já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 29 de julho de 2007

ACHARAM A PIRULITA !

andava a impingir balões...
. Um leitor amigo teve a gentileza de nos enviar ontem, por e-mail, duas fotos recolhidas na “animação” do ‘Calçadão’.

Segundo ele, uma das fotos refere-se, nada mais, nada menos, que à misteriosa “Palhaça Pirulita” que o site da Junta de Freguesia anunciava como uma das animações da nossa bela avenida marginal, no mês de Julho.

O nosso amável leitor esclareceu que a palhaça da foto tem andado no ‘Calçadão’ se não todas, pelo menos, quase todas as noites, tentando “oferecer” balões aos passeantes e aos clientes das esplanadas, estendo depois a mão, à espera de… retribuição.

Se é realmente a Pirulita, também já a tínhamos vislumbrado por lá e também a nós ela já tinha tentado “oferecer” um balãozinho.

A palhaça não faz uma momice, não brinca com uma criança, não dá uma cambalhota e nem sequer tenta ser engraçada. Só isso: anda de um lado para o outro, enchendo balões que tenta impingir a quem os não deseja.

Se, na verdade, se trata da “Palhaça Pirulita” gostaríamos que o presidente da Junta de Freguesia esclarecesse que critério utilizou na sua contratação e por que razão apresenta, na “agenda cultural” da autarquia, esta forma de mendicidade – que nem sequer é disfarçada.

Às vezes, dá ideia que são as próprias entidades que têm por obrigação pugnar pelo bom-nome da cidade e da freguesia que, deliberadamente, a envolvem em metáforas terceiro-mundistas.
.

13 comentários:

Anónimo disse...

Sempre atento, o Calçadão, acabou por tropeçar numa das muitas pontas dos fios emaranhados de uma teia de cumplicidades e negociatas com a animação em Quarteira. Este ano fomos invadidos por uma série de mascarinhas e mascarados especialmente contratados pela Junta de freguesia e câmara Municipal para animar, assustar as criancinhas e cravar os pais das mesmas, como foi o caso da pirulita. Grandes negócios pairam à volta da animação/chulice em Quarteira e Loulé. É um fartar vilanagem, que o dinheiro não lhes custa a ganhar e sempre sobram umas comissões.

Anónimo disse...

Eu e a minha filhota, fomos assediadas pela pirulita, com um balão e um copinho pra moeda. O que eu não sabia é que era mendicidade autorizada pelos responsáveis desta terra.
Tenham vergonha e respeitem quer os veraneantes quer os residentes!
È este o turismo de qualidade que querem para Quarteira???

Anónimo disse...

Ali atrás, o anónimo acertou em cheio: "animação/chulice".
Realmente, o que se tem visto no calçadão é uma coisa inacreditável: pedintes atrás de pedintes, ciganos, crianças. mulheres com filhos ao colo, isto para além das estátuas e palhaços e coisas assim...
Uma vergonha patra a cidade. Eu gostava de saber porque aparece essa gente no calçadão e não aparecem na Marina de Vilamoura...
Se explicarem, era bom.

Anónimo disse...

Já vi disto na Marina de Vilamoura. Não haverá mais porque as pessoas de por lá andam não vão em cantigas e as de cá . . .
Mas realmente as autoridades não devem ter mãos a medir com coisas mais "importantes" e nem ligam a estas situações.
Outro exemplo é a venda clandestina de peixe junto à doca. Para além de clandestina é um autentico atentado à saúde pública. No sábado passei por pela doca atrás de mim vinha um veiculo da GNR que nada disse e nada fez, simplesmente ignoraram.
enfim! resta-nos estes blog's porque os jornais locais dependem muito dos subsidios camararios.

Anónimo disse...

Você faz a festa, atira os foguetes e apanha as canas. Deixe a pirulita em paz, com tanto brasileiro e malta de leste naquele calçadao e areal, eles sim em actividades ilicitas, e foi ve.xa embirrar com a pirulita? Teve bem melhor no post abaixo a proposito do ALLgarves, aqueles bananas da câmara da cidade de loulé é que andam a gozar conosco, só cá veem á caça ao voto.
Deixe-se de tretas e ponha o dedo na ferida porque senão dá a ideia de que é um idoso de barba branca.

Anónimo disse...

O Sr Hugo chavez, pelos vistos,concorda com a mendicidade autorizada. è este tipo de diversão que o Sr aprova? Tenha dó do Zé povinho. Para Quarteira, mais e melhor, como diz o café da Avozinha

Anónimo disse...

