josés Mendes, uns incompetentes, sem visão, sem saber, sem imaginação e, sobretudo, sem inteligência” de quem é a culpa? Dos eleitores de Boliqueime ou dos Almancil?


P/ o Anónimo... Álvaro:

Pois é verdade, amigo: não estamos satisteitos. Não é uma questão de “não gostar de socialistas nem de sociais-democratas”. O que não gostamos é do que eles têm feito por nós. Não por serem socialistas e sociais-democratas. Por eles não terem sido capazes de guiar o nosso barco! Percebe?
Os seus comentários sobre pessoas (preferia que os nossos comentaristas o não fizessem) são irrelevantes para o caso.
Já a sua pergunta sobre a AQUC traz água no bico. Mas eu sou frontal e respondo: Não, não acredito que a AQUC a governar fizesse alguma coisa de jeito. Sabe porquê? Porque não acredito nas capacidades e intenções dos que têm aparecido a empunhar essa bandeira. Acho que as motivações não convencem… ou não são as que dizem.
De resto, acho que tem razão: temos de nos organizar por aqui e ver se desponta alguém capaz de captar a confiança dos Quarteirenses e que demonstre força de vontade, determinação e independência das barreiras que Loulé nos queira impor. E, sobretudo, que ame mesmo a sua terra.
E, por enquanto, nem as pessoas que refere, nem na área dos dois maiores partidos, se vislumbra uma réstia de esperança. Esperemos, pois. Faltam ainda uns 3 anos, acho eu.


p/ M.Augusta :

Pois é, minha amiga… se calhar com esses jogos “de cor” que você refere, têm-se estragado imensas oportunidades para a freguesia…
Estamos, sim. Estamos lixados.


P/ Hehe :

Acho que foi uma das sugestões apresentadas… Por que razão não foi aceite… isso só o presidente da Junta poderá dizer.


P/ Maurílio - Bloco. C. :

Para emendar a mão são precisas duas coisas: tempo e vontade. Parece que faltaram ambos os elementos.


P/ Faria :

Está a pôr o dedo na ferida, meu amigo….


P/ lol lol e Eu :

Vocês estão com sono, não??? Ou já nasceram assim? Se têm vontade de rir… pois que riam!

Anónimo disse...

A culpa é da ASAE e nao do presidente, nos proximos anos nao haverá mais festival no FORTE, porque a ASAE nao deixa que comam sardinhas com pó.