Olha pró venezuelano! Tá embirrando com os brasileiros porquê? Na gosta do tráfico do Brasil? Pois fique sabendo que o que os "brasileiros e malta de leste" como você diz, não fazem nem mais nem menos que os "branquinhos" nascidos na Quarteira ou noutro sítio qualquer deste rectangulozinho de xaxa! Comem, dormem, transam, trabalham, consomem e, se for caso disso, pedem esmola ou metem-se a arrumadores!
Só que as autoridades que temos cá não vêem o que devem, os políticos "autorizam" (ou promovem?) esse tipo de mendicidade e outras poucas vergonhas. Você e eu... pagamos impostos.
Ora vá pentear macacos, se quer embirrar com "tanto brasileiro e malta de leste".
E já agora, uma vez que parece aprovar, porque não vai também por-se a vender baloezinhos aos turistas?

Anónimo disse...

Pois: Quarteira é um paraíso: dos pedintes, dos arrumadores, dos vendedores ambulantes, dos vendedores clandestinos...... de todos os que as autoridades policiais e autarquias permitem! Vê-se em Quarteira aquilo que não se vê noutras terras.
Já viram arrumadores em Tavira? Já viram palhaços a pedir na marginal de Portimão?
Ali há polícia, ali há autarcas. (esqueci-me de escrever AUTARCAS com letra grande).
Semeão

Anónimo disse...

Em vez de trabalhar, para o ano vou inventar um espediente para caçar moedas aos truristas no Calçadão também.
Assim como assim é tudo a chular.

Anónimo disse...

Não me digam que a Pirulita paga comissões a alguém...

Lourenço Anes disse...

P/ Anónimo de 29/Jul :

Se quer que lhe diga, ainda não consegui perceber quem foi ou não foi contratado pela JFQ e pela CML ! Está confuso demais para a minha camioneta. Também me parece que tem havido muitas cumplicidades e, a ser esta a tal Pirulita… é caso para perguntar o que andam a fazer os autarcas.
Realmente, o Calçadão transformou-se no mais miserável acolheito de mendicidade que jamais vira em Quarteira. Ora bem, aqui em Vilamoura também aparecem, por exemplo, as tais “estátuas”, Chegam com o seu banquinho, assumem o raio de uma posição, às vezes complicada e ali ficam, tempo e tempo, e tempo. Deve ser difícil e um sacrifício dos diabos. Por isso, de vez em quando, lá vão caindo umas moedas no chapéu colocado aos pés do banco.
Ontem vi uma dessas figuras no Calçadão. Chegou, pôs o banco e… desatou a encher balões, daqueles compridos, que depois enfiava debaixo do nariz dos que por ali passeavam, num gesticular e numa linguagem impróprias. De estátua... só o lençol e a cara pintada de branco. Ora bem: passou um carro da polícia, depois um outro que me dizem ser de guardas nocturnos. Iam muito distraídos, uns e outros, olhando para as garotas mais jeitosinhas que por ali se viam. A ninguém importou que aquele estupor estivesse empoleirado num banco a incomodar quem passava. Se a mendicidade é tolerada… a vagabundagem é incentivada? Ah, é verdade: também passou a “palhaça” da foto, duas ciganas, uma adolescente e outra adulta e outra com uma criança… Todos vieram pedir !
Que magnífico cartaz para Quarteira!


P/ Teresa Viegas :

Qual turismo de qualidade???? Olhe, minha querida amiga, este ano, até nas praias de Vilamoura têm aparecido romenas e brasileiras a pedir….


P/ M. Alice :

É verdade que na marina essa gente não aparece… por que será???????????!!!!!!
Porque os responsáveis toleram que “essa gente” venha para Quarteira!
Aqui há uns anos, começaram por lá a surgir "montes" de músicos de rua, saltimbancos, retratistas, fabricantes/vendedores de pechisbeque. Quando perceberam a imagem que aquilo dava à Marina, a Lusotur actuou, nuns casos, limitando e noutros, pura e simplesmente, impedindo a actuação desses vagabundos. Et voilá!
Ah, e já agora: agora não há abusos, porque os guardas “privados” de Vilamoura cumprem o seu dever! Para bom entendedor…


P/ Hehe :

Esta sua frase resume o que eu penso e me dispenso de repetir: “realmente as autoridades não devem ter mãos a medir com coisas mais ‘importantes’ e nem ligam a estas situações”.
Quanto à venda clandestina de peixe (e não só) junto à lota… acho que temos de começar a tratar disso, a sério…
Pois se a GNR não quer cumprir o seu dever… talvez haja forma de a obrigar!


P/ Hugo Chavez :

Caramba, temos por cá gente importante! E, como se impunha a um Hugo Chavez… não gostou que os “bananas de Loulé” andem a gozar connosco! Eu também não. Mas sabe, Chavez? Eu acho que os bananas, não são eles. Eles são abusadores. Os “bananas” somos nós mais os autarcas de cá que, todos juntos, comemos o que eles nos querem dar a comer.
E mais “presidente Chavez” deve ter sido por isso que você se libertou dessa chatice de eleições. Eles vêm cá à caça do voto. Dão connosco feitos bananas e… levam o voto.
Ao menos você agora não vai precisar de andar à caça!
Ah... é verdade… escute lá: por que é que tenho de ser eu a pÔr todos os dedos naS feridaS? De entre os e-mails que tenho recebido… nenhum saiu do seu computador… Entende?
Pois mande os seus “dedos em feridas” que eu prometo publicar ou, pelo menos, averiguar.
Amigo: retribuo: deixe-se de tretas, senão dá ideia que é um “jovem”… sem nada dentro da caixa craniana!


P/ J. Custódio :

Parece que sim, Custódio. Para ele, mais Pirulita menos Pirulita não afecta a imagem que damos aos que nos visitam.
Concordo consigo e com o Café da Avozinha! – Para Quarteira, mais e melhor!


P/ Chinês :

Bom, os meus comentadores têm um dom: deixam os temas por discutir e… discutem os comentadores!
No essencial, porém, concordo consigo: “as autoridades que temos cá não vêem o que devem, os políticos "autorizam" (ou promovem?) esse tipo de mendicidade e outras poucas vergonhas. Você e eu... pagamos impostos”.
E olhe, Chinês, um dia destes poderemos ter todos necessidade de nos pormos no Calçadão a vender balões… Já vi isso mais longe e, por este andar…


P/ Anónimo Semeão:

Bom, agora era o que me faltava: comparar o Calçadão com a Zona Ribeirinha de Portimão. Óh homem, em Portimão há gente que sabe o que anda a fazer! Você quer comparar, por exemplo, o que se passa em termos de promoção da Cultura lá e cá neste pobre concelho (que, por acaso é o que apresenta o mais alto pib do país)?
Tem razão… aquilo parece obra de AUTARCAS. E AUTARCAS não podem permitir que a cidade transmita aquela imagem de desleixo.. Compare o que se passa com os mercados semanais de lá com o que acontece por cá às 4ªs feiras (e 5ªs, 6ªs, Sábados, Domingos, 2ªs e 3ªs!!!)
Arrumadores em Tavira? Mas aí o Macário ia lá tirá-los, um por um !!!!


P/ os dois Anónimos :

Brinquem, brinquem !!!!

Anónimo disse...

A propósito das "in"justiças:
é só para avisar que esse(a) pedinte, de facto não é a palhaça pirulita.

Silvia Palhaça Pirulita disse...

Por acaso só vi esta esta mentira agora .. hoje mesmo ( bastante mais tarde mais aqui vai )... Por acaso conhecem a pirulita ? Viram bem ? Não é a pirulita que está na foto... Nunca trabalharia assim ... Amo o que faço , amo as crianças e longe de mim fazer isso, trabalhei sim no calçadão, a fazer moldelagem de balões , mas contratada pela câmara de Loulé. Por isso nunca faria uma coisa dessas.
Já li os comentários , muitos tristes para a minha pessoa, quando li fiquei abismada , como há pessoas que conseguem difamar uma pessoa, assim do nada... Primeiro certifiquem-se do escrevem e e tenham a certeza que de é mesmo a pirulita eu estou identificada sempre ...a manga da minha camisola tem o meu nome e o meu contacto ... agradeço o último comentário anónimo que realmente diz que não é a pirulita e de facto não sou eu mesmo. Agradeço ás pessoas que fizeram estes tristes comentários em relação a mim que metam a mão na consciência .... e mais uma coisa quem me conhece e já viu o meu trabalho sabe perfeitamente que é uma calunia e uma tristeza estes comentários... um bem hajam a todos